Afinal, o “apoio” aos bancos dá lucro ao estado

CoCos já renderam ao Estado €1280 milhões em juros

Ressalvando que na minha opinião o estado não deveria ser uma agência de crédito, fartei-me (ou não 😉 ) de explicar isto no Parlamento quando fui membro da Comissão de Orçamento: o “apoio” do estado à recapitalização da banca (aliás provocado por novos rácios de crédito que o mesmo estado impôs) era concedido com juros e condições tais (por exemplo ao nível do condicionamento da gestão nesses bancos) que incentivava que os bancos devolvessem o dinheiro o mais depressa possível.
Da nossa esquerda ouvi sempre que era uma vergonhosa ajuda aos bancos, patrocinada pela direita dos interesses (naquela conversa típica de quem está ideologicamente cego e não dispensa a arrastar o adversário político para a lama com o ataque pessoal). É triste que possam agora ser aqueles que nunca quiseram contas públicas equilibradas a gastar o proveito dessas receitas.
Anúncios

6 thoughts on “Afinal, o “apoio” aos bancos dá lucro ao estado

  1. Francisco Lx

    Mas o MS pensa mesmo isto ou está a tentar enganar-nos? Se não sabe do que fala então é mais triste ainda.
    Mas então o dinheiro que o estado emprestou aos bancos estava ali numa gaveta ou foi pedido na altura à troika? Os tais 12 mil milhões para a banca. E quanto é que o estado já pagou de juros nestes anos, e vai continuar a pagar por muitos mais, por esse dinheiro? Mas que raio de contas está o MS a fazer para estar tão contente com “estas receitas” como ele diz? Indesculpável para um deputado.

  2. Michael Seufert

    “Não engane as pessoas”. Ó homem, sou um direitolas. Ganho a vida a enganar as pessoas. Não penso noutra coisa todo o dia. E quando me deito, depois de tirar a capa e o chapéu de bico brancos, dou uma gargalhada cavernosa: BWHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  3. Francisco Lx

    Entrou em delírio! Mas, … e a resposta à pergunta? Quanto vamos gastar pelo empréstimo que pedimos e quanto vamos receber pelo que emprestámos aos bancos? De quanto é o tal “lucro” que colocou em título no post inicial?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s