A FCSH-UNL e o aperto do domínio da extrema-esquerda sobre o sistema universitário português

Um aspecto chave para o qual o artigo chama a atenção a propósito da decisão da Direcção da FCSH de cancelar uma conferência de Jaime Nogueira Pinto é o controlo e captura dos recursos e instituições públicas por parte da extrema-esquerda: Não foram as ameaças. Foi o medo. Por Helena Matos.

Qual o poder da tribo ululante que impediu a conferência de Jaime Nogueira Pinto na hora de se decidirem avaliações, projectos de investigação e contratações?

Não foram as ameaças a impedir a conferência de Jaime Nogueira Pinto. Foi o medo. Foi a conivência. Foi o reconhecimento da superioridade da extrema-esquerda. Caso Jaime Nogueira Pinto tivesse sido ameaçado por ultras de direita, neste momento a sua conferência não só teria lugar como até aconteceria num espaço mais solene. Diversos colegas, os dirigentes das juventudes partidárias, catedráticos de outras faculdades e os eleitos das associações de estudantes marcariam presença nessa conferência transformada em acto de desagravo e de força, do lado da liberdade. Todos fariam declarações inflamadas para os jornalistas que as repetiriam enfaticamente. Obviamente aqueles que tinham procurado impedir a conferência meteriam a violinha no saco e apareceriam a dizer que tudo aquilo não passara de um enorme mal-entendido.

Mas, como Jaime Nogueira Pinto foi ameaçado pela extrema-esquerda, nada disso acontece. Antes pelo contrário, a anulação da sua conferência é apresentada como um gesto de bom senso perante as tais ameaças e, o que não é dito mas está implícito, também perante as ideias de Jaime Nogueira Pinto e de quem o convidou, ideias essas que têm o condão de irritar aquelas almas inflamadas mas bem intencionadas. Aliás, se nós formos bonzinhos, fofinhos, queriduchos eles não se irritam. São até bons rapazes. Vejam como eles se portam bem nas conferências do professor Boaventura!

Anúncios

5 thoughts on “A FCSH-UNL e o aperto do domínio da extrema-esquerda sobre o sistema universitário português

  1. Esta é mais uma mensagem da estupidez que reina, em alguns sectores, na vida universitária. A democracia, que devia estar presente, já era! Mais um exemplo da Portulândia no seu máximo esplendor.

  2. … fala-se muito dos alunos isto, dos alunos aquilo. Mas a responsabilidade de cancelar é do director/reitor.
    … compete ao director ceder ou não as instalações.
    … a menos que estejamos todos a ser manipulados, não acredito que a liderança da universidade, sendo séria, pudesse cancelar uma conferência. Ponto.
    … como se chama o caramelo que dirige a FCHS daquela coisa?
    … é a esse que se tem de atirar as pedras (salvo seja…).

  3. mariofig

    Ctrocado. o caramelo chama-se mesmo Caramelo. Francisco Caramelo. No entanto, sem prejuízo da responsabilidade maior neste caso que concordo em pleno deve ser atribuída à direcção da faculdade, não estou preparado como você para ignorar quem promove estas acções, nem as suas motivações. Os mandantes desta acção, uma Associação de Estudantes associada ao BE, são i tipo de mal que temos de erradicar das nossas sociedades se queremos manter os valores da nossa democracia. Enquanto que os cobardes e medrosos que permitem que estes criminosos andem à solta, co-responsáveis como sem dúvida são, não podem ser tratados da mesma forma.

  4. Mariofig tem razão. Os mandantes é que é preciso trazer à luz. Alguém deu cobertura a isto, incluindo as ameaças físicas que foram feitas. Os alunos não são inocentinhos, mas foram usados sem escrúpulos. Se as coisas não correrem como o Bloco previa, serão abandonados à sua sorte.
    A direcção, que não dirige nada, devia ser destituída. E como fica o ambiente? Propício a conflitos, não esqueçamos que, dum lado e doutro estão alunos da mesma escola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s