Marques Mendes é Portugal no seu melhor

A minha crónica de hoje no ‘i’.

Marques Mendes é Portugal no seu melhor

Luís Marques Mendes foi deputado, secretário de Estado, ministro e líder do PSD. É agora conselheiro de Estado e comentador televisivo. E é na televisão que surpreende. Na verdade, se seria de esperar que comentasse notícias transmitidas por jornalistas, assistimos precisamente ao contrário, com Marques Mendes a passar informações que depois os jornalistas investigam.

O último caso tem sido sobre o Novo Banco. Atenção que não considero que Marques Mendes proceda mal. É o seu papel e fá-lo o melhor que pode. O problema é os jornalistas colocarem-se nesta posição e, pior que isso, a forma como o país lida com o fenómeno.

Nos últimos anos tenho ouvido inúmeras críticas aos grandes escritórios de advogados e à sua influência nos grandes negócios do país. Ora, trabalhando Marques Mendes num desses grandes escritórios, e sendo um dos homens mais influentes do país, seria de esperar tudo menos, não quero usar subserviência, mas propensão para se ouvir este ex-político.

Se, ao contrário de um comentador, Marques Mendes usa a informação que detém para obter mais influência, parece-me evidente que, como aliás sucede entre os que mais se zangam, a indignação dos portugueses é falsa. No fundo, a maioria prefere saber o que se passa, mesmo que para isso pactue com aquilo que despreza. A forma como lida com Marques Mendes, à semelhança do que sucedeu com Marcelo, mostra bem que o desnorte que nos mina não se limita às elites.

Advertisements

9 thoughts on “Marques Mendes é Portugal no seu melhor

  1. Manuel Assis Teixeira

    O povo diz: ” homem pequenino ou velhaco ou bailarino” Marques Mendes reúne ambas as características! Vê-lo ao domingo é a maior demonstração de velhacaria que é possível! Vê-lo excitadinho a atacar subtepticiamente a sua área política e também subtepticiamente a defender a geringonça e o Costa é a suprema demonstração da sua falta de carácter! Claro que sabemos que é um bailarino a tocar a música que o maestro Marcelo o manda tocar! Lembremo-nos dele como presidente do partido. Como dizia e bem Carlos Carreiras ao Sol ele foi o responsável pela maior derrota eleitoral do PSD em Lisboa! E há muito mais! Não duvido que mais cedo ou mais tarde a figurinha ambiciosa dará um monumental tiro no próprio pé! Aguardemos

  2. Graças ao espírito santo canais portugueses é coisa que eu começo a deixar de saber o que são e coisa que não vejo há 5 anos ou mais. Aliás, aos 70 anos de idade começo a ter desgosto de ter nascido neste país…..aliás, nesta bosta de país!

  3. AB

    Vivendo quotidianamente com estas nulidades, muitos portugueses, quando deparam com um político sério não sabem como reagir. E como saberiam? Isto é só Marcelos e Costas e Galambas e Jerónimos e Mortáguas e Centenos a dizer as coisas mais incríveis por um lado, e o coro grego da imprensa a aplaudir do outro.
    Marques Mendes é mais um oportunista esperando a sua oportunidade. Algumas das informações que já divulgou em primeira mão são crimes de inside trading que, noutro sítio, o levariam directo do estúdio para a prisão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s