A último sopro de Mélenchon?

As últimas sondagens revelam uma tendência crescente de Jean-Luc Mélenchon na corrida às presidenciais francesas. Este esquerdista radical, que Benoît Hamon quis que desistisse a seu favor, aproxima-se dos 20% dos votos que, com a ligeira descida de Macron e Le Pen, lhe permite sonhar com a segunda volta.

Depois de bem sucedido nos debates, Mélenchon é ainda uma estrela nas redes sociais batendo Macron, que não tem a seu favor uma organização partidária devidamente organizada. Além disso, tem o eleitorado de Hamon que se pode esvaziar a seu favor. As eleições aproximam-se e ainda tudo pode acontecer.

Anúncios

7 thoughts on “A último sopro de Mélenchon?

  1. Se a França já é socialista imaginem com essa Melãochón! Os franciús era excelentes candidatos a sair da UE e ajudavam à reforma que falta.

  2. O pior cenário para a segunda volta seria ter a direitista Le Pen contra o esquerdista Mélenchon !…
    Que venha o diabo e escolha !…
    Não sei se já se fizeram sondagens com este cenário mas palpita-me que o mais provável seria uma vitória final de Mélenchon : votariam nele todos os esquerdistas, a esmagadora maioria dos socialistas (Mélenchon saiu do PS francês), e até uma parte não desprezivel dos centristas e dos eleitores de direita (que são sensiveis ao argumento da frente “republicana” contra a extrema-direita). A abstenção seria elevada.

  3. mariofig

    “O pior cenário para a segunda volta seria ter a direitista Le Pen contra o esquerdista Mélenchon !”

    O meu sonho húmido.

  4. mariofig

    Caro Fernando, vou tentar resumir o melhor que puder para que possa entender a génese do meu apoio ao euro-cepticismo nestes países. Embora muito fique por dizer, posso resumir em poucas palavras. Considero a UE um mal para os países europeus, como sabe. O problema é que não posso defender a saída de Portugal. O nosso país simplesmente não tem condições para afrontar o apparatchik da UE. Percebe-se pela reacção à saída do RU como o poder central da UE procede. É apenas mais uma das razões porque BE e PCP são uma anedota. No entanto vejo a UE a desmoronar-se rapidamente. É fácil perceber até mesmo pelo gráfico acima. Diz-nos que um pouco mais de 48% da população francesa quer sair do Euro. Ora, como critico da UE que sou, vejo com muitos bons olhos a hipótese de um desmembramento por dentro, onde Portugal poderá então ver a sua saída negociada em muito melhores condições.

  5. Uma última sondagem dá Mélenchon (a subir 4 pontos) e Fillon (estável) ambos com 19% e Macron (a descer 2 pontos) e Le Pen (a descer 1 ponto) ambos com 23%.
    Ainda um pouco mais de 2 semanas da primeira volta, 4 pontos de diferença não são muitos e, por isso, todos os cenários para a 2a volta se apresentam como possiveis :
    – o mais provável neste momento continua a ser um Macron contra Le Pen ;
    – mas, como já foi referido, não é de excluir um Mélenchon (que recuperaria ainda uma parte dos sondados socialistas que até agora optam ou por Hamon, o candidato oficial do PS, ou por Macron, ex-ministro de Hollande) contra Le Pen ;
    – outro cenário é um Fillon (que recuperaria uma parte dos eleitores de direita que, por causa dos seus problemas judiciários, se voltaram para Macron) contra Le Pen ;
    – um cenário Fillon contra Mélenchon não é impossivel bastando que cada um adquira agora uma dinâmica de não favoritos a crescer à custa dos favoritos, Fillon sobretudo à custa de Macron e Le Pen e Mélenchon sobretudo à custa de Macron mas também do voto “popular” actualmente com Le Pen ;
    – menos prováveis, mas nunca fiando, me parecem os outros 2 cenários : Fillon contra Macron (disputam os dois um eleitorado mais centrista) ; Mélenchon contra Macron (disputam os dois um eleitorado socialista tradicional).
    O meu cenário preferido seria um Fillon contra Macron, na medida em que são os mais moderados, liberais e pró-europeus.
    Mas, nesta eventualidade, se fosse eleitor, escolheria Fillon sem hesitações.

  6. Caro Mário,
    Deus nos livre !!…
    Um desmoronamento do Euro e da UE seria mau para muitos paises europeus, sobretudo para os mais “periféricos”, incluindo Portugal.
    Um Portugal sózinho ou em más companhias depois de ter experimentado o leite da vaca europeia seria então copos e mulheres mas com vinho a martelo e putas velhas !!… 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s