Pedro Passos Coelho (2011): «Angola, mas não só Angola, o Brasil também, tem uma grande necessidade ao nível do ensino básico e do ensino secundário de mão de obra qualificada e de professores. Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm nesta altura ocupação e o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos. Nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou querendo-se manter, sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado de língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa.»
***
António Costa (2016): «É também uma oportunidade de trabalho para muitos professores de português que, por via das alterações demográficas, hoje não têm trabalho em Portugal e que podem encontrar aqui»
***
Um foi mais palavroso, o outro mais sintético, mas a mensagem é exactamente a mesma — as comunidades lusófonas poderão ser um destino interessante para quem não conseguir encontrar trabalho em Portugal.
Curiosamente, ambos negaram que fosse um apêlo à emigração. Como é óbvio, não foi. Excepto, obviamente, para quem já tem o significado atribuído às palavras antes mesmo de as ler.
Depois do PS ter atacado e deturpado as declarações de Pedro Passos Coelho, insistindo que era uma apêlo à emigração, não deixa de ser irónico que esteja agora a provar do mesmo suco detox. Lá diz o povo na sua sabença: karma is a bitch.
Este fim de semana já vi o responsável máximo do meu país a colocar uns óculos catitas, no meio duma multidão, desrespeitando todo o sentido de estado e ignorando a responsabilidade do cargo. Agora constato que o responsável pela gestão do meu país faz uso de expressões baratuchas e ordinárias para justificar o injustificável. Apenas um pequeno aparte meu senhores governantes: quando eu quiser ir ao circo; compro o bilhete!
Mas que é isto?! Que merda de tweet é este a gozar com a malta??? Já chegámos a este nível?! Mas que povo é este que atura um idiota deste calibre?!
Palavra ouvida palavra repetida
Agora bem podes tuitar…