O Mr.Nice Moreira

http://www.porto.pt/http://www.porto.pt/noticias/cinema-regressa-a-baixa-com-mais-descontos-

A notícia acima referida  de que a CMP vai pagar a reabertura de salas  de cinema na Baixa do Porto, oferecer bilhetes e concorrer no mercado cinematográfico com as grandes salas de cinema, pagando  30.000euros a 3 salas deixa-me completamente estupefacto para não dizer outra coisa. Talvez não o devesse ficar, se estivesse atento à maneira de fazer política no Porto nos últimos 3 anos.

É que a persistência no erro dos nossos políticos, de Norte a Sul, é confrangedora. O uso de dinheiros públicos, locais ou centrais, a justificar gastar para uns poucos o que o mercado não aceitava , ou não financia, sejam salas “bebé ” ou “adultas”, é uma forma de Governar de uma elite , talvez julgando-se iluminada, mas que molda nas pessoas a sua forma de entender as necessidades próprias em vez de deixar para a sociedade (indivíduos e empresas) a procura das melhores ideias. 

Eu sei que há muitas cinéfilos que gostarão de ver estes filmes independentes (eu próprio serei um deles) a preços reduzidos e com uma oferta de bilhete a acompanhar, mas dentro de 12-18 ou 24 meses, quando as salas tiverem meia dúzia de pessoas na sessão e os custos com a electricidade, com o pessoal, com a manutenção dos equipamentos , etc continuarem a necessitar de ser pagos , veremos quem vai pagar a fatura . Serão certamente, como já o são agora, todos os munícipes e empresários  do Porto. Não irão ser apenas aqueles  que agora aplaudirão mas que depois optarão por fazer uma sessão privada em casa, um download legal ou umas pipocas no micro ondas doméstico  para evitar o frio invernil da cidade Invicta.

Podemos sempre argumentar que há dinheiro para tudo, ainda que saibamos que não é assim, mas o dinheiro aplicado aqui , é dinheiro retirado do orçamento de bairros sociais, do apoio de saúde ou de outras funções sociais essencias nas  Câmara enquanto Governo de proximidade . 

Very nice, Mr.Nice

#BoaSortePorto

Anúncios

3 pensamentos sobre “O Mr.Nice Moreira

  1. As baixas do Porto e de Lisboa estão consideravelmente animadas e constituem lugares agradáveis para se passear, de dia e de noite.
    Curiosamente o principal promotor desta animação e “movida” que se vive é o alojamento local que se pretende combater e taxar. As “low cost” são outro co-responsável.
    O combate às “airbnb” e a concessão de subsídios a cinemas ou casas “para jovens” mostra bem que Portugal é o país onde melhor se aplica a reflexão de Reagan “Government’s view of the economy could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it.”

  2. Luís Lavoura

    Talvez o Manuel Puerta não saiba, mas em praticamente todos os municípios do país há uma política cultural que subsidia a realização de eventos diversos, entre eles a realização de espetáculos de teatro e cinema, a manutenção de salas de espetáculo, etc.
    Passe por exemplo o Manuel Puerta pela estrada nacional nº 1 na Mealhada e, em vez de ir comer um leitão, olhe para o Cine-Teatro Messias, mesmo ao pé da estrada, bem recuperado e onde, de quando em vez, passa uma fita. Julga que aquilo existe ali por obra e graça da iniciativa privada?
    Pode o Manuel Puerta não gostar da ideia, mas 90% da cultura europeia não existiria hoje se não tivesse sido patrocinada por entidades estatais. Desde Bach a escrever obras para Frederico o Grande até ao palácio da Pena.

  3. Estou de acordo consigo que há muitas formas de cultura que hoje não existiriam se os reis absolutistas e outros iluminados não tivessem usado o dinheiro que roubavam aos seus “súbditos”. No entanto nem estamos a falar de música, teatro , ópera ou ballet, nem estamos a falar de uma época em que essa realeza com “dons especiais” para saber o que é cultura tenha sobrevivido às modernidades da Internet &al.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.