Frente isolacionista revolucionária

O meu texto de hoje no Observador. Porque não são só os eleitores de Trump que são ignorantes. E, por estes dias, nem só a esquerda é revolucionária.

‘Não é só nos Estados Unidos que as ideias protecionistas e isolacionistas têm fôlego. O Brexit não é nada além disso, e vamos ver para onde irá a União Europeia. São também umas ideias filhas diletas da ignorância. Historicamente o mundo tem aumentos de prosperidade quando há maiores trocas comerciais entre os países. Sucedeu no século segundo antes de Cristo, quando explodiu o comércio entre os impérios chinês, persa e indo-grego e o mundo helénico e romano através das rotas da seda terrestre e marítima. Outra vez depois dos descobrimentos europeus. Mais uma vez a partir do século XX. Este dinamismo comercial espevita os avanços tecnológicos, filosóficos, artísticos. Já o mundo de Trump e dos seus apoiantes é paroquial, imobilista – e mais pobre.

Em boa verdade é uma ignorância parecida com a que Jerónimo de Sousa conta para louvar, aparentemente sem estar entorpecido por substâncias psicotrópicas, as maravilhas da União Soviética e da ‘democracia avançada’ (aquilo que as pessoas não infetadas pelo vírus marxista chamam de ditadura). Na realidade paralela de Jerónimo de Sousa, ‘a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), num curto período de tempo histórico, alcançou um significativo desenvolvimento industrial e agrícola, erradicou o analfabetismo e generalizou a escolarização e o desporto, eliminou o desemprego, garantiu e promoveu os direitos das mulheres, das crianças, dos jovens e dos idosos, o desenvolvimento de múltiplas formas de expressão artística, conquistou um elevado nível científico e técnico’. Leram bem. Vão lá tomar um chá de tília para acalmarem com a falta de vergonha alheia.’

O texto todo está aqui.

Anúncios

11 thoughts on “Frente isolacionista revolucionária

  1. Luís Lavoura

    Este dinamismo comercial espevita os avanços tecnológicos, filosóficos, artísticos.

    E também religiosos. Não é por acaso que o cristianismo surgiu durante o Império Romano, no qual houve intenso intercâmbio entre os judeus e outros povos com diferentes religiões.

  2. Luís Lavoura

    a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), num curto período de tempo histórico, alcançou um significativo desenvolvimento industrial

    Isto é uma verdade objetiva, a URSS industrializou-se muito rapidamente até à Segunda Guerra Mundial. Foi o seu período de “take-off” económico.

  3. Ou muito me engano ou anda muita gente a tirar conclusões precipitadas sobre o Trump.
    Vamos aguardar para ver se em Março de 2017 as opiniões se mantém.
    O Reagan também foi objecto de considerações destas e foi um excelente presidente.

    Não acredito na xenofobia de um homem casado com uma mulher estrangeira. E duvido que algumas das medidas mais exóticas venham a ser colocadas em prática.
    Os EUA têm sempre um grande equilíbrio entre o Presidente e o Congresso.

    Quanto ao Jerónimo, só o posso acusar de ser coerente. Afinal o Barreirinhas Cunhal (que o Inferno tenha) dizia que a União Soviética era o “Sol do Mundo”… depois eclipsaram-se… (os 2: o Barreirinhas e a URSS).

  4. O “establishment” está em pânico !… Tenham calma , o homem não vai isolar-se , nem impedir o comercio , nem fazer o muro com o mexico !!! Isso não é assim tão simples e até nem é disso que os socialistas têm medo . Eles têm medo é dum presidente que não é cão de fila de interesses instalados e que , possilvelmente não será comprado como a klinton ou outro qualquer socialista o seria facilmente . Habituem-se porque o socialismo irá mesmo cair mais tarde ou mais cedo , mesmo aqui na europa.

  5. Comparar evolução de um mundo com menos de 100 milhões de almas, com outro de 7 mil milhões, onde o “crescei e multiplicai-vos” não tem lugar, é uma palermice.

  6. Luis

    Não me parece que venha aí nenhum grande retrocesso em termos de comércio livre global. Aquilo não é a Rússia e as instituições e a realidade moderação os ímpetos protecionistas.

  7. A menina está tão frenética no TWITTER. Continua a desancar no Trump e a projectar os seus devaneios nas futuras acções do presidente. A campanha já acabou. Tome um duche de água fria e descanse uns dias. O Trump só toma posse em Janeiro salvo erro. Aproveite para descansar. Nessa altura o melão já deve ter encolhido.

  8. Uma apoiante da Hilária a falar na seriedade dos apoiantes de Trump, eh,eh,eh. Deixa-me rir. Foi tanta a palha que os media liberais americanos forneceram aos “burros” nos últimos meses, que agora é inevitável a má digestão do resultado eleitoral.

  9. André Miguel

    Quando supostos liberais desancam desta forma no Trump isto só pode ser muito bom. Estão a cair as máscaras.
    Como dizia Mises: “you’re all a bunch of socialists!”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s