Orgulhosamente sós

No último ano, Portugal é o único país da Área do Euro que viu aumentar o nível das suas taxas de juro de longo prazo. Todos os outros estão sob o efeito anestésico do QE. Em Portugal, não chega. Seria preciso dose aumentada.

TJ10A

Faltam aos países do gráfico a Grécia e a Estónia. A Grécia porque foi o país que maior redução registou na taxa de juro a 10 anos (351 pontos base), de modo que incluí-la levantava problemas de escala na construção de um gráfico com um mínimo de leitura. A Estónia porque, segundo a fonte dos dados, o BCE, não tem títulos de dívida conformes à definição de «taxa de juro de longo prazo».

O gráfico supra, sendo muito interessante, esconde alguma informação, pois não nos mostra o que se passou dentro do intervalo entre junho de 2015 e junho de 2016. De modo que deve ser complementado com o seguinte.

Vidas

Uma vez mais, excluem-se neste caso 5 países, para não carregar demasiado o gráfico. Atrás já se evidenciou que o único onde as taxas de juro de longo prazo estão agora mais elevadas do que há um ano é Portugal. Agora interessa sobretudo ver que foi a partir de janeiro que nos separámos da Europa. Nem países como a Itália, que transpiram saúde financeira, ou a Espanha, que vai vivendo sem governo, nos acompanham.

Isto é absolutamente inédito. Nem em 2010/2011 foi assim. Vá-se lá saber porquê.

6 pensamentos sobre “Orgulhosamente sós

  1. Qual a razão para a descida das taxas da Grécia? É s um reflexo do elevadíssimo valor inicial, de não serem transacionadas ou de haver mudanças positivas nos seus fundamentals?

  2. A grande diferença a meu ver é a recusa de Portugal de participar da lei seca xiíta que os americanos vêm exportando–sobretudo depois de os confiscos proibicionistas do George Waffen Bush emborcarem a economia gringa. O State Department, segundo os vazamentos, se empenhou para que os países da Europa confiscassem com mais afã o dinheiro alheio sob pretexto de prevenir o “branqueamento.” Os confiscos proibicionistas transformam os bancos em armadilhas. Portugal, mediante a descriminalização de algumas substâncias, quiçá debelou essa armadilha. Essa explicação funciona?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.