Em 1980, as Primárias do Partido Republicano, George Bush (pai) e Ronald Reagan responderam a uma pergunta sobre imigração ilegal.
https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FSFGate%2Fvideos%2F10156400692405594%2F&show_text=0&width=560
Em 1980 não havia Al-Qaeda nem ISIS.
As restrições de Trump aplicam-se apenas a 7 países: Irão, Iraque, Líbia, Somália, Síria e Iémen. Nem islamofobia é porque abrange cerca de 13% dos muçulmanos do planeta.
“Em 1980 não havia Al-Qaeda nem ISIS.”
Mas por esse raciocínio não se poderia em 1980 defender a suspensão de imigração palestiniana (ou jordana e libanesa) e alemã?
Em 1980 o Obama ainda não tinha feito a lista dos países perigosos (agora usada)
O que talvez seja a primeira lista de países perigosos foi feita a 29 de dezembro de 1979 (não era uma lista de países em que é perigoso os norte-americanos viajarem, mas uma lista de estados que apoiavam o terrorismo; mas se é para pegar numa lista feita para uma coisa e usá-la para outra, essa também poderia servir).
Países elencados: Líbia, Iraque, Iémen do Sul e Síria (quase os mesmos: só falta o Irão – onde os ayatolas tinham acabado de tomar o poder -, metade do Iémen e a Somália).
Responderam e responderam mal, estiveram-se nas tintas para a Lei.
Pior Incentivaram a sua desobediência.
E lixaram todos os que tentam imigrar por via legal.
Mas é isto que se pode esperar do Insurgente.