Como é que o comunismo ainda é popular nos dias de hoje?

Depois de:

  • todas as teorias e previsões de Marx terem sido refutadas e demonstradas como sendo erradas
  • todo o historial de fome, miséria e pobreza generalizada em todos os países que tentaram implementar o comunismo
  • toda a violência, da supressão de todas as liberdades básicas e dos muitos milhões de mortos causados directamente pelos regimes comunistas – regimes esses que tinham que construir muros para impedir que as pessoas fugissem deles (e mesmo assim, com pessoas a arriscar a vida para lhes escapar)

…algo que não consigo compreender é como é possível que o comunismo ainda seja popular nos dias de hoje e que em Portugal os partidos que defendem esta ideologia tenham consistentemente entre 15 a 20% dos votos?

Anúncios

18 thoughts on “Como é que o comunismo ainda é popular nos dias de hoje?

  1. Defender o socialismo e o comunismo no final do séc. XIX era aceitável. Pouco aceitável mas ainda dou de barato. Defender estas ideologias hoje é demência.

  2. Marx escreve umas teorias. O papa Leão XIII disse que aquelas ideias postas em prática conduziriam ao totalitarismo do Estado e à supressão das liberdades. O séc. XX veio dar total e absoluta razão ao papa.
    Hoje esquece-se o papa e continua-se em volta das teorias que já se demonstraram desastrosas

  3. É realmente impressionante, mas não é exclusivo de Portugal. Também afeta a Grécia, Espanha e Itália.

    Uma razão plausivel, é o fato destes países (excepto Itália) terem vivido sob regimes ditatoriais e de capitalismo de estado até aos de 1970 e dos comunistas terem sido a principal oposição a esses regimes. Porém, a introdução da democracia nesses países não acabou com o capitalismo de estado!

  4. • O Socialismo/Comunismo é a forma moderna da Demagogia – que a Sofia de Aristóteles esclareceu/trucidou definitivamente a Sofística inerente.
    • A popularidade é inerente à Demagogia e sua moderna forma travestida: “com papas e bolos se enganam os tolos” . . .
    • Henry Hazlitt elucidou: o núcleo do marxismo e a sua razão de ser é “o ódio e a inveja doentia do sucesso” – e é o combustível de Demagogia/Socialismo/Comunismo.
    • Dado que o “Socialismo significa apenas inveja do dinheiro alheio” (Paolo Mantegazza) – “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros” (Thatcher)… Tal qual a Demagogia…

  5. Em termos puramente domésticos, VPV explicou a coisa de forma lapidar : “Biblicamente estúpidos”
    Tudo o mais será retórica.

  6. Stalenin

    Mais um post que atesta bem a desfaçatez e falta de vergonha e rigor da extrema direita radical que abunda em Portugal.

    Afirmar que “todas as teorias e previsões de Marx” foram “refutadas e demonstradas como sendo erradas” é hilariante… Falar no “historial de fome, miséria e pobreza generalizada em todos os países que tentaram implementar o comunismo” é igualmente vergonhoso, especialmente quando foi o Comunismo que salvou milhões de vidas da fome, exploração, escravidão e demais abusos causados pelo capitalismo e imperialismo. E já nem falo dos outros milhões de mortes causados indirectamente pelo capitalismo que, certamente, passam em muito as mortes que causou e causa directamente.

    Dito isto, não é de admirar que o comunismo seja “popular nos dias de hoje”. Face ao anticomunismo primário de V. Exas e às medidas criminosas que (por cá) submeteram os portugueses a humilhações e privações que só encontram paralelo nos anos da ditadura (para alguns tão saudosos…), queriam que o povo português virasse as costas a quem sempre o defendeu do capital e da burguesia e criminosa? Será que V. falta assim tanto discernimento e é por isso que inventam todo o tipo de mentiras sobre o Comunismo?
    Haja bom senso!

    Stalenin

  7. Gaius Octavius

    Mas quais mortos? Dou de barato que tenham morrido algumas pessoas à fome em países comunistas, mas NÃO foi por culpa do comunismo mas sim devido aos boicotes e embargos imperialistas impostos por países capitalistas, com os EUA à cabeça, que não permitem que os países comunistas efectuem trocas comerciais com os países capitalistas que o comunismo pretende destruir. Como haveria um país comunista de prosperar e sobreviver se não o deixam importar comida de países capitalistas? Acham isto justo?

    As restantes “vítimas” do comunismo pelas quais os reaccionários vertem tantas lágrimas foram burgueses e fascistas, ou seja, “gente” que merecia morrer.
    Os burgueses não só mereciam morrer, por serem exploradores do proletariado, como tinham mesmo de morrer para que se pudesse criar a sociedade sem classes.
    Isto parece cruel? Segundo a moralidade burguesa, talvez. Mas nós marxistas estamo-nos completamente nas tintas para a moralidade burguesa. Nós marxistas estamos do lado da História e se a História determina que a burguesia há de ser destruída então a sua destruição está moralmente justificada.

    E nem sequer tentem comparar as “vítimas” do comunismo às as vítimas do nazi-fascismo. O fascismo é imoral e mata as pessoas erradas pelos motivos errados. Nós comunistas matamos as pessoas certas pelos motivos certos. Às vezes também matamos as pessoas erradas pelos motivos certos (como proletários que traem a sua classe ao aliarem-se à burguesia ou ao fascismo), mas se uma pessoa certa se junta ao inimigo, então passa a ser uma pessoa errada e a sua aniquilação torna-se justificada.
    Em suma, as vítimas do fascismo são uma tragédia criminosa, as do comunismo uma necessidade revolucionária.
    Portanto, não insultem as vítimas do fascismo ao compará-las aos vermes burgueses e fascistas que o comunismo erradicou deste mundo. Isso só serve para branquear o nazi-fascismo e demonizar o comunismo, que sempre esteve do lado (ou em cima) dos fracos e oprimidos.

  8. Jon

    É muito melhor para o bem estar geral matar comunas do que burgueses. De facto, Pinochet mostrou que a prosperidade de um país é directamente proporcional ao número de comunas atirados de um helicóptero.

  9. Porque as mentes saudáveis têm estado a dormir nos últimos 70 anos – permitindo que os comunistas propaguem as suas belas promessas e intenções.

    É muito simples.

  10. Gaius Octavius

    Correcção: onde eu escrevi “mas se uma pessoa certa se junta ao inimigo, então passa a ser uma pessoa errada e a sua aniquilação torna-se justificada.”, deveria ter escrito “mas se uma pessoa errada se junta ao inimigo, então passa a ser uma pessoa certa e a sua aniquilação torna-se justificada.”
    Nem sei como pude cometer um erro destes, até parece que sou algum bronco iletrado de direita.

  11. Narciso Miranda

    Tinha elaborado um apurado comentário acerca do assunto, estado da educação, a propaganda, os acampamentos fofinhos do bloco a estudar Marx, mas o Gaius com pérolas tais como “quais mortos?” e “Como haveria um país comunista de prosperar e sobreviver se não o deixam importar comida de países capitalistas?” tornou qualquer nota adicional sobre este assunto completamente inútil.

  12. O Gaius dixit: “Em suma, as vítimas do fascismo são uma tragédia criminosa, as do comunismo uma necessidade revolucionária.”

    Explica tudo.

    Por detrás dos ingénuos, tolos e inocentes do comunismo há os criminosos que não se coibem de usar todos os meios para impor a sua ditadura de miséria!

  13. A explicação em parte é simples: porque continua a ser visto com simpatia em praticamente todas as instâncias so ensino público. A visão pró-comunista n
    ão só da História, mas de todas as disciplinas onde se consegue insinuar, é dominante. A isto devemos acrescentar que efectivamente uma parte substancial dos que se dedicam ao ensino e ao jornalismo são, efectivamente, burros, ou, no mínimo, desprovidos de cérebro póprio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s