Macron em 2016, no jornal i

A minha crónica no ‘i’ de 5 de Maio de 2016.

O jogo político francês

Tenho um gosto muito especial em acompanhar a política francesa apesar desta suscitar pouco interesse em Portugal. O que é pena. Não só porque o nosso sistema político é relativamente próximo do francês mas também porque a própria cultura política é semelhante. Principalmente à esquerda.

Na semana passada tiveram lugar violentos confrontos contra a lei El Khomri que flexibiliza a lei do trabalho com vista a facilitar a contratação de trabalhadores. A ministra do Trabalho, Myriam El Khomri, tem tentado, a par com o ministro da Economia, Emmanuel Macron, fazer a ponte entre a ideologia de esquerda e criação de emprego.

A esquerda francesa encontra-se numa verdadeira encruzilhada. Um verdadeiro labirinto  cuja principal vítima tem sido o próprio François Hollande. Este tem tentado juntar as pontas cada vez mais distantes que fracturam o PSF e garantir condições que lhe permitam a reeleição em 2017. Além disso, tem tentado utilizar as novas estrelas do PSF, esperando que estas também se extingam perante a realidade económica. Foi assim com Montebourg, Hamon, Peillon, que se afastaram, e também com Valls e o fenómeno que é Emmanuel Macron.

Mas até para um presidente francês a habilidade política tem limites. É que Macron, criou em Abril o movimento “En marche”, que muitos vêem como uma plataforma para a sua candidatura presidencial. As últimas sondagens são prometedoras e o futuro nos dirá se o verdadeiro legado de Hollande não será alguém capaz de virar o jogo contra ele.

Advertisements

3 thoughts on “Macron em 2016, no jornal i

  1. JP-A

    “SPD suffers another regional poll defeat”

    Só para chatear os jornalistas que passam o tempo a mostrar nas TVs as derrotas da senhora Merkel quando há eleições em Estados.

    É que às vezes pode ficar “esquecido” 🙂

  2. Euro2cent

    > New PSF

    Em português, MRPS ou PS(R)

    (Por cá há muitos anos que se gosta de construção e reconstrução 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s