Sobre a atribuição do prémio nobel da literatura a Bob Dylan

“For having created new poetic expressions within the great American song tradition” – é esta a justificação do júri para atribuir o nobel da literatura a Bob Dylan. Premiar a excelência não só com base num visão tradicional ou estanque da literatura – e da arte – mas com base numa visão alargada, flexível, que reconhece a relação entre várias expressões artísticas, premiando a excelência de um (enorme, é verdade) contributo para a música, poesia e literatura. Premeia-se a excelência de uma forma transversal, portanto, em tudo, em todas as artes. Premeia-se a criatividade, talvez? Premeia-se a criação, o contributo. Não interessa, nestes tempos pós modernos tudo é arte. Mas, sejamos um bocadinho tolerantes: o premiado é Bob Dylan. Viva a Pós Modernidade!

4 pensamentos sobre “Sobre a atribuição do prémio nobel da literatura a Bob Dylan

  1. Depois do caneco no Europeu e da Eleicao do António , esta eleicao do Dylan faz um bom prenuncio para o protagonismo de Portugal , já estou a imaginar o Prémio Nobel da Economia 2017 para o Centeno ou o Prémio Nobel da Física 2017 para a Ana Gomes ( embora ande já para aí um twiter infeliz a fazer lobby para a Charlize Théron ) .

  2. Helder Ferreira

    Graça, a Academia Sueca chega 100 anos atrasada. Há exactamente 100 anos em Zurique, o Tristan Tzara, o Hugo Ball, o Jean Arp entre outros deram início ao movimento que defines no post. Espero que em 2017 seja eu um dos propostos para o Nobel da literatura considerados os meus tuítes ou posts no facebook. Porque não? 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.