The fascists of the future…

…will call themselves anti-fascists. – Winston Churchill

Segundo a Rita Ferro Rodrigues “São imensas as publicações sexistas disponíveis no mercado” e eu concordo absolutamente. Já se for para as denunciar e “recomendar” que se retirem do mercado, sugiro começar pela “Odisseia” do Homero onde a pobre da Penélope, fiel ao marido, espera pelo herói Ulisses durante vinte anos a tecer e a desfazer um sudário. Daí, sei lá, é ir por aí fora, denunciar a literatura clássica quase toda, o Shakespeare (Romeu e Julieta? Otelo?), o Camões (“Andando, as lácteas tetas lhe tremiam” – Camões, ‘Os Lusíadas’, canto II, estância 36), a Jane Austen (que raio de personagem é aquele cavalheiro Mr Darcy?), o Bocage, o Jorge de Sena (aquilo do Sinais de Fogo é hipersexismo), a Sophia (a Fada Oriana? Qué isso?), ao Kafka (qual Josef K.? Mude-se o nome para Josefina K.), Corin Tellado, aos livros da “Anita”, do “Lucky Luke”, o “50 Shades of Grey”, o Harry Potter, o Tolkien, o Nabokov e praí 98,3% da literatura desde Homero. Pronto, tudo denunciado à CIG e “recomendado” que se retire das livrarias. Ficamos, que sei eu, com as obras da Rita e do Boaventura esses vultos gigantescos da literatura Mundial. Ah! E com o “A Doutrina do Fascismo” do Benito Mussolini e do Giovanni Gentile, claro. Na mesinha de cabeceira da Rita, pelo menos.

Anúncios

15 thoughts on “The fascists of the future…

  1. AB

    Não há crise, 90% dos portugueses, desde que os censores não impliquem com “A Bola”, não notam nada diferente.

  2. O pior… o mais mau é a Anita…na sala e na cozinha! Meu deus só agora é que dou conta dos perigos que corri!

  3. Gabriel Orfao Goncalves

    Com a Tragédia de Pedrógão Grande, o assalto a Tancos e a dívida pública a subir em percentagem do PIB, o Governo lá teve que encomendar a alguém um trabalhinho para desviar atenções.
    É para isto que as Comissões e seus apparatchicks em part-time servem: já descobriram o ano passado o que vinha naqueles livros. Mas esperam por um momento de dificuldade do Governo para pôr a questão em dia.
    É assim que funcionam as ditas “agendas”.

    Só gostava de saber isto: se final deste ano a dívida pública, tiver, em % do PIB, subido, o Costa demite o Centeno?
    A economia está a crescer, é verdade. Mas se a dívida crescer numa proporção igual, o endividamento fica na mesa: apesar do crescimento da economia, continuamos a dever a mesma % da riqueza que temos.Se crescer numa proporção superior, estamos ainda mais endividados.
    E é isto que está a acontecer.

    Alguém tem dúvidas de que vem aí mais um pedido de auxílio financeiro?

  4. Pronto agora recebi uma data de thumbs down por chamar à atenção que Churchill nunca disse ou escreveu “The fascists of the future will call themselves anti-fascists. ” e o autor do artigo ainda não se corrigiu, a única coisa parecida com esta frase foi dita em 1930 pelo governador do Louisiana Huey Long.

    “Churchill as the originator of the phrase certainly seems to be more mythical than factual. The main source for Churchill on the web, winstonchurchill.org, has no record of him ever saying it; and the Winston Churchill Society is unable to provide any evidence, either (you can contact them via email).

    Seria bom que o autor do artigo admita o erro e corriga o artigo para evitar que esta falsa atribuição se propague mais (já estou farto de a ver, bem como aquela “Tolerance and Apathy are the last virtues of a dying society” que é também falsamente atribuída a Aristóteles). Caso alguém tenha alguma dúvida recomendo a investigação ou a apresentarem o documento escrito ou audio em que Churchill usou a frase.

  5. i mean, não discordo do resto do artigo mas começar o mesmo com uma citação falsa talvez não seja a melhor forma de passar o ponto de vista, numa discussão minimamente séria seria logo posto de parte e alvo de chacota – e já vi esta citação falsa usada muitas vezes – mas isso não a torna verdadeira

  6. bem a cena de penélope enganar os pretendentes a tecer e desfazer também é enganadora, ela foi descoberta e depois arranjou um novo desafio – o homem que conseguisse usar o arco de ulisses (no final ulisses aparece irreconhecivel e usa o arco para matar os pretendentes) – mas ok isto já é nitpicking

  7. tic toc.. ainda à espera de uma retração do insurgente quanto a usar citações falsas, temos que ser exigentes, tanto com os que interpolamos mas além disso connosco.

  8. como isto saiu para os cerca de 30 mil seguidores no facebook mais uns tantos milhares por diversas redes sociais sem nenhuma correção é impressionante, hélder ferreira, corrija isto.

  9. ou então não corrija, sei lá, tem é que ter noção que quando for apresentar o seu argumento a alguém este vai ser automáticamente mandado para o espaço porque está a INVENTAR SEM NENHUMA BASE FACTUAL, Churchill nunca escreveu ou disse o que lhe atribui, já percebeu a gravidade ou é preciso um desenho? – não tem credibilidade até admitir e corrigir o erro. pá lamento estar a malhar em alguém que até concordo 90% das vezes – mas isto não pode passar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s