O Sistema

Abotoa os botões de punho para amanhar a aparência. Nunca os havia usado, mas noblesse oblige, e comentar não sabe ainda bem o quê obriga ainda mais. Vai entrar no ar dentro em breve. Nunca ganhou eleições — o resultado foi até risível —, mas de certa forma tem poder. E poder interessa ao sistema. Enquanto o comentário decorre, outros estão num qualquer jantar de gala a discutir e a pensar Portugal. Acompanhados de vinho a 50€ a garrafa, versam sobre as aflições dos portugueses. O banqueiro, que no dia seguinte vai ao Ramiro almoçar com o secretário de Estado, aplaude. Nenhum dos dois paga a conta. Concordam que temos de investir em infraestrutura, idealmente autoestradas, mas qualquer coisa serve. O consórcio que o banqueiro preside e onde um ex-ministro trabalha irá concorrer, promete. Uma salva de palmas. Pensou-se Portugal.

Uma pequena reflexão fora de tempo sobre o sistema, o que ele representa, como ele sobrevive e se alimenta. No Observador.

Advertisements

4 thoughts on “O Sistema

  1. Pingback: POLITEIA

  2. lucklucky

    E tivemos mais um texto no Insurgente a dizer-nos que o PSD e CDS e a maior parte dos países Ocidentais não são Populistas mesmo que todos eles sejam precisamente isso.

  3. Ao ler este artigo não consigo deixar de pensar nos boys do ps, todos engravatados, engraxados e de fatiota estricladinha….menos os deputados, como é óbvio para não darem nas vistas deixam a gravata no hall da assembleia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s