Capitalism vs Cronyism

Anúncios

19 thoughts on “Capitalism vs Cronyism

  1. Euro2cent

    Alguém devia nomear uma inquisição para expulsar do capitalismo/democracia os heréticos/desviacionistas.

    Não estou é a ver quem terá autoridade para isso … gaita …

  2. mg

    Marxismo VS Comunismo , também é a mesma deflexão que os mesmo fazem, quando não gostam dos resultados. Os comunistas afirmam que marx foi deturpado. Os liberais que o capitalismo foi “desviado”.
    Acontece que em ambos um leva por consequência ao outro. O resto é apenas negação militante, porque toda a gente acha que pertence ao grupo dos bons.

  3. já estão a sentir a liberdade e niilismo caros amigos, nada importa, temos que nos atomizar e alienar todos o máximo possível, temos que ser apenas meros consumidores de bens, futuro para os nossos filhos, o que é isso? olé olé existo, quero, e espero ser satisfeito – é apenas isso que importa olé olé

  4. não se esqueçam de comprar o novo iphone/android e todos os diversos gadgets que nos gravam 24/7, não há nada tão bom como andar com um dispositivo no bolso que grava onde andamos, o que dizemos, etc, tudo para belos algoritmos nos identificarem, copiarem todas as nossas informações pessoais, criarem perfis para ser mais fácil a XYS atirar com publicidade sobre nós e vender a terceiros – que é posteriormente partilhado com diversos governos, etc.

  5. hoje em dia existem até (milhões) de pessoas que estão dispostas a pagar para ter um microfone em casa que grava tudo, dado pelo nome de amazon alexa/echo e nem se importam, é de facto muito bom, não há nada como ter em casa um aparelho que grava tudo o que acontece e envia para deus sabe lá onde 🙂

    mas foi de livre vontade não foi, foi pois, a vigilância em massa está aqui – e foi voluntária.

  6. MG,

    «Os comunistas afirmam que marx foi deturpado. Os liberais que o capitalismo foi “desviado”.»

    Os comunistas sempre falaram em ditadura do proletariado e em destruição violenta do comunismo. Ainda está para se conhecer o primeiro capitalista não-mexiânico (intencional!) que fale em intervenção do Estado na economia como coisa desejável.

    O primeiro não é defeito, é feitio. E repete-se indefinidamente. Segundo a cartilha. Feita por comunistas enquanto comunistas, seguindo ordens de comunistas.

    A captura do Estado pelos socialistas é que gera o cómico-capitalismo. É engraçado que a tal espécie de capitalismo é sempre maior quando está o PS no poder, e apenas um pouco menor quando está o PSD. Nenhum destes partidos é propriamente amigo de encurtar o poder do Estado e dos mecanismos de regulação (checks and balances) que nos são tão cerneiros.

  7. mg

    “Ainda está para se conhecer o primeiro capitalista não-mexiânico (intencional!) que fale em intervenção do Estado na economia como coisa desejável.”

    Francisco por acaso não os ouviu a a saltar para serem salvos quando a coisa estoirou em 2008 desde os bancos à industria automóvel Americana, hum ? Eu ainda me lembro curiosamente de a industria automovel americana ameaçar com despedimentos em massa, caso não fossem ajudados, e de a industria automovel francesa ter pedido ajuda ao estado francês, o Sarkozy presidente na altura, ter-lhes mandado o recado, de que o estado comprometia-se, mas não era para depois eles fecharem as fabricas em França e abrirem noutros países prejudicando a Fança. Por aqui os dono disto falou directamente ao primeiro ministro. Claro que é sacrilégio para os capitalistas a intervenção estatal, enquanto o bolso vai-se enchendo, mas quando a coisa estoira, mandam tudo a fava. Ou será que os que falei como exemplo não são capitalistas ? A classica deflexão falaciosa do “No true Scotsman”. “Não , não esses não são verdadeiros capitalistas”, “Não não esses não foram verdadeiros comunistas”
    Já agora o que é que acha que que os bancos centrais estão a fazer ao manter as taxas de juro no minimo quase a zero, se não a intervenção estatal para ajudar as corporações capitalistas ? Claro que é também por casusa das familias, mas não vê a exigir o aumento das taxas de juro por não ?

  8. MG,

    Vai-me agora dizer que o Salgado é um libertário?

    Maybe at the end there aren’t nor were any true scotsmen. Ali, nos que afundam a mão no estrume do Estado à espera de adubar raízes, não há de certeza.

    Os true scotsmen em Portugal são os pequenos e médios empresários que não vivem à conta do Estado ou dos favores da autarquia municipal. Conheço muitos no Centro e Norte. Vivem de produzir para o mercado, e têm problemas de sobra com os esbirros da ASAE e com as máfias parretidárias.

  9. mg

    Não sei onde foi buscar a ideia de que o Salgado seria um libertário. Eu estava-lhe a perguntar se por acaso não era um capitalista. O Francisco já ouviu falar do koch brothers certamente, financiam o partido libertário assim como a fundação reason. Está a dizer que eles não andam com a as mãos no “estrume” e não exercem lobby nos corredores governativos do estado americano e estaduais ? Os libertários não parecem ter problema algum com isso , assim com teriam nenhum problema se o Salgado lhes barrasse também as mãos do seu movimento politico . Certamente que a economia está nas mãos dos pequeno e médios empresários. Mas está me a dizer que os mesmos não recebem, nem nunca receberam ajudas directas e indirectas estatais, desde os subsidios europeus, como o regabofe dos fundos perdidos, as beneces fiscais, como por ex nos combustiveis para transportadoras(ainda me lembro da ultima paralização geral), o crédito bancário suportado pelo banco central europeu e pelo estado português, o banco de fomento. Afinal, não têm eles um assento na concertação social e não exercem pressão sobre os governos enquanto confederações patronais ?

    “pequenos e médios empresários que não vivem à conta do Estado ou dos favores da autarquia municipal.”
    Por acaso construção civil, não lhe diz algo, não ? OS concurso públicos ? Eu vejo aqui os seus colegas libertários em bicos de pés, em manifestação fervorosa sempre que vem à baila os famosos contratos de associação com o estado. Claro que todos sabemos que fazem em nome do direito à livre escolha ($$), não é caro Francisco ? E a santa Uber não é um monópolio autoritário, acusada de esquemas fraudulentos.
    Até por aqui, os seus camaradas libertários andam a convencer os ingénuos a se meterem no “jogo da bolha” do bitcoin. Porque todos nos sabemos que o fantasmagórico bit é mais valioso que o ouro.
    Mas isso é conversa de “comunista” e só os bancos centrais é que andam nessas aventuras…
    https://www.cnbc.com/2017/12/20/bitcoin-is-biggest-bubble-of-them-all-says-ron-paul.html

  10. «Até por aqui, os seus camaradas libertários andam a convencer os ingénuos a se meterem no “jogo da bolha” do bitcoin.»

    E apresenta Ron Paul, conhecido por ser um perigosíssimo comunista, da extrema da extrema esquerda, a dizer o que diz da Bitcoin.

    Leu ao menos o que citou?

  11. mg

    “Leu ao menos o que citou?”
    He hasn’t been able to pinpoint when a plunge could happen in cryptocurrencies or the stock market. But Paul says the danger is real.

    “They’re both big bubbles in the sense that it occurred because there was excessive credit. But if you look at the curves, I think that the cryptocurrency curve looks more threatening,”

    Quer que lhe traduza Francisco, com o meu baixo “QI” em “Inglês técnico” ?

  12. MG,

    «Quer que lhe traduza Francisco, com o meu baixo “QI” em “Inglês técnico” ?»

    É melhor que não tente. Sairá de certeza uma tradução à soviética. Ainda acabará por dizer que afinal o Ron Paul anda a vender as bitcoin.

  13. mg

    O Ron Paul não, mas os seus camaradas liberais/libertários, sim :
    https://oinsurgente.org/?s=bitcoin . Essa é que é a ironia que o seu elevado QI ainda não lhe permitiu ver…
    Por falar em soviétismo camarada Francisco, ao contrario se si, eu não acredito em virgens santas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s