Investimento público: propaganda e realidade

“Investimento Público: uma comparação alternativa” de Pedro Romano (Desvio Colossal)

“O Investimento Público vai crescer 22% em 2017 (…) O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, garantiu esta terça-feira, 18 de Outubro, que o investimento público vai aumentar no próximo ano em 750 milhões de euros face à execução estimada em 2016.”

Isto é verdade e bate certo com o que está no OE 2017; mas não é nada óbvio que a execução de 2016 seja o melhor termo de comparação. Afinal de contas, em 2016 o Investimento Público (IP) deve ficar bem abaixo do orçamentado – e o valor orçamentado já era, ele próprio, o mais baixo de sempre.(…)

invpublico_promano

Ah, e se a comparação for feita tendo como referência o ano de 2015, então o IP até cai ligeiramente, como se vê na imagem.

5 pensamentos sobre “Investimento público: propaganda e realidade

  1. Não sei o que “eles” estimaram para 2016, mas deve ter sido uma merdice porque as obras da Nacional 125 pararam a meio ((se calhar nem a meio) em fins de Junho, diz que por causa do turismo, e ainda não recomeçaram….
    Caricatamente apenas o pcp já se foi queixar ao governo, todavia os algarvios andam caladinhos que nem uns ratos….nem mesmo as câmaras protestam… que terá acontecido? Perderam o pio?

  2. Não havendo superávit nas contas públicas só haverá investimento público à custa de endividamento público.

    Também eu gostava de ter sol na eira e chuva no nabal…

  3. Só que neste caso tratou-se de cortar no investimento público para aumentar os parasitas visto que o aumento do endividamento público continuou não é manolocerebrodemerdia?

  4. JoaoMiranda

    O investimento para 2017 deve ser comparado com a minha noite de amor com a Sara Sampaio, dado que são dois eventos na mesma categoria de eventos:

    1. Ainda não aconteceram
    2. Podem vir a acontecer

  5. MANOLOHEREDIA : “Não havendo superávit nas contas públicas só haverá investimento público à custa de endividamento público.”

    Mas os partidos da “geringonça” não criticaram o governo anterior por não fazer mais investimento publico prometendo que com eles este iria aumentar e muito ??!!…

    E prometeram ainda acabar com a austeridade, aumentar o consumo, o investimento, o crescimento economico, acabar com a pobreza, o desemprego, a miséria, as listas de espera nos hospitais, a falta de meios nas escolas, etc, etc …. e conseguindo ainda por cima … reduzir a divida !!!!

    Prometeram exactamente o sol na eira e a chuva no nabal que o Manolo gostava de ter …

    Já não gosta ??!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.