Portugal Com Menos Liberdade Económica em 2016

Já está disponível o 2017 Index Of Economic Freedom da The Heritation Foundation que analisa 180 países de acordo com um índice de Liberdade Económica constituído por quatro factores:

  1. Estado de Direito – direitos de propriedade, corrupçao
  2. Tamanho do Estado – saúde fiscal, despesa pública
  3. Eficiência Regulatória – liberdade comercial, liberdade laboral, liberdade monetária
  4. Mercados Abertos – liberdade de comércio, liberdade de investimento, liberdade financeira

Em 2017, Portugal encontra-se na posição 77 entre 180 países analisados com 62.6 pontos. O valor do indíce Português baixou 2,5 pontos em relação ao mesmo índice de 2016 tendo Portugal descido 13 lugares no ranking econtrando-se agora em termos de liberdade económica entre a República Dominicana e a Namíbia. Na região Europa, Portugal desce três posições e encontra-se agora na posição número 33 entre 44 países analisados.

portugalfreedomindex2017

Abaixo deixo alguns dados específicos do índice de liberdade económica Português. Os indicadores onde Portugal tem menos liberdade económica são nos gastos governamentais (posição 168 entre 180 países), saúde das finanças públicas (posição 151 entre 180 países) e flexibilidade laboral (posição 162 entre 180 países).

economicfreedomscore

freedomindex12freedomindex34

Caso tenham curiosidade, aqui fica o Top 10 e o Bottom 10. Sem surpresa, os países onde há menos liberdade económica no mundo são todos eles paraísos socialistas.
socialismisgreat

Advertisements

5 thoughts on “Portugal Com Menos Liberdade Económica em 2016

  1. Mas se virmos bem, para a esquerdalha é bom este sinal estar em queda, afinal, é sinal que estão a implementar a sua doutrina. Claro que para mim, liberal e defensor do mercado livre (um Capitalista ou fascista na boca de alguns, não que me ofenda…) vejo estes dados como preocupantes, ou melhor, a evolução preocupante. E nestes dados vê-se claramente duas coisas: A dimensão desproporcionalmente grande do estado, ou da sua influencia, bem como a elevada inflexibilidade laboral, ambos do jeito que a esquerda quer.

  2. jo

    O país que tem mais liberdade económica, não é um país. Faz parte da China.

    Caso não saiba o nome oficial da China é República Popular da China e é governada pelo Partido Comunista Chinês.

    Não sei qual a opinião dos nossos liberais de pacotilha, mas pôr a China como o país mais livre do mundo (mesmo que seja liberdade económica) parece um pouco ridículo.

  3. lucklucky

    Heritage Foundation.

    “Não sei qual a opinião dos nossos liberais de pacotilha, mas pôr a China como o país mais livre do mundo (mesmo que seja liberdade económica) parece um pouco ridículo.”

    Também me parece, não se pode abrir uma empresa política em Hong Kong. Como um livraria, um jornal, uma estação de TV etc…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s