Trazer a Tesla Gigafactory para Portugal?

À hora que escrevo este post, o grupo no Facebook “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” já supera os 30 mil membros. No início do mês o Web Summit trouxe a Lisboa milhares de empreendedores e despertou a curiosidade (mediática!) dos portugueses. Ora, num país com tanto socialista, é de louvar o recente entusiasmo pela actividade empresarial.

"Tesla Model S headlight" - Yahya S. @flickr.com (creative commons, edited)
“Tesla Model S headlight” – Yahya S. @flickr.com (creative commons, edited)

No entanto, faço aqui um desafio àqueles que estão a tentar convencer o presidente e fundador da Tesla Motors, Elon Musk, a construir uma fábrica de baterias em Portugal: usem todos argumentos disponíveis mas não peçam ao Estado para beneficiar UMA empresa, o Estado deve tratar TODAS as empresas como iguais. E há cerca de 1 milhão de empresas em terras lusas!

Elon Musk certamente poderá ser mais facilmente convencido pelo Primeiro-Ministro António Costa se este lhe prometer avultados benefícios fiscais. E, politicamente, o secretário-geral do PS até conseguiria “comprar” bastantes votos com tal notícia (criação de postos de trabalho, seria o slogan imediatamente ecoado nos órgãos de comunicação social). Mas e as centenas de milhares de empresários portugueses (e estrangeiros) que todos os dias lutam para criar valor para os seus clientes? Não merecem eles igual tratamento? Quantos postos de trabalho seriam assim criados?

15 pensamentos sobre “Trazer a Tesla Gigafactory para Portugal?

  1. João

    li isto e não consegui evitar um sorriso a pensar na candura do BZ enquanto faz este apelo.
    vivemos num país de socialistas/comunistas de pacotilha que não olham a meios para perpetuar o poder. querem eles lá bem saber do restante milhão de empresas que há no país. a não ser que tenham riqueza acumulada para ir buscar

  2. JOÃO : “socialistas/comunistas de pacotilha que não olham a meios para perpetuar o poder. querem eles lá bem saber do restante milhão de empresas que há no país. a não ser que tenham riqueza acumulada para ir buscar”

    Sim, é verdade !…

    Mas é do interêsse bem compreendido desses “socialistas/comunistas de pacotilha” levar em alguma conta “o restante milhão de empresas que há no pais”.
    Isto porque, se não for o caso, mesmo que tragam a “Tesla”, deixam de ter suficiente “riqueza acumulada para ir buscar” pelo que, mesmo que consigam entretanto ganhar algum tempo de poder, muito dificilmente conseguirão “perpetuar o poder” !

    De qualquer modo, imagino que o BZ não estivesse a querer convencer “socialistas/comunistas” de que o seu verdadeiro interêsse a prazo deveria ser o de não sugar ainda mais as empresas portuguesas mas antes a tentar chamar a atenção daqueles que ainda acreditam que discriminar entre empresas favorecendo apenas algumas contra todas as outras é uma boa politica para criar mais riqueza e mais empregos em termos liquidos !

  3. RROCHA : “Então agora não e para seguir o exemplo do “tigre celta” ?”

    É !…
    A Irlanda tem impostos baixos e um bom ambiente de negócios para TODAS as empresas !…
    É o que atrai as “Google” e as “Apple” !!

  4. JP-A

    É perguntar ao PM se esse acordo irá verter para o público ou se será um papel secreto como o das SCUTs e dos restantes “investimentos” socialistas do passado.

  5. E quantos postos de trabalho seriam sacrificados (o tal efeito de “o que não se vê” – F- Bastiat) pela punção fiscal, por impostos agora ou dívida e impostos futuros, que tal ajuda de Estado exigiria?

  6. Ricmagx

    Desta vez não concordo. Uma Tesla em Portugal não interessa pelo emprego em si (número), como é óbvio seria bom mas a mais valia seriam todas as novas empresas extra Tesla e todo o conhecimento e capacidade tecnológica que o nosso pais ganhava. Não me parece que criar 3000 postos de trabalho em pequenas empresas sejam equivalentes á alavancagem que a autoeuropa tem á região donde se insere.

  7. Se a Tesla vier para Portugal é porque o senhor não faz a minima ideia quais as taxas e taxinhas , além do IVA a que estes produtos estão sujeitos, tal e qual como os pneus e os carros. Nos popós além de levarmos com O IVA ainda temos que pagar o IA , mais não sei quantas taxas. Se começam a fazer aqui as baterias vão provocar aumentos de preço e de que maneira. O melhor é emigrar mos 900.000 para os States em troca com os egípcios que vêm para cá!

  8. RicMagX,

    «Uma Tesla em Portugal não interessa pelo emprego em si (número), como é óbvio seria bom mas a mais valia seriam todas as novas empresas extra Tesla e todo o conhecimento e capacidade tecnológica que o nosso pais ganhava.»

    Sabe a diferença entre uma linha de montagem e de uma linha de fabricação?

  9. «E quantos postos de trabalho seriam sacrificados (o tal efeito de “o que não se vê” – F- Bastiat) pela punção fiscal, por impostos agora ou dívida e impostos futuros, que tal ajuda de Estado exigiria?»

    Nos Estados Unidos de Obama há Photo-ops para a mérdia, aqui há dias históricos no consulado do gran-chefe 44.

    Portugal estará a pagar tanta história nas décadas que se seguem.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.