Portugal, o país onde não podemos escrever livros

O meu texto de ontem no Observador.

‘Ontem quando escrevia este texto o país estava calmo, mas aposto que hoje existem, pelo menos, três bairros barricados em Lisboa. Nem imagino o atroz sofrimento da esquerda nacional por tão hedionda traição. Caso a PSP não tenha pensado atempadamente (o que é imperdoável e justifica por si só uma chamada da ministra Urbano ao parlamento) em vedar o acesso ao Tejo ao longo de toda a zona ribeirinha lisboeta, que o faça a correr, que eu temo um colapso na vontade de viver dos militantes da esquerda nacional e tentativas de suicídio em massa. Há que evitar um auto genocídio, senhores guardas.

Falo de quê? Bem, caro leitor, olhe à sua volta. Vai sair uma biografia de Jorge Sampaio nos anos da sua presidência, com colaboração do ex Presidente. Estou certa que as muito numerosas alminhas sensíveis que gritaram pela falta de elegância de Cavaco Silva por escrever as suas memórias do seu tempo de coabitação com Sócrates, pelo inimaginável atentado à privacidade (risos abundantes) das conversas entre um PR e um pm, essas alminhas sensíveis, digo eu, que andaram a fazer figuras tristes nas televisões, rádios e jornais, estão em agonias pela traição de Jorge Sampaio. E neste momento ou correm para as zonas ribeirinhas das cidades portuguesas para se desgraçarem ou estão em casa debaixo dos cobertores e encharcados em antidepressivos.

É que, pelo que leio, Jorge Sampaio conta conversas efetivamente privadas, sobre assuntos da sua candidatura, com o líder do partido por que queria ser apoiado. Estou à espera do pior dos paladinos da defesa do direito à privacidade – é como quem diz, dos maluquinhos que argumentam que os contactos entre um ministro e um particular, versando uma empresa pública e a futura relação da empresa com o dito particular, são privados e, como tal, fora do escrutínio democrático dos media e dos representantes dos eleitores. (Não são.)’

O resto está aqui.

Advertisements

4 thoughts on “Portugal, o país onde não podemos escrever livros

  1. lucklucky

    A política começa na linguagem. Por isso é que a censura é necessária para a Esquerda não ter adversários.

    O PCP chamou fascista a quem empregava palavra Pátria durante 30 anos. Nunca mais ninguém usou a palavra Pátria.

    Agora o PCP já se pode apropriar dela.

  2. jo

    Esta direita é tão contra a censura que já comenta livros sem os ter lido. O livro ainda não saiu e já estão a comentá-lo, gente séria!

    Considerar que quem critica um escrito está a censurá-lo é estar com os nervos à flor da pele. Ou isso ou é saudade de não poder proibir os críticos do Sr. Prof.

  3. Manuel Assis Teixeira

    Um grande artigo! Vamos ver agora como reagem as vestais da esquerda a esta biografia do Sampaio! Vamos assistir ou a grandes cambalhotas na definição de conversas privadas ou então vamos vê-los todos caladinhos a deixar passar a onda! As conversas são privadas e impublicaveis se forem feitas com Cavaco ou com o Saraiva, mas já são públicas e publicaveis se forem com o Sampaio ou outro aparatchik qualquer do mundo da esquerdofilia ! Aqui até vão considera-las serviço público! O grau a que isto chegou. A torção das realidades e o branqueamento das situações dependendo da área de onde chegam está a atingir o grau do sufoco!

  4. Ana Catarina

    Acaba de ser noticiado que o 115 está de prevenção.
    A protecção Civil já está no terreno
    Os hospitais estão de prevenção
    Os descansos dos médicos e para-médicos foram todos cancelados.
    Os bombeiros foram mandados apresentar nos quartéis…

    O quê? Já não há 115?

    Então desmobilize-se a tropa.
    Que não se perde grande coisa com os que se atirarem ao Tejo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s