Debate Macron – Le Pen

É hoje o debate entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Ao contrário do que fez Jacques Chirac que, em 2002 se recusou a debater com Jean-Marie Le Pen, Macron diz que a Frente Nacional existe, é uma ameaça à França e deve ser politicamente combatida. A FN representa mais de 20% do eleitorado e este não pode ser ignorado, nem meramente ridicularizado.

Em Março escrevi para o Jornal Económico precisamente isso:

É percebendo o que Macron quer para a França que compreendemos como é que ele vai enfrentar Marine Le Pen na segunda volta. Ao contrário dos outros candidatos, Macron não diaboliza quem vota na Frente Nacional (FN). Para ele, o eleitorado da FN são os franceses esquecidos pela elite política. Agricultores, empregados de fábricas e de escritórios, de pequenas e médias empresas, pessoas que costumam votar à esquerda ou à direita, mas que desistiram de esperar por quem não tem soluções para os seus problemas e se vêem empurradas, mais pela emoção que pela razão, para o colo da extrema-direita.

Para bem da França, da UE e de todos nós esperemos que consiga e vença o debate com Marine.

Advertisements

One thought on “Debate Macron – Le Pen

  1. mariofig

    Marine Le Pen tem-se mostrado fraca na sua capacidade para enfrentar os debates. É melhor a dar comícios e entrevistas do que a enfrentar os adversários políticos num cara a cara. Haverá quem julgue que isso é uma demonstração da sua falta de carácter, já eu não sou dado a tirar conclusões fáceis ou a estabelecer correlações.

    No entanto, isto coloca à partida Macron numa excelente posição para conseguir aqui um apoio fundamental dos indecisos e procurar reforçar os fracos níveis de convicção junto do seu eleitorado.. Mas as deficiências de Le Pen não são sem resposta. Macron enfrenta os seus próprios problemas de comunicação que incluem um discurso estéril e muito apoiado no virtue signaling que engana pouco gente e leva à desconfiança nos restantes. Será certamente um debate de surdos. E ganhará quem os jornais disserem que ganhou no dia seguinte. E isso nós sabemos como funciona.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s