Alma minha gentil, que te partiste

imagesDiz a Dra. Manuela Ferreira leite, ex-Presidente do PSD, hoje, em entrevista à TSF:

“Da mesma forma que o Bloco de Esquerda e o PCP têm vendido a alma ao diabo, exclusivamente com o objetivo de pôr a direita na rua, eu acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua.”

Toda a gente tem direito às suas infelicidades, mas esta tirada parece-me particularmente infeliz.

  1. É infeliz desde logo porque, ao comparar o PSD com o BE e o PCP, está a colocar o PSD ao nível daqueles dois partidos. Tradicionalmente, e até por respeito à expressão eleitoral de cada partido, o “espelho” do PSD seria o PS e apenas o PS. Isso é, aliás, essencial para a estratégia de “alternância” entre os dois grandes.
  2. Daqui resultaria que o PSD deixa de alternar com o PS no governo para passar a alternar com BE e PCP na formação da maioria parlamentar de apoio ao PS. De facto, na equação montada por Ferreira Leite parece resultar que, ao fazer como o BE e o PCP, o PSD estaria disposto a assumir a posição presentemente ocupada por eles, assim vendendo “a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua”. Assumir esta posição de menorização e subalternidade é mau. Fazê-lo no dia seguinte às eleições directas no seu partido é péssimo.
  3. E é esta menorização, esta disponibilidade para “vender a alma ao diabo”, que não se admite a uma ex-Presidente do PSD. Não é apenas uma proposta de venda, é uma confissão de falta de alma. E, infelizmente, talvez a Dra. Ferreira Leite tenha razão, é isso que falta hoje ao PSD: alma.
Anúncios

4 thoughts on “Alma minha gentil, que te partiste

  1. Mario Figueiredo

    Segundo Rui Rio, vencedor das eleições à presidência do PSD, a alma do partido é SOCIALISTA. O Partido é socialista e os seus apoiantes são socialistas. Já Pacheco Pereira, em entrevista à uns 4 ou 5 meses atrás, dizia que a direita em Portugal é tradicionalmente ditatorial e que o PSD não se identifica com qualquer direita portuguesa.

    A vitória de Rui Rio vem dar razão a tudo isto. Através do voto directo das bases, foram confirmadas as declarações de Rui Rio e Pacheco Pereira, seu irredutível apoiante. Claro que Manuela Ferreira Leite, outra grande apoiante do Socialismo, pode dizer o que disse.

    Engana-se o caro José Tomaz Castelo Castello Branco. A partir deste Sábado é legitimo comparar o PSD ao Bloco de Esquerda, ao Partido Comunista e aos Verdes. Da mesma forma como se compara o PS a estes. Aliás, Se houve coisa que eu agradeço à maldita Geringonça foi o finalmente ter tirado a máscara ao PSD e revelado o que sempre foi, um socialista de armário. Não venha agora o caro JTCB fazer de conta que se pode pôr a máscara outra vez.

  2. Há uma conclusão da afirmação da Sra. Ferreira Leite que o Sr. Castello Branco não notou, talvez, e que me parece ainda mais importante que os pontos descritos:

    – é que ao dizer que o BE e o PCP venderam a alma ao diabo para pôr “a direita” na rua, e que o PSD deveria fazer o mesmo para pôr “a esquerda” [os ditos BE e PCP] na rua, está a definir o PS como o centro – isto é, a trave-mestra do regime.

    Ecoando a melhor propaganda socialista dos últimos dois anos – o PSD radicalizou-se à direita e o PS ocupou, “naturalmente”, todo o espaço do centro político.

    Com aliadas destas, o Rio…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s