A via partidária para o liberalismo avança

Nos últimos dias os fundadores da Iniciativa Liberal confirmaram que conseguiram recolher as assinaturas necessárias para formar um novo partido. Amanhã terão um grande evento no Mercado da Ribeira em Lisboa que contará, entre outros, com a presença do Presidente dos Liberais Democratas Europeus (ALDE) e do ex-primeiro-ministro da Estónia, o liberal-democrata Taavi Roivas.
Um pouco mais atrasado no processo de formação de partido, o Partido Libertário, liderado por Fernando Sobrinho, juntou no passado fim-de-semana mais de 30 pessoas em Leiria, incluindo os presidentes dos partidos libertários espanhol e francês.
Independentemente do sucesso eleitoral que venham, ou não, a ter, é um bom sinal que haja pessoas a dedicarem-se a projectos deste tipo num país que há 40 anos equivale intervenção política a socialismo

Anúncios

12 thoughts on “A via partidária para o liberalismo avança

  1. Hugo

    Ambos os partidos deviam encontrar consensos para uma união de esforços. Considerando a pouca projeção do liberalismo em Portugal, acho que, neste momento, a criação simultânea de vários movimentos liberais acabará por ser contraproducente.

  2. lucklucky

    “Vamos a ver se defendem um Estado mais pequeno ou maior, já nada surpreende.”

    Também é verdade, e basta que um destes defenda quotas por outras palavras marxo-fascistas e bem pode logo riscar o liberalismo do nome e colocar sexismo, racismo etc…

  3. Luís Lavoura

    Ambos os partidos deviam encontrar consensos para uma união de esforços.

    Um partido liberal inserido num partido europeu como o ALDE nada tem a ver com um partido libertário.

  4. “Um partido liberal inserido num partido europeu como o ALDE nada tem a ver com um partido libertário.”

    Não? Há realmente uma questão em que há uma grande diferença – a ALDE é a favor do reforço da UE enquanto penso que aquilo a que agora é moda chamar “libertários” são contra; mas em grande parte dos outros aspetos, penso que a diferença é sobretudo de grau – penso que por regra, tanto os partidos da ALDE como os “libertários” tendem a ser a favor da redução do peso do Estado na economia, sem pretenderem também usar o estado para promover “valores tradicionais” – creio que a diferença é essencialmente que os “libertários” são radicais e os liberais-ALDE reformistas.

    Se estivéssemos a falar de “libertários” à moda antiga (estilo Centro de Estudos Libertários ou Centro de Cultura Libertária), ai sim, haveria uma grande diferença.

  5. Desejo-lhes o maior sucesso, neste ponto é precisa uma nova identidade política em Portugal. A escolha é fraca. Temos um partido comunista que parou de tal modo no tempo que acha Kim Jon Un brando, um Bloco de bétinhos e bétinhas cujo programa é o que der mais likes, um PS que desistiu de lutar pelo centro e virou nem se sabe bem para onde, e dois partidos socialistas soft que têm de arcar com o triste apelido de “direita”, porque não há direita.
    Precisamos dum partido descaradamente nazi, supremacista branco, anti-gay, anti direitos das mulheres e minorias, a favor da pena de morte e da prisão / execução / deportação dos estrangeiros. Um partido a que Jerónimo de Sousa possa finalmente chamar fascista sem fazer figura de parvo. É claro que só por piada elegeria um deputado, mas sabe-se lá – já tenho saudades do solitário deputado da UDP, que se oponha sempre e chamava fascistas a todos, desde o Adriano Moreira ao Álvaro Cunhal.

  6. “Precisamos dum partido descaradamente nazi, supremacista branco, anti-gay, anti direitos das mulheres e minorias, a favor da pena de morte e da prisão / execução / deportação dos estrangeiros.”

    E o que é que isso tem a ver com os partidos mencionados no post ?

  7. Já fico desconfiado quando para ter ideias precisam de se arregimentar em seitas; quando precisam até de duas etiquetas fico duplamente desconfiado. Se conseguirem convencer os sujeitos passivos da vantagem de ter uma postura de liberdade ficarei bem contente e colaboro sempre que concordar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s