8 cenários possíveis para as eleições francesas

(via Frederik Ducrozet e António Nogueira Leite)

Anúncios

3 thoughts on “8 cenários possíveis para as eleições francesas

  1. Há um sondagem:”http://www.eleconomista.es/internacional-eleconomista/cronicas/7117/04/17/EN-DIRECTO-Siga-la-primera-vuelta-de-las-elecciones-presidenciales-de-Francia-.html”
    que diz que fillon tem 20,5% o Macron e a Le Pen andam a oscilar entre os 21,5 e 22,5%, cá para mim passa o Fillon e a Le Pen, seria uma ganda noia para os socialistas. Que ganhe o Fillon, quem tem coragem para dizer que quer reduzir o numero de funcionarios publicos em 500000 tem coragem para muito mais.
    Saindo da casca: https://portugalgate.wordpress.com/2017/04/23/a-falta-de-vergonha-e-vergonhosa/

  2. Segundo alguns analistas, e eu penso que podem ter razão, o “voto envergonhado” estaria agora sobretudo em … François Fillon !…
    Devido aos escândalos envolvendo este candidato durante a campanha, verificou-se um fenómeno de rejeição da sua pessoa (e não do seu projecto politico), que ainda por cima tinha antes insistido muito no seu estatuto moral intocável (demarcando-se assim do então concorrente que era Nicolas Sarkozy), por parte de muitos eleitores potenciais da direita, que passaram a dizer nas sondagens que não iriam votar ou que votariam por outros candidatos : Macron, Dupont-Aignan (um candidato da direita “soberanista” que subiu fortemente nas sondagens à custa de Fillon), e Le Pen.
    Não é de excluir que, passado o choque inicial e tendo ponderado mais calmamente os prós e os contras, uma parte importante destes eleitores acabe por se decidir nas urnas em votar pelo candidato oficial do principal partido da direita, o LR (e, mesmo com reservas, do principal partido do centro-direita, a UDI), François Fillon.
    Se assim for, não é de excluir que François Fillon possa passar à 2a volta.

    No fim de contas, uma grande incógnita é o comportamento no dia do voto por parte de muitos dos sondados que têm vindo a dizer que vão votar Emmanuel Macron, sabendo-se para mais que é neste grupo que há uma percentagem maior de pessoas que dizem não estar ainda seguras do seu voto final.

  3. A acreditar nas sondagens, a maior probabilidade é termos uma 2a volta entre Macron e Le Pen e uma vitória final clara de Macron.
    Mas nada é certo e não são de excluir outros cenários (incluindo o cenário pessimista do post do BZ mais em baixo).
    O meu palpite (ou será sobretudo um desejo ?!….) é de que o segundo cenário mais provável é uma 2a volta entre Macron e … Fillon !…
    Nesta hipótese Macron teria perdido apoios de eleitores da direita e do centro que iriam para Fillon ou até para a abstenção.
    Mas estes seriam compensados por mais votos “úteis” (contra a extrema-direita) vindos da esquerda, actualmente “estacionados” em Hamond e mesmo em Mélenchon.
    Ou seja, Macron passaria sempre e confortávelmente à 2a volta.
    Em contrapartida, Le Pen seria a grande perdedora relativamente às sondagens não passando à 2a volta.
    Ou seja, teriamos uma 2a volta que seria a melhor possivel, entre Macron e Fillon, os dois candidatos que, embora com diferenças importantes, são os mais moderados (e, portanto, também mais do “sistema”) mas também os mais reformistas no plano da economia num sentido mais liberalizador e os mais pró-UE e pró-Euro.
    Mesmo nesta eventualidade, o mais provável seria uma vitória final de Emmanuel Macron (embora sempre por uma diferença bem menor do que aquela que tem sido revelada pelas sondagens).
    Infelizmente, do meu ponto de vista, porque penso que Macron será uma desilusão quanto aos aspectos mais reformistas do seu programa e que Fillon seria o presidente que a França precisaria de ter nestes tempos e o melhor em termos do futuro da UE e, por isso, de um pais como o nosso.
    Mas não é de excluir que, num confronto Macron-Fillon que viesse a ser percepcionado pelo eleitorado como mais uma tradicional contenda entre a esquerda e a direita, uma vitória de Fillon, mesmo que por uma curta margem devido aos escândalos que afectaram a imagem do candidato da direita e à novidade politica que representou a candidatura de Macron, fosse também possivel.
    Inchalá !! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s