O Clã De António Costa

Escreve João Miguel Tavares no jornal Público numa crónica intitulada “Isto é um governo ou o clã de António Costa?

Eduardo Cabrita, novo ministro da Administração Interna, Pedro Siza Vieira, novo ministro adjunto, e o ministro sombra Diogo Lacerda Machado foram colegas de António Costa na Faculdade de Direito de Lisboa. O mesmo aconteceu com José Apolinário, secretário de Estado das Pescas. Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, é mulher de Eduardo Cabrita. Um dos secretários de Estado do Ministério das Finanças – António Mendonça Mendes, Assuntos Fiscais – é irmão de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS. Carlos César pontifica na Assembleia da República e, como sabemos, dentro do seu agregado familiar falta somente ao periquito conseguir a integração nos quadros da função pública.

Vieira da Silva é ministro da Segurança Social e a sua filha, Mariana Vieira da Silva, secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, é filho de José Matos Fernandes, antigo secretário de Estado da Justiça de Vera Jardim. Guilherme W. d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas, é filho de Guilherme d’Oliveira Martins, triplo ministro de António Guterres. Mário Centeno, ministro das Finanças, não é filho de nenhum socialista famoso, mas anda há dois anos a obedecer às ordens do Largo do Rato – ainda assim, António Costa colocou Fernando Rocha Andrade, seu homem de confiança, a vigiá-lo. O ministro da Educação é um jovem que deve a António Costa a carreira política. O ministro da Saúde deve-lhe o mesmo, mesmo não sendo jovem.

Augusto Santos Silva, Vieira da Silva e Azeredo Lopes já provaram nos tempos socráticos a sua fidelíssima obediência a quem manda. Maria Manuela Leitão Marques foi secretária de Estado de Sócrates. Capoulas Santos e Pedro Marques são velhos quadros do PS que não levantam ondas. A Faculdade de Direito de Lisboa está ainda representada pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. Há também três secretários de Estado (se as contas não me falham) que foram recrutados aos quadros da Câmara Municipal de Lisboa.

Anúncios

11 thoughts on “O Clã De António Costa

  1. Uma quadrilha, pura e simplesmente.
    Aliás , quantos destes crápulas não foram colaboradores (cúmplices) do impoluto Bicharel 44?…
    Como Povo, somos um bocadito “distraídos”…

  2. E Marcelo ainda não reparou?
    Ou será que a exemplo da tragédia dos incêndios só vai acordar quando já toda a gente viu?
    Isto é um assalto Sr. Presidente, em vez de mãos ao ar murro na mesa.

  3. André Miguel

    Não é a família de AC, é mesmo dos aventais, com a bênção do PR também ele aventaleiro. Esta trupe há um século que faz da Nação Portuguesa a sua coutada e o povo leva é sugado, enxovalhado e ainda agradece. Enquanto as lojas não arderem o país não tem remédio.

  4. Manuel Assis Teixeira

    O Costa é um autentico Alipio Abranhos! Apenas falta um Ministerio da Marinha ! Mas ele arranja seguramente mais um amigalhaço!

  5. Deixemos juntar o PS e «as esquerdas« em congresso. Soldemos os portões de onde quer que se reúnam com semi-automática ou com eléctrodo revestido — eu posso executar a soldadura, se quiserem.

    Alimentamo-los pela janela e retiramos os detritos — os fecais, já que os bocais se esfumam no ar. De dia em dia fazemos chegar-lhes correio.

    É mais barato que construir e manter uma prisão.

  6. «Apenas falta um Ministerio da Marinha !»

    Estamos no sec XXI. O Costa sabe bem que não é necessário um Ministério da Marinha.

    Vai-se criar um ministério bem mais necessário para o nosso país, o Ministério das Zonas Polares.

  7. A. R.

    Deixe-me corrigir a sua frase:

    «É mais um gangue não eleito a governar o país depois do ignóbil Vasco Gonçalves.»

    É mais um gangue não eleito a governar-se do país… [o resto é igual].

    Faltava algo de reflexão — um pronome reflexivo — na sua frase. 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s