Um dia histórico para a esquerda portuguesa

outd201005
A esquerda portuguesa em bloco chumbou ontem limites aos salários de banqueiros. PCP, BE e PS disseram ontem alto e em bom som que administradores de bancos públicos devem ganhar mais (muito mais) do que o primeiro-ministro que os escolhe e que o ministro que os tutela. Defenderam alto e em bom som que o presidente da administração da Caixa deve ganhar 20 vezes mais do que a empregada de limpeza da sucursal de Vila Real. Tiveram ontem a oportunidade de diminuir essa desigualdade, mas perceberam que o melhor para a Caixa era não o fazer.

Foi um dia histórico para a esquerda portuguesa. Ontem, finalmente, aceitaram que para certas posições se justificam salários elevados para que as empresas possam ter acesso aos melhores quadros. Digo finalmente porque ainda há pouco tempo defendiam ideias desastrosas como o limite dos salários dos executivos de empresas privadas. Ainda há pouco tempo achavam imorais os salários dos executivos.

Ontem foi diferente: a esquerda aceitou a desigualdade salarial como forma de premiar e garantir a boa gestão de uma empresa. Celebremos este passo único na literacia económica dos partidos de esquerda. Governar é o melhor antídoto contra o populismo.
screen-shot-2016-12-08-at-3-07-06-pm

Advertisements

9 thoughts on “Um dia histórico para a esquerda portuguesa

  1. Muito bem visto!… A experiência da geringonça foi boa para mostrar como a esquerda portuguesa é tão hipócrita. Nunca tão baixo nível se viu entre políticos como aquele que Catarina Martins e Jerónimo de Sousa demonstram. São como os beatos que, lá porque vão à missa todos os dias, se acham moralmente superiores e não é preciso demonstrar por ações. Pelo contrário, o seu comportamento na prática pode ser execrável que não atingirá a sua superioridade moral.

    Esquerda = Podridão moral, ao ponto de dar vómitos.

  2. lucklucky

    Tretas.

    A Esquerda sempre se esteve nas tintas para a igualdade. Isso é só um pretexto argumentativo para lhe darem o Poder.

    E quando se controla a mensagem (via jornalismo) amanhã, ou hoje no telejornal já podem voltar a dizer-se muito escandalizados com os salários milionários.

  3. Muito bem
    Estes defensores dos operários também já defendem que os gestores que apresentem prejuízos nas respectivas empresas devem ser gratificados tendo em conta que quanto mais rápida e maior for a falência melhor para o seu objectivo final
    — Fabricar pobres e miséria.
    Eu sabia que eles iam chegar a este caminho
    Quanto mais pobres e mais miseráveis houver melhor e maior é o seu campo eleitoral,
    Veja-se a Coreia do Norte e Cuba, por exemplo, em que eles ganham sempre com percentagens acima dos 99 %.

  4. Estou impaciente para ler a próxima prosa do Arnaldo Matos no ” luta popular ” , ao menos sirva para desenjoar dos encómios ao Garcia Pereira . Se fosse uma lei aprovada pela “outra” Direita , caía o Carmo e a Trindade.

  5. CGP,

    A Helena Garrido, http://observador.pt/opiniao/os-salarios-da-cgd-e-os-motoristas-de-estocolmo-e-nova-deli/, argumenta e bem que nao é por os salarios da equipa de gestao da CGD serem mais elevados que se garante a boa gestao.

    OK, o argumento é um bocado mais elaborado, mas a ideia geral é esta. Ela menciona o CR7 de passagem, e penso que é um bom exemplo. O futebol portugues nao pode pagar o salario do CR7, e se houvesse um clube que o pagasse nao seria por isso que ganhariam todas as competiçoes.

    Fazendo o paralelo com a CGD, aumentando os salarios para niveis de mercado (portugues) nao aumenta a qualidade dos gestores. Porque eles ainda sao escolhidos a dedo pelo governo. Se existisse um concurso publico internacional E um salario mais elevado, como argumenta a Helean Garrido, talvez aí fosse razoável esperar uma maior qualidade da gestao.

    No fundo a questao dos salarios é irrelevante em empresas publicas, que mais nao sao que tachos para os boys de serviço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s