As opções editoriais sobre crianças III

baldaia

A correr desde o início de Dezembro do ano passado nas redes sociais e nalguns orgãos de comunicação social estrangeiros, o DN resolver publicar hoje com destaque da primeira página uma fotografia de um menino morto e com direito a editorial de Paulo Baldaia.

Na altura, as informações que acompanhavam a imagem relatavam que a criança terá sido uma das dezenas de vítimas mortais e que resultaram dos disparos contra barcos na fronteira entre Bangladesh e Myanmar, por guardas fronteiriços deste último país.

E o que “extraio” do editorial do director do DN? Isto “dito” de modo mais rústico quando comparado com a pena progressista do director do DN:

O centenário DN publica a 5 de Janeiro de 2017, algo que foi difundido nas redes sociais e nalguma imprensa internacional a 5 de Dezembro de 2016 e que ao contrário do que afirma Paulo Baldaia não foi publicada em primeira mão pela CNN.

Mais. Apesar “dos riscos de manipulação que deixaram o jornalismo ficar mal” (alguém se lembra de Pallywood?), a publicação pelo DN serve para de algum modo defender a minoria muçulmana de Myanmar e “expor” as vítimas do terrorismo religioso de qualquer ponto do planeta.

A crer nessa missão, estarão asseguradas para todas as restantes edições do diário de referência português a publicação de pelo menos uma fotografia chocante, de preferência de um corpo de uma criança, o respectivo editorial justificativo e um dossier sobre o tema do dia mas sem banalizar ou aborrecer os leitores do jornal.

Talvez esteja encontrada a solução para acabar com a decadência nas vendas do DN e tirar da miséria franciscana a secção de Internacional do jornal que até à publicação da imagem do corpo de um menino nunca se interessou verdadeiramente por conflitos que não nos são próximos e que matam inocentes. Até porque o Engº Guterres irá salvar o Mundo a partir da secretaria-geral da ONU e o DN não podia deixar de cumprir o seu papel.

Sugestão de leitura complementar: As opções editoriais sobre crianças e As opções editoriais sobre crianças II.

Anúncios

7 thoughts on “As opções editoriais sobre crianças III

  1. A.R

    Não há nem uma foto das crianças pisoteadas em Nice e Berlim pelos camiões dos moamedes? Falta de jeito? De rolo fotográfico? De bateria? De ângulo conveniente? A criança é branca? Poderá ser cristã?

  2. lucklucky

    Se o Jornalismo Marxista julgar que consegue culpar o Ocidente há foto de criança, se não consegue não existe foto.

    Por isso é nunca vimos uma foto dos milhares de crianças Cubanas afogadas,
    Nem de um Cubano.

    É com nas guerras, se existe uma representação do Ocidente Capitalista nessa guerra temos direito a imagens de ambulências e feridos nos telejornais.

    Se não há, temos só direito a imagens de combates.

  3. Olá a todos, sei que o que vou escrever é off-topic, mas tenho de o escrever, pois não existe nenhum artigo recente apropiado.

    O que descrevo a seguir está a acontecer com o meu avô, e mostra o atual estado do SNS.
    O meu avô está acamado devido a um avc à cerca de 3 anos, devido a alguns problemas respiratorios, tem de fazer cinesioterapia respiratória (“que visam a recuperação da função respiratória, nomeadamente a melhoria da ventilação pela drenagem de secreções Adicionar ao dicionário” da wikipédia), ou seja sem este tratamento ele pode morrer abafado.
    Recentemente ao fazer um novo pedido de um P1 foi recusado por estar a fazer este tratamento há mais de um ano, e não o podiam aceitar mais devido as regras do SNS. O médico de familia está agora a arriscar ao passar ele próprio os P1, sem passar pela administração, até ao dia em que seja descoberto e ele tenha problemas e seja cortado de vez o tratamento.

    Até parece que o que pretendem é deixar morrer os doentes, e é assim que eles dizem que salvam o SNS.

  4. Este idiota estava ontem na sporttv a perorar com cara de sério sobre os males da arbitragem em Portugal. Muito incomodado com um penalty ou lá o que era.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s