O socialismo a dar novos rumos ao progresso

Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O chavismo reina há quase duas décadas na Venezuela, um dos países que conta com uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Com o sistema económico colapsado, o Presidente Nicolás Maduro, de quando em vez, reconhece que “há problemas económicos”, cuja culpa é dos imperialistas do costume que invejam o revolucionário estado venezuelano. De frente perante a dura realidade que criou, o governo socialista venezuelano aposta sempre no aprofundamento das soluções progressistas que tão bons resultados tem dado. Também na área da saúde, o modelo socialista é trágico exemplar.

Venezuelan plumber Marcos Heredia scoured 20 pharmacies in one day but could not find crucial medicines to stop his epileptic 8-year-old from convulsions that caused irreparable brain damage late last year.

The once giggly and alert boy, also called Marcos, could no longer sit on his own and began to shut off from the outside world.

“I called people in the cities of San Cristobal, Valencia, Puerto La Cruz, Barquisimeto, and no one could find the medicine,” Heredia, 43, said in the family’s bare living room in a windy slum overlooking an international airport in the coastal state of Vargas.

“You can’t find the medicines, and the government doesn’t want to accept that.”

Heredia ended up traveling 860 km (540 miles) by bus to the Colombian border to pick up medicine a cousin had bought him in the neighboring country. He was back at work the next day.

Venezuela’s brutal recession is worsening shortages of medicines from painkillers to chemotherapy drugs. (…)

Advertisements

5 thoughts on “O socialismo a dar novos rumos ao progresso

  1. JMS

    Há meses que não temos notícias da Venezuela, em Portugal.

    Basta atravessar a fronteira para as ter, actualizadas, diariamente.

    Censura? Não! Nem pensar…

  2. > ” Após passar mal, o irmão de Chávez foi internado no Centro de Diagnóstico Integral socialista de Barinas, um dos estados da Venezuela.
    Como o hospital já estava há vários dias com o estoque de antibióticos zerado, a família decidiu transferi-lo para uma hospital particular, a Clínica Santa Sofía, em Caracas. Durante o trajeto, Aníbal sofreu complicações maiores e a família resolveu levá-lo diretamente para o Hospital Militar do governo na capital, onde veio a falecer.
    Anibal Chavez foi um historiador, professor e líder político dedicado à causa revolucionária socialista da qual acabou se tornando vítima aos 60 anos de idade.
    A mãe de Aníbal e Hugo Chávez lamentou a perda do filho por uma causa tão banal, como a falta de medicamentos básicos e baratos. Ela ainda culpou a atual ministra de saúde por não ter dado “a prioridade devida” ao filho.”

    Claro que esta notícia não apareceu nos jornais tugas.
    Mas apareceu nos Angolanos e claro nos Brasileiros.
    Tal como não aparece que médicos estão a receitar medicamentos para animais (cães) a serem utilizados em pessoas, por escassez.

  3. Vamos lá ver, só adoece na Venezuela quem não professa ardentemente o chavismo. O remédio está lá à volta do maduro, basta ter fé. A fé é o que os protege e tudo o mais é inveja.

  4. Não conheço bem o “chavismo” nem tenho portanto qualquer opinião sobre eventuais erros económicos. Tambem não vejo Maduro com aquela mistura chavismo-santeria a resolver nada. O que vejo, e isso diz-me muito pois tenho uma filha em Angola, é que todos os Países que dependiam excessivamente do petróleo estão em crise profunda e isso não me faz feliz !!

  5. ruicarmo

    Não conheço bem o “chavismo” nem tenho portanto qualquer opinião sobre eventuais erros económicos.

    Basta substituir chavismo por socialismo. O resultado é sempre desastroso e infeliz. Excepto para os revolucionários no poder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s