PSD e CDS devem fundir-se num novo partido

A minha crónica no i.

PSD e CDS devem fundir-se num novo partido

Ana Sá Lopes noticiou há dias no i que António Costa gostaria de manter a Geringonça, mesmo que o PS conquiste a maioria absoluta. A informação confunde, os pactos de regime de Costa com o PSD seriam afinal para inglês ver, mas percebe-se: Costa prefere acordos com os deputados do PCP e do BE, com quem se entende, a depender apenas dos do PS, muitos dos quais, devido às devisões internas no partido, não controla.

Mas a ilação mais importante a tirar desta novidade é para a direita. PSD e CDS. Com a Geringonça estes dois partidos apenas regressam ao poder se a dívida pública rebentar com o Estado. E até isso é discutível porque o discurso da vitimização à esquerda pode ser empolado para que, eleitoralmente, 2011 não se repita. Vencer a histeria não será fácil.

E só se repete se PSD e CDS se juntarem. Já desde Outubro de 2015 tenho tido a oportunidade de o defender, primeiro no Diário, depois no Jornal Económico que lhe sucedeu, que estes dois partidos se deveriam juntar num só. A vantagem não seria apenas a mera soma de votos que, como se viu em 2015 pode não chegar para vencer a Geringonça, mas porque a junção dos dois num possibilita a capacidade destes apresentarem um programa verdadeiramente reformador, que apresente soluções para a reforma o Estado, que reduza a dívida pública (e privada) que se tem acumulado, e crie condições para que a economia se desenvolva sem os condicionalismos impostos pelo Estado e a sua dívida. O equilíbrio de forças mudou e é pena que PSD e CDS ainda não tenham agido em conformidade.

Anúncios

11 thoughts on “PSD e CDS devem fundir-se num novo partido

  1. Manuel Vilhena

    A geringonça não trouxe nada de novo no capítulo eleições, anda aí muita gente equivocada. Sempre assim foi, a direita só chega ao poder quando o país está a braços com uma grave crise económica, nada disto é novo, vivemos num país sociologicamente à esquerda, nada a fazer… Foi assim com Guterres (o tal do pântano e do posterior “o país está de tanga” …), mesmo assim, lembro-me bem, mais uma semana de campanha e o desastrado Ferro Rodrigues tinha ganho as eleições ao Durão Barroso. Foi asssim com Sócrates, que mesmo após todos os escândalos e avisos conseguiu ainda ser reeleito uma vez, só perdendo após ter conduzido o país à beira da bancarrota. A excepção foi o governo minoritário de Cavaco, mas aí só por razões políticas excepcionais da época – o aparecimento do PRD que dizimou o PS – Soares não permitiu a coligação de esquerda que lhe foi proposta.
    Portanto, fusões?!Para mim não irão alterar este panorama, ainda mais o CDS-PP é um partido pouco reformador, da chamada direita socialista, o PSD só com Passos, está ligeiramente mais liberal e reformista, mas quando aparecer um novo líder, tipo Rui Rio, logo irá ser mais do mesmo: socialismo mais à direita.

  2. isso apesar de poder acontecer não deve, a existência dos dois partidos limita o aparecimento de coisas piores mais à direita.

  3. Concordo totalmente com o André. Acho que há mais a unir os dois partidos do que a separá-los. Além disso, a atração da atenção mediática e política criada com uma alteração de fundo no panorama político nacional, como seria essa, levaria a uma nova dinâmica que poderia ser motivadora de toda a direita e sobretudo de um eleitorado potencial que se deixa levar pelas marés. A situação atual não será capaz de congregar qualquer vontade de mudança. Esperar que o “céu nos caia em cima da cabeça”, não é solução. Eu tenho a certeza que isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, mas levará ainda muito tempo e quando lá chegarmos, as pessoas já se terão esquecido de quem são os verdadeiros culpados. o PS no seu todo, e António Costa e sus muchacos (os mesmo que eram os muchachos do Sócrates) em particular.

  4. lucklucky

    Temos um sonhador que se esqueceu como o PSD e CDS foram sempre de Esquerda quando tiveram o poder.

    Esse programa reformador inclui a privat. da RTP ? só falta saber quem será o novo Morais Sarmento…

  5. O CDS tem um longo historial de desavenças com o PSD, e o espírito clubista do eleitor nacional complica tudo. O único efeito positivo seria o aparecimento dum partido mais à direita do CDS, que já faz falta para compensar a deriva esquerdista.

  6. Mario Figueiredo

    “mas porque a junção dos dois num possibilita a capacidade destes apresentarem um programa verdadeiramente reformador”

    Mas que grande disparate! O LuckyLucky tem razão. Isto só pode vir de um sonhador. Desde quando é que se associou PSD ou CDS a partidos reformadores para que se possa fazer este tipo de futurologia? Cada um que enfie um barrete se quiser. Eu é que não.

    Uma união entre o PSD e o CDS realmente teria apenas o efeito de juntar uma grande parte dos seus eleitorado. Nada mais. E como não seria de modo algum suficiente para criar uma dor de cabeça à governação à esquerda que historicamente tem assolado o nosso país, sempre que PSD-CDS ganhassem alguma eleição, nada mudaria e os cobardes do costume seriam incapazes de tomar decisões reformadoras com medo do próximo resultado eleitoral.

    O que Portugal precisa é de toda uma nova classe política à direita do PS. Gente capaz de inspirar o povo e nos tirar das amarras da esquerda. Quais uniões, quais caparuça. Dois montes de merda ainda assim continuam a cheirar a merda.

  7. O Patriarca

    O PSD e o CDS deviam unir-se ao PS, uma vez que é tudo esquerda.

    Não existe direita em Portugal (o PNR é irrelevante)

  8. A unica razão para o CDS e o PSD se unirem era para permitir o aparecimento de um partido de direita e acabar com o projecto da esquerdalha de abril, que criaram o CDS para bloquear esse aparecimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s