Bitcoin and Gold

(via MAL)

Anúncios

13 thoughts on “Bitcoin and Gold

  1. AB

    Da minha experiência de mercados e olhando só para este gráfico, diria que está na hora de vender bitcoins e comprar ouro. Porque parece que as pessoas estão a vender o ouro para comprar bitcoins.
    Um dos sinais de bolha prestes a estourar é justamente quando toda a gente fala dum activo, e quer esse activo, principalmente gente que não tem a mínima experiência em qualquer tipo de trade. Neste momento está-se a assistir a isso, e este artigo, neste blogue tão específico, é mais um sinal de perigo.
    Por acaso não tenho bitcoins, fui enganado pelo nome. O bit”coin” não é uma moeda, é uma commoditie – qualquer moeda que fizesse isto levava o país abaixo. É ouro que se pode enviar por mail, para offshores, sem que ninguém saiba, e sem pagar impostos. Resta saber até quando isso vai ser permitido.
    Ao André Azevedo Alves diria – o que você está a sugerir é equivalente a aconselhar comprar MBS ou CDO sobre mercado hipotecário…em 2007.

  2. Bitcoin é uma moeda digital sem qualquer valor intrínseco , que neste momento se encontra numa enorme bolha que pode rebentar a qualquer momento . O bom senso aconselha a não entrar . A sua única vantagem,relativamente ao papel-moeda controlado pelos banqueiros centrais, é permitir e garantir a independência relativamente á ganancia de politicos e governantes , para já claro.

  3. “, é permitir e garantir a independência relativamente á ganancia de politicos e governantes , para já claro.”

    Pois, mas por outro lado esta’ exposto a’ ganancia dos criadores de cryptomoedas. Nos EUA, em mais que um caso, foram inventadas cryptomoedas, depois fez-se uma especie de oferta publica (investidores pagam por cryptomoeda que ainda nao existe) e a infrastructura para a cryptomoeda das duas uma:
    i) nunca mais ve a luz do dia (= conto do vigario)
    ii) os criadores teem 80% das cryptomoedas quando o sistema e’ lançado (= conto do vigario)

  4. Luís Lavoura

    Esta analogia entre a bitcoin e o ouro é muito correta.
    A bitcoin e o ouro são basicamente a mesma coisa: reservas especulativas de valor. São coisas sem valor intrínseco, que dificilmente servem para o comércio (do dia-a-dia), que não têm valor intrínseco (não servem para nada de útil), mas que servem para reservar valor e para especular.
    E, tal como um ricaço não deve ter mais do que 10% ou 20% da sua fortuna em ouro, também não deve ter mais do que 10% ou 20% da sua fortuna em bitcoin.

  5. Luís Lavoura, tente fazer jóias de bitcoin, ou chips, ou moedas, ou roupas. O ouro tem valor desde a antiguidade porque não oxida, pode ser trabalhado, mesmo por métodos artesanais, até folhas de poucos átomos de expessura, e é quase infinitamente reciclável – a Apple recuperou em 2016 35 toneladas dos iPhones velhos.
    Conhecemos muitas figuras históricas porque as suas caras estão em moedas, ou estátuas, de ouro. E se houver uma tempestade solar, o ouro não desaparece dos discos rígidos. Um hacker não pode roubá-lo. E foi moeda até há pouco tempo, e há muitos que consideram que o abandono do padrão-ouro foi um erro.
    Valor intrínseco nada tem – um Picasso ou um pão valem aquilo que o mercado permitir, e no mercado negro um pão pode valer imenso.
    Se há quem considere o papel-moeda um logro, o bitcoin é um logro ao cubo. É uma D. Branca, um Madoff descomunal. Note que ele vale porque pode ser trocado por moeda, se não acredita tente comprar um carro com um bitcoin.

  6. Euro2cent

    > um Picasso

    Ora aí está, bitcoin para ricos – riqueza portátil de valor arbitrário decidido por consenso, e utilidade intrínseca nula

    (Para não falar de estética duvidosa, mas pronto, não se pode ter tudo, guarda-se num lugar escuro e seco. Ou, para gozar melhor o prato, diz-se ao gado que é arte moderna e põe-se em exposição cobrando bilhetes aos paspalhos e subsídios ao estado).

    > tente comprar um carro com um bitcoin.

    Duas pizzas já deu, em 2010. Alegadamente agora eram 7 milhões, se fossem convertíveis em notas: https://www.google.pt/search?q=pizza+bitcoin+story

  7. Neste momento existe já uma infinidade de bens que se podem comprar directamente com bitcoin… Ainda há dias li que até a PwC já aceita receber em bitcoins. Quanto ao ouro não se pode dizer o mesmo.

    Por outro lado li no ZH que 50% do volume em bitcoin tem sido movimentado por traders domésticos japoneses o que também não é um bom augúrio para a continuação do momentum no médio prazo.

  8. O facto de ser uma bolha não implica que não tenha utilidade, nem que o valor futuro ultrapasse o valor atual.

    A tecnologia em que está assente o bitcoin tem imensa utilidade e está a começar a ser amplamente usada. Se é uma moeda, ou não, é discutível. Independentemente de tudo, tem vantagens face ao ouro, como a facilidade de compra, venda e envio, tal como de armazenamento. E, sinceramente, atualmente é muito mais fácil comprar algo com bitcoin do que com ouro.

    Se vai continuar a ser assim também é discutível. Afinal, vivemos num mundo socialista: o monopólio da criação de dinheiro é algo que vai custar imenso a largar. Mas a bitcoin serve para abrir o olho para esse mesmo autoritarismo.

    De resto, o ouro existe há milhares de anos. Cada vez mais pertence ao passado, tal como a noção de valor intrínseco que lhe é associada, mas não ao bitcoin (ou a qualquer ativo digital). Já não estamos num mundo onde seja relativamente provável que haja uma falha de comunicações, ou uma grande guerra, que acabe com a internet, telemóveis, ou que o dinheiro perca valor e as pessoas prefiram trocar batatas por leite.

  9. mg

    “Já não estamos num mundo onde seja relativamente provável que haja uma falha de comunicações, ou uma grande guerra, que acabe com a internet, telemóveis, ou que o dinheiro perca valor e as pessoas prefiram trocar batatas por leite.”

    …. E foi assim que o “progressista” Titanic foi ao fundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s