Do amadorismo

O Primeiro-Ministro mostrou hoje vários gráficos, todos dignos de nota. No fundo é um compêndio do livro “How to Lie with Statistics”.

No primeiro, pega na variação absoluta do PIB, a preços constantes, e trunca o eixo dos yy para parecer que a coisa está fantástica. Crescemos tanto.

Cs-cNDVWgAAgb_P.jpg

Julgo que foram bastante humildes. Se aproximarem as colunas a coisa parece ainda mais favorável. Algo assim:

Cs-fMR4WEAAPBet.jpg

E, caso não chegue, afinem um pouco mais:

Cs-cNDVWgAAgb_P copy2.jpg

Uma tendência explosiva.

O segundo gráfico também é maravilhoso. Sugiro que coloquem no eixo dos YY uma precisão decimal de 5 casas, para reforçar ainda mais o efeito.

Cs-cNDYWEAAy7Vk.jpg

Enfim, a única nota positiva é que o PS coloca tanto rigor nos gráficos quanto coloca nas contas do Estado e nas finanças públicas. É coerente.

Advertisements

19 thoughts on “Do amadorismo

  1. JP-A

    Obviamente, a comunicação amestrada vai desfazê-lo em pedaços nos serviços noticiosos que se avizinham, não se esquecendo de mostrar a questão da alegada responsabilidade dos EUA no acesso às contas bancárias, à custa da qual a líder do CDS o tratou como mentiroso, muito merecidamente.

  2. JP-A

    Isto pode ser uma alteração política da maior relevância por parte do PSD:

    “esta parte da limpeza será mesmo o senhor que terá de a fazer”
    (Passos Coelho)

    Dá-me a impressão que ele vai ter mesmo de fugir 🙂

  3. Bernardo G

    Infelizmente, isto não me parece amadorismo. Chamar-lhe-ia profissionalismo político. Já me irritei várias vezes com discussões estúpidas no parlamento de “subiu vs desceu” à volta de variação homóloga/em cadeia. E com deputados a usarem o twitter para chamarem mentirosos ao seu opositor com base nisso. Triste.

  4. JP-A

    A questão hoje levantada por Passos Coelho sobre as transferências para as estradas chama-se “desorçamentação”. Como não tenho boa memória, alguém me pode fazer o favor de indicar qual foi a resposta de facto do PM 🙂

  5. Já sabemos qual é o resultado de uma governação baseada na aldrabice. A diferença, é que agora, dado o estado em que o país está, a queda vai ser bem mais rápida.

  6. O espinha de silicone tortura os números até dar o resultado que pretende. Peço desculpa pela má educação mas já não consigo ouvir este filho da puta.

  7. É o Costa com estes gráficos e o Paes Mamede a seleccionar a série temporal que lhe interessa em gráficos da dívida publica (ver FB do mesmo). Eu as vezes não sei se devo rir ou chorar.

  8. André Miguel

    Um ignorante fala para ignorantes. Costa Segundo é incompetência, ignorância e chico-espertice. Sabe o povo que tem, fala em conformidade.

  9. Anti-esquerdalhada

    Meus caros amigos, isto mais não é do que aquilo a que os anglosaxónicos se referem por “lies, damned lies and statistics”.

    Mas enfim, o que é facto é que as pessoas gostam, o que é que se pode fazer? Deixem-nas lá continuar a seguir o monhé, a filha do terrorista e outros geringonços que tais. No final vão ficar a chorar, mas olhem, elas é que criaram o problema portanto elas que se f****.

    Quanto a nós, o melhor é aproveitar enquanto é tempo e ir tratando dos nossos assuntos, entenda-se, pôr o dinheirinho a salvo nalgum sítio decente. Depois é só ficar a ver de fora o naufrágio do Costa Concordia. Há-de ser um espectáculo e pêras.

  10. Anticapitalista

    Assim vai a (miserável) digerida da direita!
    Maravilha!…
    Com o capitalismo em agonia, vão-se divertindo (e entretendo) com estes comentários de elevado recorte e os seus tão desejados quanto satisfeitos “GOSTO”!…
    Mas, como nas sondagens se vislumbra, por aqui alguns também vão desistido! Mas será por ressabiamento e azia excessivos, ou porque mudam.????
    Diz o POVO que “Só os burros é que não mudam”

  11. lucklucky

    “….o PIB estar a subir….”

    o PIB não está a subir, subtraia a nova dívida feita no mesmo período.

  12. @ANTICAPITALISTA

    Quais sondagens? As mesmas que davam maioria absoluta ao PS antes das ultimas eleições? Aquelas que 2 dias antes da ida às urnas davam um “empate técnico” entre o PS e a PaF?

    São essas empresas de sondagens que os esquerdalhas tentam usar como argumento, é isso?

    Os únicos que ainda ligam às empresas de sondagens neste país de merda são os esquerdalhos (e os merdia amestrados) que, coitados, são estúpidos demais para perceber que sondagens encomendadas não reflectem a realidade…

  13. AHAHAHA, que bem visto Mário. É por isso, tal como no tempo de Sócrates, as notícias são sempre boas mas os resultados desastrosos. Vai-se caminhando de boa em boa notícia até à derrocada final.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s