Marcelo e “fake news”

marcelo-george-michael Corre aí pelos “twitters e facebooks” (como diria o dr. Paulo Futre) um suposto comunicado de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da nossa desgraçada República, a lamentar oficialmente a morte de George Michael. Nos tempos que correm, uma pessoa até duvida que não seja mais um caso de “fake news” que se tornou viral e em que toda a gente acredita. Mas, tratando-se de Marcelo, ninguém pode dizer que a veracidade da coisa não seja plausível. E que seja tão plausível uma declaração de Marcelo ser tomada como autêntica como ser um caso de “fake news” diz muito acerca do Presidente da República e da sua credibilidade.

Advertisements

12 thoughts on “Marcelo e “fake news”

  1. lucklucky

    Ainda ninguém na Direita e na Esquerda chamou “Populista” ao Marcelo.

    Porque será?

    Na Esquerda já sabemos, enquanto estiver com eles Marcelo nunca terá um artigo num jornal, uma declaração na TV a chamá-lo de “Populista”.

    Já a Direita é um mistério.

  2. mariofig

    Não é uma má pergunta. Mas populismo político não é o mesmo que popularismo, se me permites o palavreado. Populismo político é definido como um movimento político que procura mobilizar a população contra a instituição do estado, tida como corrupta, apelando às classes ou sectores da sociedade ditas injustiçadas.

    O Marcelo será portanto um popularista (se me é permitido outra vez andar a inventar palavras). Constrói uma narrativa de optimismo de feira e popularucha e aparentemente fará todo o seu mandato em ambiente de festa como se ainda estivesse a celebrar o facto de ter ganho a presidência. Nem me apetece chamar-lhe de palhaço, porque me parece mais que ele é daquele tipo de tontinhos alegres e sem uma verdadeira noção das responsabilidades, dos limites ou da imagem solene de um presidente da república. Para alguns pode parecer que ele quer introduzir um novo estilo de presidência. Para mim me parece mais que ele não faz a mínima ideia do que está a fazer e está apenas a gozar os dias da presidência.

  3. Manuel Assis Teixeira

    Eu tambem nao quis acreditar mas é verdade. Depois de ontem termos visto o cenário em que Costa nos leu a todos nós criancinhas a sua mensagem de Natal, hoje o Sr Presidente depois de todas e suas importantes actividades estado exercidas nos ultimos dias, alem de claro ter estado com os netos, ainda teve tempo para mandar emitir um comunicado sobre o G. Michael. Todos estes episodios seriam apenas ridiculos se fossem apenas criacões do Costa e o Professor Marcelo. Mas nao! Foi o 1° ministro e o Presidente da Republica! Por isso sao tristes e demontram bem por onde anda o sentido de estado!

  4. Pingback: POLITEIA

  5. ” o Sr Presidente depois de todas e suas importantes actividades estado exercidas nos ultimos dias”

    como, por exemplo, beber uma ginjinha na manhã de 24-12, não sei onde?

  6. Petição para que todos os cidadãos para cargos públicos de mando e comando sejam submetidos a inspeção de sanidade mental antes de tomar posse, e que no exercício de funções de forma aleatória tenham que soprar no balão. Critério no mínimo para quem conduz o país semelhante a quem guia na estrada.

  7. Populismo é dizer as mentiras ou fazer as promessas que o povo (populus) quer ouvir.

    Sabendo bem que não são verdade as primeiras, ou exequíveis as segundas.

    Como meio de conquistar o favor popular e o apoio eleitoral.

  8. lucklucky

    “Populismo político é definido como um movimento político que procura mobilizar a população contra a instituição do estado”

    E assim se reescreve a realidade conforme a conveniência do momento.

    Ora eu que pensava que tal era Anarquismo(não a maioria dos falsos que andam por aí) ou Ancaps.

  9. Temo que Costa seja a voz da sensatez nesta mixórdia. É uma perspectiva aterradora, Costa passar por sensato, mas Marcelo parece não saber onde terminam os “afectos” e começa a palhaçada. Parece-me que já vamos adiantados em relação aos italianos, que podem, eventualmente, eleger um palhaço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s