“Os americanos” e “os portugueses”

Não deve haver muita gente mais anti-Trump do que eu. Mas não embarco naquilo em que muito “intelectual” português ao estilo Rui Tavares vai embarcar a partir das próximas horas, insultando “os americanos” pela sua suposta “estupidez”. Os americanos que votaram em Trump fizeram, acho eu, uma escolha erradíssima. Mas enquanto “nós” portugueses continuarmos a eleger gente do calibre de Sócrates (um mentiroso patológico bem parecido nesse aspecto com Trump) e a dar credibilidade a burlões como Louçã, os “jovens turcos” do PS, Paulo Portas ou os “notáveis” do PSD, não vejo razão para a típica sobranceria preconceituosa que essa gente gosta de alardear sempre que “os americanos” escolhem um presidente que não lhes agrada. Mesmo quando (como é o caso agora e não foi com Reagan ou Bush, por exemplo) essa escolha ultrapassa os limites do razoável: pura e simplesmente, “nós” não temos legitimidade para termos essa atitude em relação “aos americanos”.

Anúncios

25 thoughts on ““Os americanos” e “os portugueses”

  1. Talvez o Rui Tavares queira fazer o que os EUA faziam aos países centro e sul-americanos estilo República das Bananas…

    Já agora, essa pessoa já pagou a dívida do partidozeco que fundou para promover o culto de personalidade e poder aparecer na televisão?

  2. “Se o Trump ganhar, a França continuará a trabalhar com os EUA” diz o ministro dos negócios estrangeiros francês!
    Grande LOL, como se a França contasse alguma coisa no xadrez internacional, é que ainda não lhes caiu a ficha…

    Em Portugal, o Parlamento das Esquerdas vai emitir um voto de pesar e recomendar sanções europeias contra os EUA (a ver se livramos as nossas costas)!

  3. Os americanos são estúpidos; os tugas são estúpidos; os bifes são estúpidos… se calhar o problema é deixar tantos estúpidos terem tanto poder…

  4. A.R

    Eu disse aqui que o Trump ia ganhar. É uma lição de perseverança, é uma lição do espírito americano, é uma lição que um discurso simples e claro, encarando a verdade sem medo e apresentando-a às pessoas e que elas entendem, faz eco num meio de mentira e ilusionismo, é uma lição que dinheiro sujo pode não fazer um presidente.
    É uma vergonha para todos os órgãos de comunicação social que mais pareciam delegações da comissão eleitoral da víbora.

    A democracia regressou e os partidos que se revejam (incluindo o republicano).

  5. André Miguel

    “Os americanos são estúpidos; os tugas são estúpidos; os bifes são estúpidos… se calhar o problema é deixar tantos estúpidos terem tanto poder…”

    Os tugas é que são espertos. Há 40 anos a pagar bancarrotas pelos mesmo de sempre e a votar neles. Força Portugal!

  6. lucklucky

    “Os americanos são estúpidos; os tugas são estúpidos; os bifes são estúpidos… se calhar o problema é deixar tantos estúpidos terem tanto poder…”

    Ora eu que pensava que o problema é a Política ter tanto poder.
    Nunca vi um Guna preocupado com o Poder que a Política tem.

    Vamos aliás ver o Guna pela primeira vez preocupado com o respeito da Constituição.
    O Guna vai escrever vários posts sobre a Constituição, vai finalmente descobrir que é bom ter limites ao poder.
    Até vai parecer um perigoso neoliberal!

    Mas só enquanto Trump for Presidente. Depois volta logo a ser socialista!

  7. Manuel Assis Teixeira

    A esquerdofilia e os bem pensantes do sistema estao agora a pensar como refazer o discurso!

  8. Trump não é tão mau como o “establechiment” socialista ( media , academico-burocratas e corporações do regime socialista) o pinta . È bem melhor que Klinton que espalhou a guerra e a corrupção por todo o lado .
    Á parte alguns exageros de linguagem e de intenções (apenas politicas ) em termos de economia há a real hipótese de os US deixarem o “caminho para o socialismo” ou seja o empobrecimento , e virarem a pagina de um periodo negro para os americanos e o mundo , onde a liberdade , a verdade e a honestidade já pouco valem.

  9. André Miguel

    “A esquerdofilia e os bem pensantes do sistema estao agora a pensar como refazer o discurso!”

    Já ouvi na RTP3 um tipo dizer que o Trump é perigoso porque vai implementar políticas antiliberais e protecccionistas! Caramba mas se é isto que os nossos jornalistas tanto gostam! LOOOL

  10. PBS

    Ainda assim, acho que há diferença entre eleger um cartoon cómico para presidente dos EUA e eleger um charlatão dissimulado.

  11. Rui Ferreira

    Excelente post, resume tudo. 19% dos portugueses votaram em 2015 em partidos de idelogia mais autoritária do que Donald Trump e com maior historial de mortos do que Hitler. Não têm qualquer legitimidade para dar lições aos americanos.

  12. …..”pura e simplesmente, “nós” não temos legitimidade para termos essa atitude em relação “aos americanos”….. nós, nem sequer a nossa própria votação tem legitimidade….. votamos nuns e “ganham” os outros….. não se esqueçam!!!!!

  13. AB

    O resultado de extinguir a classe média é este. Não sei se Trump vai ser mau, o tempo o dirá, mas os Clinton, agora sem protecção, se forem bem escrutinados, creio que mostrarão um nível de corrupção que só apanhará de surpresa quem não lê. Veremos.

  14. Bruno,

    O Bruno até nem tem razão nos paralelos entre Trump e Sócrates. Ontem, enquanto almoçava no restaurante do terraço da Torre Sócrates, lá para Belém, ouvia de um amigo meu que o tal Trump vivia de dinheiros sabe-se lá de onde vieram, depois de andar a fazer favores a meio mundo enquanto era governante de um país. Ainda mais me disse, que lá o Donalde tinha gostos caros: que pagava mais por um fato do que aquilo que ganhava enquanto servidor público.

    Um honesto empresário como o Sócrates, que construiu a sua fortuna por meios lícitos, com génio e persistência, não pode ser comparado a um ex-governante troca tintas como o Donald! Reveja lá as suas comparações.

  15. Guna,

    Os americanos deixarão de ser estúpidos para si quando vierem em massa para Portugal, fugidos do inferno que são os Estados Unidos desde 1776, porque aqui é que se vota bem.

    Ouvi dizer que as nossas ruas são pavimentadas a ouro. Ou, pelo que pagamos pelas auto-estradas que ninguém usa, bem poderiam sê-lo.

    Os americanos não deixarão de vir bater à nossa porta e de pedir conselho ao mui avisado, assisado e pleno da mais alva estultícia chamado Guna.

  16. Bruno Alves,

    “Não deve haver muita gente mais anti-Trump do que eu”

    Toda a gente pode cometer um erro estúpido na vida sem por isso ser estúpido. Não se repita duas vezes, senão o rótulo ser-lhe-á inevitável.

  17. Francisco Miguel Colaço,

    O que é que eu disse que o leva a concluir que os tugas votam bem??? Leia devagarinho, da esquerda para a direita.

  18. Argumento absurdo. Lembro que a responsabilidade não se partilha a 50% entre o eleitor que votou trump (ou sócrates) e o que votou contra. quem votou trump (ou Louça) é 100% responsável pelo eleito, o outro fez o que podia. Eu não votei em nenhum deles. Não posso criticar quem votou? Ou sou automaticamente responsável pela escolhas dos outros?

  19. Caro Daniel, olhe que percebeu mal o que eu escrevi, porque eu concordo consigo. Claro que não se partilha a 50% a responsabilidade entre quem votou por Trump (ou Sócrates) e quem votou contra. Por isso mesmo pus “os americanos” ou “os portugueses” ou “nós” entre aspas. O que estava a dizer era precisamente que essa tendência que muita gente quem tem em dizer que “os americanos” são isto ou aquilo porque uma parte deles fez uma escolha de que não gostam ignora que “os portugueses” também teriam de ser isto ou aquilo porque alguns fizeram escolhas que, honestamente, não são propriamente muito melhores. Critique à vontade o que quiser, que eu faço o mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s