1984 actualizado

1984 foi escrito numa época em que não havia internet. Assim, o autor teve de imaginar um sistema de microfones, câmaras e televisões.

O PCC (Partido Comunista Chinês) beneficia de tecnologias como a internet e o microchip, com tudo o que estas permitiram: ligação das pessoas em rede, partilha de informação nas redes sociais, compras on-line, id virtual, sistemas de pontuação creditícia, entre outros. E está a construir o futuro, que a UE e os EUA seguirão.

O resultado: Social Score. Em vez do Credit Score, este mede o vosso valor como bons cidadãos. Compram fraldas, +. Vêem notícias na TV, +. Lêem O Insurgente, -. Lêem Fernando Rosas, +. Lêem 1984, -. Partilham um feito da Geringonça no Facebook, +. Um amigo partilha um artigo do Blasfémias, – (coeficiente de queda menor, pois foi apenas um amigo). Ligam para um tio que vota direita, -. Assistem a um vídeo de YouTube com publicidade, +. Compram um livro no index aprovado, +.

Querem internet rápida? Querem serviços a preço baixo? Querem pagar menos impostos? Querem prioridade nos correios? Têm de ter uma boa pontuação. E desamigar os que não a têm claro. Afinal, a vida será muito mais fácil se forem bons cidadãos…

Anúncios

6 thoughts on “1984 actualizado

  1. Mario Figueiredo

    Tive exactamente a mesma tentação de ir buscar exemplos fora da China de exactamente as mesmas práticas por regimes políticos ocidentais. Mas tive preguiça. Recordo os inúmeros casos relatados de gente a perder empregos, a ser perseguida não só por governos, mas até pelas próprias comunidades internautas (as mesmas que não se cansam de reclamar por uma Internet livre), ou como no caso acima a enfrentarem prisão.

    É certo que o que tem vindo à luz sobre as práticas do regime Chinês no domínio da Internet é distópico. Não pretendo escamotear tal facto. Mas ao exemplo dos Estados Unidos e a sua NSA, o facto de os países Ocidentais beneficiarem de populações com maior capacidade reivindicativa e com Leis protectoras dos seus direitos, não está de modo nenhum a impedir os governos ocidentais de usarem práticas em tudo semelhantes ao que é aqui denunciado e se safarem com isso.

    A verdade é que esta batalha já está perdida. A Internet já não pertence a todos. Em Inglaterra discutem-se medidas absolutamente assustadoras de controle e monitorização do uso da Internet pelos seus cidadãos. E não faltará muito para que se derrube também na UE o Privacy Act que ainda é quem nos segura contra a vontade individual dos nossos governos.

    E o centralismo europeu de forte cariz conservador também vê com muitos bons olhos tudo isto. À medida que se redefine a noção de democracia europeia com base em instituições não democráticas com cada vez maior influência nas políticas locais dos estados membros, e à medida que a Europa se impõe à vontade individual dos estados membros, não tenho dúvidas nenhumas que se discutem em conversas privadas os mecanismos de controle necessários para sustentar a bem intencionada ditadura europeia. Dos media tradicionais à internet.

  2. Oh, isto em Portugal é facílimo de implementar, o pessoal engole todas as tretas que lhe impingem. Portanto a prisão da mente será feita em nome da paz e ainda nos será cobrada uma taxa de vigilância.

  3. O caso da Alemanha(linkado acima no 1ºcoment)é precisamente um exemplo do que pode vir a ser a web/net na Europa,ou seja,tudo o que seja nazi é perseguido mas outros ismos(tão ou mais nefastos) são promovidos e se alguém ousar ir contra(e factos não faltam para se ser contra certos ismos)é sensurado ou mesmo perseguido.Eis que estamos agora à porta de algo tipo “1984”.

  4. >over an eight hour period Windows 10 tried to send data back to 51 different Microsoft IP addresses over 5500 times

    >After 30 hours of use, Windows 10 expanded that data reporting to 113 non-private IP addresses.

    https://www.forbes.com/sites/gordonkelly/2016/02/09/windows-10-data-tracking-spying-levels/#3d516e7d5ab2

    Hoje em dia uso linux (debian), apaguei (pelo menos o melhor que pude) todas as redes socias que tinha, email uso o protonmail, motor de buscar o duckduckgo (com algumas reservas), extensão noscript e ublock origin sempre activas. última vez que meti os pés na botnet, perdão, windows 10, tinha 140 processos a correr apenas ligado à internet sem mais nada aberto, no linux tenho 35. não tenho mais nada na google nem o que quer que seja.

  5. AB

    Falta aqui o comentador Aónio, Piscoiso, Abel, Arlindo, a dizer o típico Quem Não Deve Não Teme.
    O problema desta táctica chinesa é que não é preciso dever para temer, basta algum amigo ou parente ou colega portar-se mal para dever. E temer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s