José Soeiro, indocumentado crónico

O indocumentado a indocumentar. A foto é de Paulete Matos, propriedade do Esquerda.net.

Bela resposta de Javier Martin, correspondente do El País, à ignorância e má-fé do bloquista sobre a Catalunha.

“ A rejeição e a anulação do estatuto de autonomia da Catalunha, aprovado pelo povo catalão e negociado com Madrid em 2006, foi um poderoso carburante para o sentimento nacionalista ”

Falso. O Estatuto de Autonomia está vigente, não foi anulado. O Tribunal Constitucional anulou alguns artigos que iam contra a Constituição, como acontece em Portugal ou em qualquer país com uma Constituição. Ao contrário, foi a maioria do Parlamento de Catalunha que nos dias 6 e 8 de setembro aprovou leis contra o seu próprio Estatuto.

“ Até ver, o seu gesto autoritário [do governo do PP], que na prática impõe um estado de exceção e suspende direitos fundamentais como a liberdade de expressão e o direito de reunião na Catalunha, só pode atiçar ainda mais o incêndio.”

Pergunto, está o senhor Soeiro em Barcelona ou lê as notícias na internet? Tenho todas as dúvidas. Se o senhor Soeiro for a Barcelona poderá acampar e dormir nos jardins públicos, frente ao Ministério das Finanças ou dos Tribunais de Justiça; também poderá ler jornais independentistas, ouvir rádios independentistas e ver televisões independentistas; e também poderá levar cartazes para dizer qualquer borrada, pode também fazer chichi dentro dos carros da Guardia Civil, como fizeram os manifestantes, e nada aconteceu. Nem uma detenção.

“… o governo de Madrid lançou uma vaga de repressão política, com aintimidação de altos funcionários catalães (acusados dos crimes de desobediência, prevaricação e desvio de fundos, por estarem a organizar um referendo “não autorizado”), a interdição da atividade pública de líderes eleitos e, agora, a apreensão de mais de 10 milhões de boletins de voto, o confisco das urnas e a prisão de altos dirigentes.”

Falso, não foi o Governo, foi um juiz (catalão, aliás). (…)

Não é um tema de votar, como bem sabe o senhor Soeiro. Votam muito em Cuba e em Venezuela. O voto não é garante de democracia e a votação do referendo do dia 1 não é uma votação nem democrática, nem livre, nem legal. (…)

Anúncios

17 thoughts on “José Soeiro, indocumentado crónico

  1. Fora ideologias (porque eu não partilho qualquer simpatia pela do sr. Soeiro) uma peninsula ibérica a 3 seria o mais vantajoso para Portugal. i.e. criar um eixo Portugal-Catalunha e tramar Espanha, Portugal está um bocado apertado aqui ao canto sozinho na peninsula. Se eu fosse espanhol seria totalmente contra a independência da Catalunha… mas… sou português :^)

  2. O fundamento dos actuais movimentos secessionistas terá a ver com a tradição republicana dessa província de Espanha bem como com o aproveitamento da extrema esquerda desse sentimento anti monarquia… O resto é o que se sabe. Em que difere o actual Parlament catalão do Parlamento cubano? Aprova-se um referendo fora da ordem normal de trabalhos, com fixação de prazo de 1 hora para receberem criticas ou sugestões, e já está? Qual a diferença entre a extrema esquerda catalá e os socialistas cubanos? Pouca ou nenhuma.. O respeito pela democracia, pelas instituições, por quem pensa diferente é pura e simplesmente de ZERO…

    Depois é a violência e manipulação. Foi um Tribunal catalão quem mandou deter altos responsáveis do Govern catalão, mas a mentira reincidente e manipuladora da extrema esquerda transformou isso em ordens do Governo do PP.. Semelhanças com a contra informação que nos anos 60 era disseminada antes, para abrir caminho aos golpes comunistas? Muitas como se percebe…

  3. não deixa de ser interessante ver que os que aplaudem referendos na Venezuela, a perderem o entusiamo pelos mesmos quando são na Catalunha/Escócia/etc. e o que gostam de referendos na Catalunha/Escócia/etc. perderem o mesmo entusiamo quando se realizam nos “paraísos sucialistas”!!!

    Onde é que os srs. aprendem os seus valores?!?!

  4. metam a ideologia na gaveta – a independência da Catalunha era um cenário perfeito para Portugal na peninsula ibérica com repercussões históricas que ultrapassam as nossas vidas, este cenário está à frente de qualquer discussão de esquerda/direita.

  5. JP-A

    “Mas afinal quem é este sr. Soeiro?”

    É membro do partido extremista que andou a ser promovido durante dez anos no mesmo canal vermelho onde depois se pode constatar (por testemunho das testemunhas cirurgicamente escolhidas) o horror que são as forças de extrema direita sanguinária, porque os outros são todos anjinhos oprimidos e sem poder.

  6. No meio de todas as guerras de opiniões, umas mais legitimas do que outras, há uma coisa no artigo que me agradou sobejamente:O Tribunal actuou de imediato!!!!!
    Cá em Portugal é precisamente o contrário, os Tribunais actuam tarde e a más horas e e nem o diabo sabe se actuam, bem ou mal.
    Triste País! Um País só poderá funcionar bem com boa e rápida justiça.
    Não podemos ser continuamente a ser multados por excesso de velocidade e quando apresentamos alguma queixa, roubo, assalto, as policias (GNR, PSP, PJ) nunca apanham os criminosos. Já nem me quero pronunciar sobre políticos, mas eles são o “BOM” exemplo à sociedade: mas quando vejo, putos novos com máquinas de centenas de milhar fico sempre na dúvida se são jogadores da bola ou filhos de pais ricos. Acredito antes que sejam criminosos.

  7. André Miguel

    Há aqui uns opinadores que precisam ler História e visitar a catalunha para ouvir o que os catalães pensam de Portugal… se a ignorância pagasse imposto eramos os mais ricos do mundo!

  8. Pantominices. balelas, patacoadas, mentiras, aldrabices, patranhas, falsidades, embustes… etc. é a filosofia e o modo usual de estar na vida política destes esganiçados e esganiçadas comunistas e afins.
    O Zé Marujo Soeiro, até podia ser uma excepção, mas não foge à regra

  9. Não interessa o que os catalães pensam de Portugal, interessa o que pode Portugal ganhar com a situação – mas pelos vistos subservientes a Espanha aqui não faltam – talvez queiram perguntar o que pensam os espanhóis de Portugal também, e tendo a hipótese, o que fariam com Portugal. Sei muito bem que toda esta malta da independência da Catalunha é maioritariamente de esquerda, mas, dadas as circunstâncias, portugal só tem a ganhar, portanto metam lá as guerrinhas ideológicas na gaveta por uns momentos e pensem.

  10. O que não fariam inúmeros governantes de portugal ao longo da história por uma oportunidade destas, e, hoje em dia quando ela apareceu a malta fica a discutir se é de esquerda ou direita, preferindo até defender Espanha, nuestros hermanos que sempre zelaram e zelam pelo nosso bem.

  11. Um vago perfume a 36/39…
    Mas, que diabo, ninguém conhece a História dos tipos aqui do lado?
    Falando mal e depressa , estas merdas têm acabado SEMPRE da mesma maneira : um “saudável” alívio demográfico neste apêndice geográfico do antigo reino de Aragâo…

  12. olhe que não RAMIRES, espanha está demasiado emaranhada em tratados, costumes, leis, entidades, etc. para ser capaz de tratar destes assuntos de forma “eficaz”
    aliás, todo o ocidente está, somos demasiado “civilizados”.
    ou está mesmo a ver espanha a marchar exército e bombardear a catalunha?
    basicamente teriam que mamar e calar

  13. se os EUA não conseguem tratar de meia dúzia de insurgentes esfomeados com armas ferrugentas da segunda guerra mundial está a pensar que espanha consiga tratar da catalunha? :^)

  14. Depende do galego de turno…
    Com este, “el manso de Moncloa” (F.J.Losantos dixit…), a coisa será realmente difícil.
    Na fraseologia anglo-saxónica , “too little , too late”, o labor deste maricomplejines ( Losantos again…).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s