Populismo(s) e democracia

A era do populismo. Por João Tiago Gaspar.

Por paradoxal que pareça, o populismo é simultaneamente entusiasta e inimigo da democracia. É democrático ao defender intransigentemente a regra da maioria. E é visceralmente contra a democracia (liberal) ao rejeitar todos os freios e contrapesos do estado de direito democrático, que contempla instituições independentes que garantem a protecção dos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e a protecção das minorias. Para um populista é portanto inaceitável que a vontade do povo (puro), da maioria, seja limitada. Daí que o populismo redunde frequentemente em democracias iliberais.

Os políticos populistas subscrevem a crítica de Rousseau ao governo representativo, entendendo-o como uma forma aristocrática de poder. Existe por isso uma certa afinidade entre o populismo e a democracia directa. A política é vista como a aplicação da vontade geral. Esta, por ser infalível e absoluta, implica a marginalização de todos aqueles que não pertencem ao povo, legitimando ataques autoritários e iliberais a todos os que alegadamente ameacem a sua homogeneidade.

Anúncios

3 thoughts on “Populismo(s) e democracia

  1. lucklucky

    Mais deturpação e mentira. Como se o PS, PSD, CDS não fossem também partidos populista marimbando-se para a representatividade e Constituição quando lhes convém. Dos impostos, aos “negócios”, à caixa, à RTP, etc etc…

  2. O que as elites (elites???) inventam para defender um sistema socialista altamente corrupto e ele sim POPULISTA ao serviço de oligarcas que dominam os Media quer sob o ponto de vista económico quer sob o ponto de vista ideológico, arregimentando um rebanho inocente e indefeso sedento de pão e bola.

  3. lucklucky

    Partido não Populista: Partido que aceita a recessão política, onde os cidadãos podem escolher que exista menos política.

    Foram os “não populistas” que acabaram de punir um parlamentar Polaco na União Europeia por exprimir a sua opinião. Opinião que não ameaça ninguém ao contrário de muitas outras declarações que por lá se ouvem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s