Que significa “se as eleições fossem hoje”?

«Se as eleições fossem hoje». Esta é a habitual introdução das sondagens sobre as preferências políticas dos inquiridos no momento. Nesta última o PS estaria próximo da maioria absoluta.

Porém, considerem o seguinte: uma legislatura tem duração de 4 anos. Ainda só passou 1 ano. Se as eleições fossem hoje algo teria acontecido para Governo de António Costa ter caído em desgraça. Com tal em mente, se as eleições fossem hoje acham que estaria mesmo PS próximo da maioria absoluta?

costa_centeno_troika

Anúncios

19 thoughts on “Que significa “se as eleições fossem hoje”?

  1. Basta, a A.Costa, ser ainda mais habilidoso e fazer com que o eleitorado fique com a ideia de que foram as muletas da geringonça (BE e PCP) a forçar a queda do governo. Impossível não é, e o eleitorado português é pródigo em engolir novelas sem sentido crítico.

  2. A sondagem hoje divulgada por um jornal Nortenho dirigido por um general Prussiano tem como objectivo único ajudar um governo em claras dificuldades que embora assumidas em surdina são objectivamente reais. A degradação económica e politica falará por si e apenas terá que ser dado tempo ao tempo.

  3. JP-A

    Se as eleições fossem hoje o PS do Costa Concórdia poderia ter 120% do votos expressos, ou até mais. Há quem fale até em 150%.

  4. JP-A

    Como dizia um amigo há uma série de anos, num país com líderes de empresas de sondagens a passear alegremente no palco de congressos partidários transmitidos pela TV, é difícil imaginar o que se passará nos bastidores de uma casa de meninas.

  5. JP-A

    Isto são os resultados de uma sondagem sobre a criatura que chegou hoje ao ponto de dizer para a TV que o BES e o Banif faliram por mãos do PSD e que a CGD ia a seguir. É fantástico! Era caso para o Ministério Público o chamar como testemunha, não fosse este país um circo. Podia ser que lhe perguntassem se ele ou algum dos tão sem sempre bem informados satélites sabiam ou não quem tinha sido a fonte da TVI – já que sabe tantas coisas, pode ser que também saiba esta. Este homem é uma nódoa sem pinga de sentido de estado, para não dizer mais. Não espanta que o Guterres tenha fugido desta pocilga.

  6. MP

    Apesar de não acreditar… temos que ser pragmáticos… Não é a Aximage nem a “Erro”sondagem, é a Católica.. É mais credível e os resultados tem sido mais assertivos, mas se isto é(ou se fosse) verdade, então este povo, além de não ter aprendido nada, merece todo o ciclo de bancarrotas e pobreza que por ai venham. Não terei pena dos próximos anúncios de cortes quando o próximo resgate chegar, simplesmente me rirei..

  7. André Miguel

    O Costa Segundo não terá coragem para fazer a figurinha da foto, ele só dá boas notícias.
    Mas bem vistas as coisas, às tantas ainda tem a lata de dizer que será um grande dia para Portugal, pois é sintoma de maturidade democrática pedir ao FMI uns conselhos, sim não é ajuda, e construir um debate construtivo e enriquecedor sobre a sustentabilidade das contas públicas, perdão, sobre o futuro de Portugal. Será um glorioso feito e de grande mérito para todas as portuguesas, portugueses e para os outros também. Depois é condecorado pelo dos afectos.

  8. MP

    André Miguel, é essa leviandade, com que tratam os mencheviques , neste barco remendado a beira mar plantado que me irrita profundamente, mostra o fanatismo doentio e disfuncional deste povinho provinciano, tenho muita pena de quem trabalha em Portugal e produz riqueza e ser atormentado com socialistas todos os dias… Se fosse Passos neste caso da CGD… UI…. Lisboa era cinzas… Era só estilhaços! Só mesmo quando o salário não cair ao final do mês nos fúncios é que esta gente aprende(dúvido!)

  9. Francisco Lx

    Ui! Quanta imaginação par dar a volta a uma coisa tão simples quanto saber se as pessoas estão satisfeitas com este governo ou preferiam ter o Passos e Portas.

  10. CP

    Isso quer dizer que se as eleições fossem hoje o Costa tinha o mesmo que as sondagens lhe davam antes das últimas eleições!

  11. André Miguel

    MP, eu também duvido que o povo aprenda.
    O dia que o salário não cair na conta verá como o próprio povo irá forçar a cubanização do país, exigir a saída Euro e o incumprimento da dívida. Vai uma aposta? A esquerda deste país não dorme, eles esperam há precisamente 41 anos (vê comemorações no dia de hoje???) pelo momento certo. A educação e o jornalismo têm feito um trabalho notável nesse sentido, é ver a falta de espírito critico e a estupidificação notável de todo um povo que come tudo o que lhe metem no prato.
    Enquanto isso o pessoal liberal e de direita temos sido muito ingénuos e perdulários, já era hora de perder a vergonha e começar a chamar as putas pelos nomes.

  12. Mas umas quantas sondagens destas e o Costa arranja um PRD (o Bloco está mesmo ali a jeito), o soba dos 97% dissolve a AR, as eleições são mesmo “hoje”, e o “poucochinho” tem maioria absoluta enquanto a contas dos aumentos e dos passes para todos não chega. Essa é que é (tristemente) essa.

  13. Luís Lavoura

    Quando as sondagens dão resultados desagradáveis, discute-se o significado da pergunta em vez de se discutir o resultado da sondagem.

  14. Luís Lavoura, aqui discute-se o significado de se usar termo “se as eleições fossem hoje”.
    O resultado da sondagem é claro: o eleitorado tem visão de curto prazo e depressa esquece o passado.

  15. «Se as eleições fossem hoje», o que significa, afinal? Isto é que se chama um post rebuscado. Parece uma convenção de jesuítas e dominicanos numa discussão escolástica.

  16. Pingback: Que significa “se as eleições fossem hoje”? (2) – O Insurgente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s