DBRS avisa que Portugal está preso num “ciclo vicioso”

Jornal de Negócios

A duas semanas de rever o rating de Portugal, a DBRS avisa que a economia está presa num “ciclo vicioso” de dívida, baixo crescimento e adiamento das reformas.

A agência de notação financeira DBRS considera que a economia portuguesa está presa num “ciclo vicioso” de dívida elevada, baixo crescimento e adiamento de reformas económicas.

Ao Financial Times, Fergus McCormick, economista-chefe da agência canadiana, explicou que o crescimento desacelerou e os juros da dívida pública subiram, colocando uma “pressão descendente” sobre o rating.

Será pouco provável que a próxima revisão traga já um “downgrade” da notação da dívida soberana. Mas é cada vez mais provável a revisão do “outlook” para negativo.

8 pensamentos sobre “DBRS avisa que Portugal está preso num “ciclo vicioso”

  1. A situação deve estar a melhorar.
    Por aqui previa-se há uns tempos a descida imediata dos rankings da DBRS. Agora diz-se que não é para já.

  2. Marco

    Ciclo vicioso … pois claro … a podridão política portuguesa activa é basicamente a mesma que nas últimas décadas tem assaltado o país … vejam-se os ministros que vão trocando “pastas” …

  3. Papaxuxas

    Acho que sei quem tu és.
    És o maluquinho que costuma andar pelo Rossio com um cartaz a anunciar que vem aí o fim do mundo e o diabo ao mesmo tempo. Tudo para o próximo fim de setembro passado.

  4. Boa piada JO, mas infelizmente estás enganado. O que eu sou é um dos poucos que restam neste país para te sustentar a ti e à restante escumalha parasita como tu.

    Toda a gente já percebeu que o teu QI anda ao nível dos números da temperatura ambiente, mas que raio, mesmo assim conseguias arranjar um trabalho um bocadinho mais digno do que andares a vomitar lixo esquerdalho em caixas de comentários e a seres gozado constantemente por isso…

    Porque é que não ganhas vergonha na cara e desopilas de volta para o esquerda.net de vez meu bandalho?

  5. JO : “A situação deve estar a melhorar. Por aqui previa-se há uns tempos a descida imediata dos rankings da DBRS. Agora diz-se que não é para já.”

    Eu não leio tudo, muito longe disso, mas nunca vi aqui ou algures alguém dizer que a DBRS iria descer “imediatamente” a nota da divida portuguesa.
    Tanto mais que o governo actual ainda anda a viver à conta daquilo que, por modesto que fosse, foi conseguido pelo governo anterior.
    E tanto mais que se sabe que, no dia em que tal acontecesse, Portugal estaria em sério risco de não poder continuar a beneficiar das medidas de compra de divida publica por parte do BCE.
    O que sempre ouvi dizer é que, a continuar a degradação da situação do pais em resultado da politica do governo da “geringonça”, até a DBRS poderia, mais cedo ou mais tarde, não ter outra hipótese que não seja a degradação da nota portuguesa.
    Sendo que o mais natural é começar por passar a perspectiva (“outlook”) de estável para negativa.
    As recentes apreciações da DBRS, em parte reportadas no poste em cima, são preocupantes a este respeito.
    A situação está visivelmente a piorar !!…

  6. Fernando S.
    É fácil: faça uma busca em DBRS,

    Se em novembro de 2015 o corte estava eminente e em outubro d e2016 continua eminente, se calhar as notícias não são para levar muito a sério.

    Olhe! Falamos sobre o assunto em dezembro de 2017, porque nessa altura o corte vai estar eminente (garantia dada por este blog).

  7. JO,
    Ninguém fala em corte “eminente” nem dá “garantias” quanto ao que se vai passar exactamente nos próximos tempos.
    Até porque o que se vai passar a seguir depende do contexto internacional e, sobretudo, daquilo que o governo português vier ou não a fazer no sentido de corrigir o que não está bem.
    Até agora penas se tem vindo a chamar a atenção para o facto indesmentivel da DBRS ter vindo progressivamente a fazer considerações cada vez mais desfavoráveis sobre a situação do nosso pais.
    É algo que deveria preocupar toda a gente, a começar pelo governo em funções e seus apoiantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.