Sondagem: SMN (1)

Salário Mínimo Nacional (SMN). Entre as duas seguintes opções qual escolheriam?

Anúncios

10 thoughts on “Sondagem: SMN (1)

  1. mariofig

    Este é o SMN(1), o que pressupõe que haverá pelo menos o SMN(2), portanto aguardarei pela pergunta do segundo antes de votar no primeiro.

    O problema é que posto desta forma simplista, a pergunta não é fácil de responder. É claro que numa economia liberal seria inteiramente a favor da eliminação do Salário Mínimo. É aliás condição sine qua non e um desejo pessoal. Mas nós não temos uma economia liberal em Portugal. Também não temos uma economia competitiva em muitos sectores produtivos, nem um número suficiente de qualificados, para que o mercado do trabalho possa existir num clima de concorrência saudável tanto entre os que oferecem, como entre os que procuram.

    Se a eliminação do SMN fosse acompanhada com outras medidas de abertura do mercado do trabalho, reduzindo os impostos sobre as empresas, impulsionando o investimento estrangeiro, eliminando entraves à criação de empresas, reduzindo os custos do ensino, motivando o renascimento do sector industrial, eliminando a mão do estado, etc, então sem dúvida votaria pela eliminação do SMN e aguentaria os anos iniciais de ajuste com salários potencialmente mais baixos.

    Mas de momento, nesta realidade económica, por muito que me custe, o SMN é a única garantia de sobrevivência para muita gente que necessita de conviver com os atuais preços dos produtos e serviços. Pelo que sem mais outro dado a acrescentar à atual pergunta, me veria obrigado a responder SIM ao SMN mesmo com um maior número de desempregados.

  2. Apenas e só por princípio é que voto: inexistência de SMN e desemprego 5%. Dado que pelo contexto português, é impossível que o País tenha qualidade de vida sem um SMN definido.

  3. O SMN deve ser pura e simplesmente abolido porque causa desemprego entre os mais pobres e os menos qualificados. Até há bem pouco tempo, a Alemanha NÃO tinha SMN. Querem comparar Portugal com a Alemanha?

  4. rrocha, até podem ter. Se SMN for suficiente alto para impedir a contratação de trabalhadores menos qualificados/produtivos.

  5. E quem diz que a inexistência de SMN derá um desemprego de 5%? E porque não uma terceira opção de SMN de 1000€ e desemprego de 0%? Embora os dados económicos indiquem que as variáveis possam estar inversamente relacionadas, é uma pergunta demagógica?

    O SMN também evita abusos da entidade patronal. As pessoas devem receber pelo seu trabalho. Se uma empresa não consegue pagar 3€ líquidos à hora a um trabalhador, a empresa deve fechar pois não faz falta a uma economia moderna como a que queremos.

  6. Ah, e se é verdade que nos pequenos negócios uma redução do SMN pode trazer mesmo mais emprego, já no caso das grandes empresas, faz toda a diferença, imagino por exemplo a Sonae ou grandes empresas de call-centre; o abaixamento do SMN era apenas a transferência de capital dos trabalhadores para os acionistas, logo altamente injusto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s