Fátima. Futebol. Fado.

13 de Maio de 2017:

Dia do 1º Centenário de Fátima

18472584_10213206354460532_98316640_o

Dia do 1º Tetra dos Encarnados:

Habemus Tetra2

Dia da 1ª Vitória de Portugal na Eurovisão.

Salvador na Eurovisão2

Coincidências…

Anúncios

12 thoughts on “Fátima. Futebol. Fado.

  1. André Miguel

    Nem mais Lucky. Salazar era o diabo, mas este regime sobrevive na mesma estupidificação colectiva.

  2. A mesma ideia levou-me a escrever no meu blog:
    “No tempo de Salazar cultivava-se o trio Fátima, Futebol e Fado para manter o pagode entretido e evitar reclamações. No tempo de António Costa temos Fátima, Futebol e Festival da Canção, tudo no mesmo dia, em doses reforçadas. Um dia FFF. E com a presença do próprio nos dois primeiros acontecimentos.”

  3. Mas que mal é que tinha (no antigamente) e tem (actualmente) que uma parte muito significativa de portugueses se interesse e se entusiasme pela religião, pelo futebol, pelos festivais musicais, etc, etc ?!…
    Não é o meu caso na circustância mas não tenho nada a dizer daqueles que livremente e espontâneamente o façam a não ser que desejo que lhes faça bom proveito.
    Nada disto tem ou deveria ter que ser visto em termos politicos (a quem é que serve ?… quem está por detrás ?… quem instrumentaliza ?… etc, etc) !!
    Precisamos de ser capazes de separar mais as águas das diversas e diferentes dimensões da vida e aceitar com naturalidade, tolerância e respeito as preferências de uns e de outros !!

  4. mariofig

    Claro que a critica não é sobre as preferências dos portugueses, que aliás não devem ser muito diferentes de qualquer outro país que também há-de ter 3 expressões máximas da sua cultura. Ninguém aqui está a se referir a isso.

    Mas a expressão dos 3 Fs tem um significado próprio, que me parece que está a escapar ao Fernando S. Sempre foi usada como alegoria ao desejo político de manipulação, apropriação e conformismo. E veja-se se não foi isso mesmo que aconteceu! É disso que se fala aqui. E se não o está a ser explicitamente é certamente porque após um século de Fado, Futebol e Fátima, já não devia ser necessário ter que o fazer para demonstrar a acção governativa sobre o povo.

  5. MARIOFIG : “Mas a expressão dos 3 Fs tem um significado próprio, que me parece que está a escapar ao Fernando S. Sempre foi usada como alegoria ao desejo político de manipulação, apropriação e conformismo.”

    O que me está a “escapar” é o sentido do comentário do MarioFig !…

    Os portugueses têm preferências colectivas do género das que se referem aqui em cima.
    É natural que os governos, sejam eles quais forem, em ditadura como em democracia, procurem aparecer como simpatizando e apoiando essas preferências populares.
    De resto, se não o fizessem seriam criticados e mal vistos por isso.
    Com toda a razão.
    Que possa existir alguma tentação de tirar algum beneficio politico é perfeitamente natural.
    Mas não é o mais importante nem é exclusivo deste ou daquele regime, desta ou daquela área politica, deste ou daquele governo.
    Os opositores do Estado Novo, com destaque para a esquerda, procuraram promover a tese de que o apoio das autoridades da altura a estas manifestações populares, a religião, o futebol e o fado, tinha como única motivação a alienação politica do povo.
    Mas a verdade é que, desaparecido o Estado Novo, 4 décadas depois, continuam a ser preferências colectivas dos portugueses e continuam, com toda a naturalidade e razoabilidade, a serem apoiadas e exaltadas pelas autoridades politicas do momento.
    Insisto : não se veja sobretudo a “manipulação” a politica em tudo e considerem-se estas preferências e estes acontecimentos principalmente pelo que representam por si para muitos portugueses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s