Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo (3)

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco. Por Alexandre Homem Cristo.

A vitória do ministro das Finanças na corrida ao Eurogrupo surge como o prego que faltava no caixão do discurso de PSD-CDS desde que se sentaram na oposição: aquele que defende que apenas à direita se garantem finanças em ordem, défices controlados e contas certas. Sim, foi assim durante muitos anos, com particular intensidade nos anos de desastre dos governos Sócrates. Mas, com Centeno, deixou de ser assim: a contenção orçamental é imposta sem cedências e as metas do défice são cumpridas à risca. Isto não quer dizer que, por exemplo, o orçamento para 2018 seja bom e esteja isento de críticas – muito longe disso. Ou que as opções políticas deste governo, algumas bastante prejudiciais para o sector privado, sejam acertadas e responsáveis. Nada disso. Isto quer simplesmente dizer que, da perspectiva do debate público, a associação entre a esquerda liderada pelo PS e o descontrolo na gestão das contas públicas deixa de ser plausível – e ainda menos o será com Centeno a dar rosto à ortodoxia orçamental da Zona Euro.

Ora, a extinção dessa associação expõe finalmente, no discurso da direita, o grande vazio de ideias com que tem feito oposição desde 2015: se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma. Não se percebe qual é o projecto do CDS e percebe-se que o PSD não tem projecto. É, aliás, essa a nota dominante da actual campanha interna dos sociais-democratas – cujo partido, pela dimensão, tem a responsabilidade de liderar um projecto alternativo à frente de esquerda. Nem Rui Rio nem Santana Lopes são capazes de se definirem de direita, nenhum trouxe propostas para modernizar a política portuguesa, e a ambos falta a capacidade para desencostar o PSD ao Estado, abrindo as portas à sociedade civil – como bem notou Henrique Monteiro. Eis, portanto, a direita num beco. Em parte, porque lá se colocou a si mesma. Em parte, porque a vitória de Mário Centeno representa a derrota final do seu discurso político. E agora? Agora o tempo acabou: o que nos próximos meses a direita fizer para sair deste beco vai definir onde chegará nas eleições legislativas de 2019.

Anúncios

5 thoughts on “Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo (3)

  1. Euro2cent

    > Eis, portanto, a direita num beco

    Qual direita? (como bem diz acima o camarada acima)

    Pergunta académica, que nem sequer estou interessado nessas coisas novas de esquerda e direita inventadas na revolução francesa …

  2. a direita hoje em dia é progressista e nem sabe
    realmente foi uma das grandes vitórias da esquerda, que controla em grande parte toda a narrativa – universidades, meios de comunicação, corporações, entretenimento, etc, quando a direita tenta sair do discurso aprovado pela esquerda todas estas entidades caem-lhe em cima.

  3. lucklucky

    “Qual direita? (como bem diz acima o camarada acima)”

    A “Direita” do Insurgente, do Blasfémias, sempre muito liberais a apoiar socialistas de direita como o Passos, Marcelo fingindo que são muito diferentes de Pacheco Pereira, Marques Mendes etc.

    Vê-se também nisto: “o grande vazio de ideias com que tem feito oposição desde 2015”

    Só desde 2015!?
    Desde pelo menos o falhanço estrondoso do Governo Durão Barroso que a Direita não tem ideias.

    Como o Marialva diz sempre que tem o jornalismo Marxista das Sic’s, TVI’s RTP’s Expressos etc. saltam-lhe em cima.

  4. André Miguel

    ” o que nos próximos meses a direita fizer para sair deste beco”

    Não precisa fazer seja o que for. Deixe-se estar quetinha. Deixe as pessoas gozar a calma, que tempestade virá. Quando a factura (da dívida) chegar depois falamos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s