O teu dinheiro é nosso

Através do Jornal de Negócios chega a notícia de mais um passo no caminho da servidão: «Os socialistas avançaram com um projecto de Lei onde proíbem toda e qualquer transacção em dinheiro vivo sempre que o seu valor exceda os 3.000 euros.» Segundo o jornal, o incumprimento da proibição acarreta «uma multa correspondente a 25% do valor pago em dinheiro. Caso haja fuga ao Fisco, a multa cresce mais 5%.» Por fim, a medida visa «reagir ao escândalo dos Panamá Papers.»

O valor punitivo da multa e o impacto relativamente inócuo da majoração em caso de evasão fiscal mostram que apesar da retórica fiscalista o objectivo da medida é verdadeiramente outro. A medida visa essencialmente obrigar o dinheiro a estar no circuito bancário. Se nos lembrarmos das ideias que foram veiculadas num passado recente sobre a dificuldade de impôr taxas de juro negativas, por um lado, ou da necessidade de financiar o estado e os bancos por via de taxas extraordinárias sobre os depósitos bancários, por outro, a “coisa” ganha outra inteligibilidade.

A menção aos Panama Papers é hilariante. Como é que os donos das contas off-shore trarão o dinheiro das Caraíbas para efectuar pagamentos em numerário em Portugal? Na mala? E se em vez de “euros” forem “fotocópias”? Ou “daquilo que eu gosto muito”? Ou “robalos”? Também há multa?

8 pensamentos sobre “O teu dinheiro é nosso

  1. Jose

    Em Espanha já se faz isso há algum tempo, é como diz o título, o nosso dinheiro não é nosso, é deles, somente nos deixam brincar um pouco com ele.

  2. JP-A

    E se por exemplo se tratarem de “fotocópias”, ou “garrafas” dentro de envelopes destinadas a Paris? Já se assume a natureza criminosa do ato? Então e a tal “presunção de inocência”? E a constituição? Já estou mesmo a ver: aquilo de Paris não era uma transação 🙂

  3. Aladdin Sane

    Tenho dito a alguns colegas brasileiros que estamos a ficar parecidos não tanto com eles mas com a Venezuela, só que não esperava tanto.

  4. André Miguel

    Panamá papers?! Fosga-se já gozam connosco à descarada! Puta que os pariu a todos! Querem ver que é o zé povinho que anda com malas de euros ou dólares ou o raio que os parta a caminho das offshores??? Mas então um gajo já não é livre de usar o que é SEU como bem entende? John Galt é que tinha razão…

  5. lucklucky

    Totalitarismo Marxista avança.

    Qual foi a posição do CDS e PSD sobre a matéria?

    Pois…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.