Menos TAP, mais passageiros, novo recorde

Excelentes notícias para o Porto e para o Norte do país: Aeroporto do Porto bate recordes e já transportou em 2016 mais de 9 milhões de passageiros.

Pela primeira vez, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu os 9 milhões de passageiros transportados no mesmo ano, depois de, em 2015, ter pela primeira vez passado a meta dos 8 milhões. O passageiro número 9 milhões chegou num avião da companhia alemã de bandeira, Lufthansa, às 11,30 horas. Este recorde acontece no ano em que a TAP diminuiu o número de passageiros transportados do Porto para a Europa, passando a ser a terceira companhia, atrás da Ryanair e da EasyJet, agora primeira e segunda, respetivamente.

Isto ao mesmo tempo que a TAP é, cada vez mais, uma companhia aérea concentrada em Lisboa: 93,4% dos passageiros da TAP em Novembro embarcaram e/ou desembarcaram em Lisboa

O Aeroporto de Lisboa, com 903.832 passageiros de voos da TAP em Novembro, foi a origem/destino de 93,4% dos passageiros da companhia aérea portuguesa neste mês, o que evidencia um reforço da preponderância do Humberto Delgado na sua operação, uma vez que há um ano essa percentagem era de 91,5%.

Advertisements

9 thoughts on “Menos TAP, mais passageiros, novo recorde

  1. JP-A

    Reverter o que é dos outros, só dos outros e nada mais do que o do outros:

    “Pedro Marques: Obras para o novo aeroporto de Lisboa vão estar no terreno em 2019. O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, fez esta revelação na Conversa Capital, um espaço de entrevista conjunto do Negócios e da Antena 1. O processo, adiantou, é irreversível.

    Se isto não parece a Venezuela…

  2. mariofig

    Está quase. Quase.

    Slogan de um verdadeiro liberal:
    Eu não viajo TAP desde a década de 90. E você?
    Contribua para a privatização da TAP.

  3. Pulga

    Eu viajo no que mais me convém e me oferece as melhores condições. Se for TAP, melhor ainda para os nossos conterrâneos que lá trabalham e descontam impostos.

    Agora, querer uma TAP a operar mais no Porto, mantendo uma operação deficitária, e sem se concentrar em Lisboa, onde consegue economias de escala, é meio caminho para termos todos que a pagar. Algo que eu não quero.

  4. Luís Lavoura

    Quase todas as companhias aéreas seguem a mesma estratégia hub and spoke: concentrarem as operações de distribuição de passageiros em somente um aeroporto. Para a TAP esse aeroporto é o de Lisboa. É simples.

    A TAP não é uma companhia aérea nacional nem de bandeira. É uma companhia aérea como qualquer outra, que procura fazer lucro. E faz ela muito bem.

    Desejo boa sorte à TAP, que é, de longe, a maior empresa exportadora de Portugal.

  5. Luís Lavoura

    É bom notar que o excelente desenvolvimento no tráfego de passageiros do aeroporto do Porto só é possível graças às grandes obras que foram realizadas pelo Estado nesse aeroporto.
    Nem todo o investimento público é mau e tem maus resultados.

  6. Miguel Alves

    Só tenho pena de continuar a ser obrigado a ser accionista da TAP. Tirando isso o hub deles até podia ser em beja, para mim é completamente irrelevante. Desejo muita sorte à TAP, só não gosto é que me roubem com o argumento que estou a investir numa empresa “bandeira nacional”, onde os bilhetes são mais caros, o tempo de espera é maior, e tenho de fazer escala em Lisboa para viajar do Porto.

  7. Luís Lavoura

    Miguel Alves, você nâo investe nada na TAP. O Estado português está proibido, pelas regras da concorrência da UE, de pôr dinheiro na TAP. E já está proibido disso há um ror de anos. Há decénios que o Estado português não põe nada na TAP.

  8. PULGA: “Se for TAP, melhor ainda para os nossos conterrâneos que lá trabalham e descontam impostos.”

    Não sei se são conterrâneos ou não. Já viajei na Ryanair NIF PT980489806 com hospedeiras e piloto Português.

    Não sei qual das companhias emprega mais conterrâneos e qual das companhias desconta mais cá.

    Por isso não concordo nem patrioticamente com a afirmação!!!

  9. Miguel Alves

    Caro Luis Lavoura,

    Então o estado voltou a comprar parte do capital da TAP com dinheiro de quem? daquele que nasce das arvores? Isso não é investir?

    Eu compro uma empresa, isso não é meter lá capital?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s