Declaração de voto

A minha declaração de voto em Lisboa, com uma pequena confissão de que me arrependo amargamente. A minha crónica no i.

Declaração de voto

Por motivos de transparência, é importante que quem faz comentário político declare o sentido do seu voto. Ora, em Lisboa não é fácil escolher em quem votar nestas autárquicas. Não voto Medina porque, além de um voto no PS ser entendido como uma legitimação política de António Costa, Fernando Medina exerceu um mandato para o qual não foi eleito, com um projeto pensado para ganhar as eleições seguintes.

Por razões éticas e morais não posso votar no PCP nem no Bloco. Votei uma vez no PCP para a junta de freguesia, decisão de que ainda hoje me envergonho: milhões de pessoas sofreram com o comunismo e eu, para ter passeios limpos, traí-as. Nunca me perdoarei, mas uma coisa é certa: jamais repetirei o erro.

Resta o CDS e o PSD. Desde o princípio que desejei que os dois concorressem juntos a Lisboa, num quadro de antecipação das legislativas. A situação financeira do país, as reformas do Estado, que antes eram inadiáveis e hoje estão esquecidas, assim o exigiam. Infelizmente, não foi isso que aconteceu.

Além de me parecer que Lisboa nada ganha com a eleição de mais um líder partidário com outras ambições que não as de vereador ou presidente de câmara, estas eleições terão, inevitavelmente, uma leitura nacional. Ora, e por muitas falhas que Passos Coelho tenha, um erro não cometeu, que foi o de ter embarcado na euforia que o país vive. Gosto de pessoas sóbrias, resilientes, qualidades ainda mais indispensáveis na política. A sua saída de cena daria luz verde ao desnorte emocional que anda por aí. Assim sendo, votarei no que sobra.

Anúncios

4 thoughts on “Declaração de voto

  1. Estou de acordo com André Amaral excepto na sua declaração de voto.
    Não sendo Lisboeta nem votando nessa área metropolitana mas sendo utente esporádico dessa cidade, acho que é pouco votar no que sobra. O que é que sobra? Sobra o que os Lisboetas sempre pretenderam, um paizinho que lhes tratasse da vidinha tranquila tal como o o Dr. Salazar que todos nós tivemos de gramar. Uma fusão PPD/PSD com o CDS é o que muitos consideram ideal. Muitos Institutos, muitos boys com respectivos cartões de crédito para o pagode da província pagar. Asneira crassa. Vote num desses partidos em consciência vendo quem é o melhor candidato para limpar a casa deixando que cada um seja forte e independente com a sua própria ideologia e ÉTICA que é o que faz falta nessa terra

  2. Costa apoia secretamente o PSD. Já sabe que se Medina vencer não tarda muito a tê-lo a roer-lhe os calcanhares na liderança do PS. Infelizmente a CML desde há muito é apenas um trampolim e nada mais que um trampolim. Lisboa cidade é a menor das ambições de certos candidatos.

  3. Stalenin

    “Votei uma vez no PCP para a junta de freguesia, decisão de que ainda hoje me envergonho: milhões de pessoas sofreram com o comunismo e eu, para ter passeios limpos, traí-as. Nunca me perdoarei, mas uma coisa é certa: jamais repetirei o erro.”

    Esta, deixe-me que lhe diga, fez-me rir. E nem é por repetir a cassete do costume (comunismo matou milhões de pessoas, bla bla bla… capitalismo selvagem é o céu na terra, etc.), mas pelo preconceito puro e injustificado que veicula. Ou seja, mesmo que a candidatura do PCP à junta de freguesia desempenhasse o seu mandato com todo o rigor e responsabilidade que se exige aos detentores de cargos públicos (o que, convenhamos, no PCP é regra!), simplesmente devido aos alegados erros que alegados comunistas cometeram no passado, o André Abrantes Amaral não votaria no PCP.

    E vêm-me V. Exas. falar dos preconceitos dos Comunistas…

    Stalenin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s