Mário Soares

soares4_07_01_2017-925x578

Soares em mil caracteres. O meu texto no Jornal Económico sobre Mário Soares.

Mário Soares, um génio político incongruente

Somos livres porque Mário Soares esteve do nosso lado contra os comunistas. Não tivesse tido o discernimento e a coragem de o fazer, e a vida da geração dos meus avós, dos meus pais, e a minha, teria sido desgraçada. Por isso estou-lhe profundamente grato.

Mas Mário Soares foi muito mais que esse momento. Era o ‘bochechas’ que perdeu para Sá Carneiro e para quem ia perdendo o centro político. Não fosse Camarate como teria sido a carreira política do então líder do PS?

Soares foi o primeiro-ministro da austeridade que, 30 anos depois, criticou em nome de interesses que, quando necessário, combateu. Ganhou a presidência com coragem e 8% nas sondagens. Mas teve azar com as duas maiorias absolutas de Cavaco.

Implacável, não aceitou que o país não precisasse dele. Entrincheirado numa esquerda à qual não pertencia, defendeu um mundo diferente daquele que ajudou a fazer. O último Soares combatia ainda, mas contra a inevitabilidade do fim, luta para a qual qualquer coisa servia.

Advertisements

24 thoughts on “Mário Soares

  1. Pingback: POLITEIA

  2. mariofig

    Morreu um ano depois de lhe terem aberto a gaveta onde ele enfiou o Socialismo. Se estivesse perfeitamente lúcido na altura, teria provavelmente morrido mais cedo. Mas assim é melhor. Morreu de certo na ignorância e consequentemente em paz. Bem haja!

    Fica para sempre marcado pela sua luta pela liberdade e pelo epíteto de Pai da Democracia, pese embora a injustiça que se faz a outros pelo esquecimento em que caíram. Sem dúvida desejou do fundo do coração paz e prosperidade para Portugal. Mas amarrado que estava à sua ideologia de esquerda, também ficará lembrado como um medíocre primeiro-ministro e um mau presidente que deixa pouca memória e nenhuma história e que foi superado por outros nessas funções.

  3. Pingback: Mário Soares – O Insurgente | O LADO ESCURO DA LUA

  4. lucklucky

    Os epitáfios de Soares devidem-se em dois. Aqueles que fazem referencia a Rui Mateus, a censura sobre o seu livro e porque não mais viveu em Portugal e os que não.

  5. Manuel Assis Teixeira

    Quando se escrever a historia com isençao e distanciamento entao vamos ver como Soares foi responsavel por muita coisa muito má que aconteceu e ainda acontece ao país! A fonte luminosa nao apaga tudo ! Apenas a titulo de exemplo lembremos talvez uma das suas ultimas intervencões ainda no pleno uso das suas faculdades: suas declaraçoes e ameaças a um magistrado à porta da Cadeia de Évora onde estava o Eng Pinto de Sousa! Mas agora é tempo de panegirico e nao de verdade! Mas eu não dou para esse peditorio!

  6. Filipe Costa

    Morreu tarde, não entro no choro parvo, nem sou de bons figados.

    Morreu um chulo social, agora encerre-se os sorvedouros, além das multiplas reformas, as fundações e o escritório que paga renda paga por nós, ao senhorio, senhorio esse que é ele mesmo.

    Hoje festejo com espumante, não há dinheiro para mais, 90% por culpa desse …..

  7. No q me diz respeito, o Soares só teve um bom desempenho quando deixou o PCP e lutou contra uma potencial ditadura de esquerda em Portugal. Tirando isso, na minha opinião, teve um impacto negativo para PORTUGAL.

  8. jo

    Morreu um tipo de que o Salazar não gostava.

    Não pode ter sido boa gente, se o Sr. Dr. das Botas não gostava dele.

  9. Soares foi atraído por Macau. É natural. Até o Camões lá esteve.
    Os paquistaneses apoiaram a campanha do inginheiro em 2011.
    O kosta está na Índia como em casa.
    Conclusão:
    O Oriente inspira os grandes demucratas.

  10. A.R

    Não passámos a fazer parte do império soviético graças à Igreja Católica que se mexeu. Quanto a Soares. e desses tempos em que ganhou protagonismo, o que recordo é o vinho a martelo, a cólera, a subida vertiginosa de preços e a desgraça de familiares que tinha em Moçambique.

    De um pelintra em Paris passou a capitalista em Lisboa em pouco tempo.

    Que a Divina Misericórdia seja infinita.

  11. O MS foi sempre um marxista, mas adoptava os princípios de Antonio Gramsci, ao contrário do PCP, mais estalinista.
    Os nossos académicos não conseguem perceber isto.

  12. Rick

    Na realidade, Soares apenas esteve contra os comunistas quando viu o risco de lhe passarem a perna na sua luta pelo poder e dinheiro.
    Nada lhe devemos. A resistência ao golpe comuna foi preparada pela CIA de Carlucci. Esteve até em equação em quem apostar e Sá Carneiro fazia parte das cogitações.
    O caso é que o traidor da pátria era hábil e maquiavélico. E tinha perante Carlucci um trunfo sujo que Sá Carneiro nunca poderia jogar.
    O resto é empolamento e fabricação da maior máquina de propaganda que jamais existiu em Portugal e que domina avassaladoramente a imprensa e a Universidade.
    Leiam o Rui Mateus e peçam o arquivo à Catalina.

  13. Filho de padre, como de costume nada fez. Chulou a mulher. Só se mexeu para não ser ultrapassado pelos comunas de cunhal. A fonte luminosa continua lá. O gajo nunca mais lá pôs os pés.

  14. Manuel Assis Teixeira

    E acrescento: Grande Correio da Manhã que teve a coragem de colocar a noticia em primeira pagina mas no sitio onde merece e não alinhou na lacrimejante esquerfilo politicamente correcta de todos os outros jornais de um panegirico de paginas inteiras que nem no tempo da outra senhora se viu com Salazar! Excepto nas visitas à Cruz Vermelha que aí a romaria foi parecida…

  15. JP-A

    Um coisa é a vida do Dr.Mário Soares e o respeito que lhe é naturalmente devido pelos portugueses. Outra, são os relatos jornalísticos de parte da mesma.

  16. Coitadinhos dos cavalos da GNR que nem sequer receberam a compreensão do deputado do PAN por terem andado a sofrer durante tantos quilómetros para carregarem aquele que tantos portugueses também carregaram às costas durante tanto tempo. Aproveita-se na homenagem dos Jerónimos a audição da Marcha Fúnebre de Chopin.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s