O BCE está a gerar subprime político

Um artigo que chama a atenção para o essencial: O BCE é uma ameaça maior do que o populismo. Por Rui Ramos.

Há anos que o BCE usa dinheiro barato para poupar Estados, bancos e empresas à realidade da falência e à necessidade de reformas. O resultado tem sido perverso. Em 2008, explicaram-nos que o capital financeiro erguera um castelo de cartas. Mas como descrever o actual castelo europeu de dívidas e de défices alimentados pelo BCE? Sabemos como o abuso do crédito acabou da última vez. Irá agora acabar de maneira diferente? O BCE está a gerar na Europa uma espécie de subprime político, cuja ruptura, um dia, poderá precipitar a primeira grande viragem do século.

Muita gente nos avisa, com alguma razão, contra os riscos do populismo e do proteccionismo. Mas neste momento, os mecanismos inventados para impedir que alguma coisa aconteça são talvez uma ameaça maior: são eles, ao acumular problemas, que podem verdadeiramente abrir a porta ao proteccionismo e ao populismo. Porque quando alguma coisa tiver de cair, cairá de mais alto.

Advertisements

4 thoughts on “O BCE está a gerar subprime político

  1. Pingback: POLITEIA

  2. Este artigo demonstra a estupidez da maior parte dos governos da Europa, mas eles não aprendem nada.
    Mas também se impõe uma pergunta: onde vai o BCE arranjar tanto guito?????

  3. > “Mas também se impõe uma pergunta: onde vai o BCE arranjar tanto guito?????”
    Os Esquemas Ponzi arranjam sempre muito guito…
    Madoff foi triturado – os Governos são endeusados…:
    • Thomas Sowell:
    «Quando o Sistema de Reserva Federal começou a criar centenas de bilhões de dólares do ar, eles chamaram de ‘quantitative easing’ da oferta de moeda.
    Quando isso não funcionou, eles criaram mais dinheiro e chamou-lhe ‘quantitative easing 2’ ou ‘QE2’,” em vez de dizer: “Vamos imprimir mais dólares – e espero que funcione desta vez”. Mas já há muito de dinheiro sentado ao redor ocioso em bancos e empresas…

    A religião econômica keynesiana dos velhos tempos sempre diz que a única razão pela qual a criação de mais dinheiro não funcionou é porque ainda não foi dinheiro suficiente criado. Para eles, se QE2 não funcionou, então precisamos QE3. E se isso não funcionar, então teremos QE4, etc. »

    Em síntese: As Muito Adoradas Reengenharias Financeiras… As Bolhas não surgem do Nada… E quando surgirem, a culpa é dos neo-liberais e que tais… Pede-se então mais Regulação…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s