Duas escolas portuguesas no Top 25 do FT

Os “rankings” e a exportação do ensino superior. Por Francisco Veloso.

Foi conhecido hoje o resultado do “ranking” do Financial Times para as Top European Business Schools 2016. As escolas nacionais consolidam a sua posição, obtendo o melhor resultado de sempre.

Em particular, pela primeira vez, duas das três escolas portuguesas estão presentes dentro do “top” 25, juntando-se este ano à Católica Lisbon School of Business and Economics, que começou a fazer parte deste seleto grupo em 2013, a Nova School of Business and Economics.

É naturalmente motivo de grande orgulho para a Católica-Lisbon, escola que tenho o privilégio de dirigir, alcançar esta prestigiada avaliação. A faculdade foi pioneira em Portugal no reconhecimento do Financial Times, e tem liderado este “ranking” a nível nacional de forma muito consistente. A posição #23 entre 90 classificadas, a melhor de sempre de uma escola nacional, é um resultado que espelha a qualidade e consistência da investigação e ensino da faculdade a todos os níveis.

Mas o reconhecimento conjunto de várias escolas é também espelho da capacidade e potencial do ensino superior nacional para se afirmar internacionalmente. De facto, se olharmos para as outras escolas que fazem parte do “top” 25, encontramos sete baseadas em França, cinco no Reino Unido, três espanholas (todas no “top” 10, note-se), duas vindas da Alemanha, Holanda e Suíça, e ainda uma italiana e outra belga. Vale a pena refletir um momento sobre esta composição, porque demonstra bem como o mercado europeu de educação a nível superior está neste momento aberto às escolas e regiões capazes de criar ofertas competitivas a nível internacional. Estando presentes as principais economias do continente, algumas regiões, com destaque para Portugal, têm um reconhecimento que vai muito além do que seria esperado dada a sua dimensão e desenvolvimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s