Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo (2)

A redefinição política imposta por Centeno. Por Adolfo Mesquita Nunes.

Há anos a fazer dois discursos, um na Europa, austeritário, rigoroso, mostrando os orçamentos a executar e não a aprovar, e outro em Portugal, expansionista, de fim de austeridade, não admitindo qualquer corte, o Governo terá de adaptar-se agora à circunstância de não poder ter um ministro e presidente do Eurogrupo a dizer coisas contraditórias, sob pena de tal duplicidade ser escancarada, comprometendo a autoridade do presidente do Eurogrupo e a credibilidade do ministro das Finanças. Governo e Eurogrupo terão simultaneamente de aproximar os seus discursos, algo que em bom rigor convém a ambos.

(…) Se feita com inteligência e parcimónia, o que tem manifestamente faltado e pode faltar de novo, esta migração do PS rumo ao centro tem tudo para o favorecer, conciliando medidas populares com discurso de rigor. O mesmo não se poderá dizer dos parceiros à esquerda. Já era difícil engolir tudo o que era dito e decidido pelo Governo, e a isso tudo somar-se-á o Eurogrupo: são demasiadas coisas para explicar ao eleitorado; e em política quando se começa a explicar, já se está a perder.

Também PSD e CDS terão de adaptar-se a uma eleição que será vendida pelo Governo como uma avalização europeia da política de fim de austeridade deste Governo. É verdade que o aval, a existir, é exatamente por motivos opostos, e é verdade que não é possível manter por muitos mais anos as políticas que têm sido seguidas sob pena de colapso dos serviços públicos. Mas não vale muito a pena insistir nisso, porque implicaria explicar muita coisa e, outra vez, quando os partidos se explicam, já estão a perder.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s