Trump e a Rússia

Como come tudo o que os sites de desinformação que frequenta lhe põem no prato, o Ricardo Campelo Magalhães sujeita-se a coisas destas: num dos seus muitos posts a divulgar umas polémicas marginais animadas por gente duvidosa (a começar por um tal de James O’Keefe, uma espécie de Michael Moore da “alt-right”), o Ricardo diz que se “muito se riu” quando “ligaram a demissão de Comey a 2 factores, ambos ligados à Russia”. Talvez no Infowars não tenham mostrado a entrevista, mas não é preciso ter confiança na CNN para acreditar que foi por causa da investigação sobre possíveis ligações da campanha Trump à Rússia que Trump demitiu o ex-director do FBI: basta acreditar nas palavras do próprio Trump (o que é difícil, já que se trata de um mentiroso compulsivo). E quanto à questão da existência ou não dessas tais ligações, que o Ricardo aparentemente acha uma “narrativa” em “descalabro”, convém dizer que nem eu, nem ele, nem ninguém excepto os potenciais envolvidos sabe a verdade. Mas que há muita coisa suspeita, desde o longo historial de ligações de Trump a mafiosos russos à sua estranha insistência em negar a evidência da própria existência de interferência russa nas eleições de 2016, passando pelas ligações de responsáveis da campanha de Trump (e do seu primeiro Conselheiro de Segurança Nacional) ao estado russo, órgãos de propaganda russos, ou ditadores no bolso do Kremlin (e, no caso do dito ex-Conselheiro de Segurança Nacional, uma estranha ligação ao regime turco), para além dos problemas de memória que afectaram toda a gente que teve reuniões com representantes russos, ou pelo pedido de Jared Kushner para usar os sistemas de comunicações russos para “estabelecer um canal de comunicação” com o Kremlin, para fugir aos procedimentos habituais de comunicação diplomática (que registam o conteúdo dessas comunicações), há. Poderá ser coincidência, ingenuidade, ou crime de Trump ou só dos seus associados (este texto faz uma boa análise dos vários cenários possíveis). Não sabemos. Mas para não ver que há fumo e que por isso precisamos mesmo de saber se há ou não fogo, como pelos vistos acontece com o Ricardo, é preciso não querer ver.

Anúncios

11 thoughts on “Trump e a Rússia

  1. Como muitas coisas boas que estão a acontecer, pessoas que antes fugiam de estar associadas a um mind set teorias-da-conspiração hoje sentem-se livres do dedo persecutório (do mainstream e o seu livro de narrativas aprovadas) sempre que alguém mais inquiridor punha hipóteses sobre acontecimentos contemporâneos e da história.

    Free at last!…

  2. Koimbra

    O post do Bruno está cheio de inuendos mas sem uma única ponta de facto criminoso no que toca ao Trump e ao Kremlin. Concluo que, para os anti-trumpistas, quanto maior é a suspeita injustificada maior é o esforço de desinformação. A sua crítica é um espelho sobre si mesmo. Um ano e nada de crime Trump-Russia. Quantos anos serão precisos para que metam a viola no saco? Para manter a suspeita no ar, sugiro fazer o mesmo que um conhecido diretor de informação, digam que há bruxaria…

  3. Ligações de mafiosos russos ao Trump: Onde?
    Interferência russa nas eleições norte-americanas: Onde?
    James Comey despedido por causa da investigação da Rússia: Onde?
    O alegado back channel do Jared Kushner: Onde?
    Provas que mostram que Carter Page é agente Russo: Onde?
    Provas que o DNC foi hackeado: Onde?
    Provas que os Russos deram informações à Wikileaks: Onde?
    Trump apoiou hackearam a Clinton: Onde?

  4. O nivel de filha da put*ce deste gajo nao conhece limites , mete a viola na peida e vai para o raio que te parta , fdx , nao ha paciencia …

  5. A CNN, uma fábrica de fake news mercê do seu programa ideológico de ódio, está numa espiral de decadência continuada. Revelações de jornalistas da CNN mostram que afinal a ligação russa não existe: é inventada. Talvez seja útil ao Bruno ver este vídeo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s