Confesse, Isabel: o seu problema são os traumas com o catolicismo

Eu nunca poria os meus filhos num colégio da Opus Dei, e sempre me apresentaram o Deus misericordioso, que toma conta de mim mesmo (ou sobretudo) no meio dos turbilhões e que nunca desiste de mim – e que até se diverte com esta minha maneira heterodoxa de me relacionar com ele. Mas eu não sou (nem quero ser) exemplo para ninguém, nem pretendo impor os meus pontos de vista sobre a fé.

Isto a propósito da nova fatwa da fanática Isabel Moreira contra a suposta falta de laicidade de Assunção Cristas, que infelizmente julga todos pela bitola do seu fanatismo. Isabel Moreira nunca superou os traumas de infância no colégio Mira Rio. Não tenho nada a ver com isso. O que não aceito é que apoie políticas – como o fim dos contratos de associação – e profira insanidades no parlamento na tentativa de exorcizar os seus traumas. Há toda uma gama de alternativas terapêuticas mais salutares para a vida em sociedade, desde psicofármacos a velas de aromaterapia, dependendo do tamanho do dano sofrido.

26 pensamentos sobre “Confesse, Isabel: o seu problema são os traumas com o catolicismo

  1. o paizinho viveu em Madrid nos anos 50 com a Margot
    que suponho o levou para a Universidade do Salvador

    casa de pais escola de filhas

  2. Dário

    ‘Tadinha da desgraçadinha! Ficou tãããooooooooo traumatizada com as torturas que lhe infligiram…

  3. André Miguel

    O problema não são os traumas, mas a falta de estrutura psicológica para ultrapassar e aprender vivências de modo a que não se tornem traumas.

  4. jo

    O problema com os contratos de associação é o carcanhol que está a ser pago indevidamente aos donos de alguns colégios que conseguiram controlar o sistema.

    Mas a nossa direita, quando o dinheiro é para amigos, gosta de desconversar.

  5. Ramires

    A moreira a tentar recuperar o reles palco mediático que as reles esganiçadas lhe roubaram…
    Tal como ao erro biológico da gomes…

  6. Olha o JO voltou, há muito tempo que não te via por aqui a debitar o vómito que tu chamas de “opinião pessoal”.

    Ò JO esses donos de colégios prestam um serviço público muito melhor que os parasitas dos funcionários públicos e ainda têm a virtude de sair mais barato aos contribuintes.

    Por isso, porque é que não pegas nesse monte de merda a que chamas cérebro e desapareces para o buraco infecto de onde vieste?

  7. maria

    Quando se põe uma tatuagem num braço a data dos casamentos de parelhas e se diz que é o melhor dia da sua vida, só pode ter uma cabeça muito fraca e nada dá ao Zé povinho de útil.

  8. O Estado é a forma suprema de organização política, económica e social da nação.
    Só o Estado protege o cidadão da voracidade dos seus predadores; os outros cidadãos.
    Por isso pertence ao Estado o dever de organizar as atividades económicas e sociais que, sendo privadas podem oprimir aqueles cidadãos que são fracos demais para delas se defenderem (segurança (leis e forças armadas), saúde, educação, abastecimento de água, saneamento básico, fornecimento de energia).
    Mas há sempre alguém que vive de subtrair aos fracos o pouco que eles têm. Esses alguém assaltam o aparelho de Estado para fazerem leis que tudo privatizem, por forma a que todo o Rendimento Nacional vá parar às mãos de privados. Para que o Estado fique sem força para exercer sua missão mais nobre: defender os fracos da voracidade dos fortes.
    Tudo o resto é conversa fiada…

  9. “Para que o Estado fique sem força para exercer sua missão mais nobre: defender os fracos da voracidade dos fortes.”

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Mas que enorme quantidade de estupidez. Os meus parabéns, quem escreve dessa maneira é porque não sabe mesmo fazer mais nada na vida.

    O estado Português serve para roubar recursos a quem trabalha e para os “distribuir” por um conjunto enorme de parasitas entre os quais se insere o MANOLOCEREBRODEMERDIA.

    Tudo o resto é conversa fiada…

  10. tina

    “Só o Estado protege o cidadão da voracidade dos seus predadores; os outros cidadãos.”

    AHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    O Estado está aqui para se tomar conta a si próprio. Funcionários públicos em primeiro lugar, os fracos em último lugar.

    ASSIM SE EXPLICA QUE HAJA REFORMADOS DA FUNÇÃO PÚBLICA COM 3000 EUROS DE REFORMA E HAJA PENSIONISTAS COM 300.

    O dinheiro dos impostos não sobra para os pobres, fica todo na algibeira dos funcionários públicos.

  11. tina

    Aposto que isso do colégio é mais uma mentira da horrorosa Moreira. Aquando da manifestação contra a queda do governo, ela escolheu passar mesmo no meio para provocar e sentiu-se humilhada com os assobios que levou. Depois veio dizer que tinha sido agredida!…. MENTIROSA, FEIOSA, HORROROSA, é o problema dela!..

  12. o estado paizinho acabou em estado ladrão
    a disfunção púbica serve para comer + de 50% das contribuições dos privados
    cada nativo deve 75 mil€

  13. A dirigente do CDS é professora, tem marido, tem filhos, tem família … é a garantia da continuação da sociedade.

    A Isabel Moreira é um beco sem saída, é o fim do caminho .. não tem futuro. A frustração vem frequentemente à tona nestes casos.

  14. rui a.

    Não consegui conter as lágrimas, de tristeza, na primeira parte do texto, com a descrição dos horrores vividos na escola privada, e de alegria, com a segunda parte do texto e a felicidade encontrada na escola pública. Como disse o Senhor Deputado João Galamba, nos comentários do post, «Isabel, este texto está maravilhoso». É isso: maravilhoso texto. Vou ficar emocionado para quinze dias.

  15. O problema de muitos esquerdistas portugueses é nunca terem ultrapassado a adolescência. Nunca fizeram o luto da juventude. Muitos dos que estão agora acima dos 40 anos cresceram em famílias muito conservadoras de classe média-alta ou alta do Estado Novo. Famílias muito tradicionais onde certas liberdades eram muito escassas e tardias. Surgiu a revolta contra os pais típica dos adolescentes mas não se reconciliaram com a família e o passado ultrapassada esta fase. Tenho um caso destes da família. Mãe e avó católica, família conservadora, criada em colégio católico, sem liberdade para sair à noite, ter namorado ou ter amigas na adolescência revoltou-se. É hoje do BE e hippie. Nunca ultrapassou a adolescência e ainda hoje ataca a mãe com essa falta de liberdade nessa fase da vida.

  16. «A Isabel Moreira é um beco sem saída, é o fim do caminho .. não tem futuro. A frustração vem frequentemente à tona nestes casos.»

    No fundo acho que Isabel Moreira deve ser uma pessoa infeliz. Aquela defesa acérrima dos homossexuais e das lésbicas que ela faz quando nem sequer é lésbica diz muito sobre o que vai naquela cabeça. Os revoltados contra a família ou a sociedade costumam adoptar comportamentos que choquem ou ideologias contrários à maioria. O objectivo é criar choque e destruir. E atenção, sou muito liberal nestas coisas da sexualidade mas Isabel Moreira passa para um extremo radical onde tudo o que se diz ou faz ou crítica é homofobia, misoginia, etc.

  17. Maria João Marques

    Rui, eu de facto ponderei seriamente colocar o texto ou não, porque é de molde a provocar também um ligeiro trauma nos leitores, ao perceberem que têm uma deputada com tamanho trauma infantil. Ou, em alternativa, não conseguirem conter as gargalhadas no trabalho durante as próximas duas semanas, e terminarem com um processo disciplinar.

  18. Maria João Marques

    Lew Perry, o ter sido bloqueado por mim no twitter também o traumatizou um bocadinho, foi? Não tem mais que fazer que comentar posts de quem o bloqueou? Da próxima comente com um nadinha, pelo menos, de inteligência, porque 1) não conheço profundamente a realidade Isabel Moreira, de facto, nem é necessário para o que escrevi; 2) conheço com grande profundidade a minha fé a como quero educar os meus filhos. Boa sorte para a próxima.

  19. rui a.

    Maria João,

    Pior que o texto é a série de comentários foleiríssimos que por lá estão, alguns de ilustres personagens do regime. Um regalo, a lembrar as velhas fotonovelas das sopeiras do antigamente.

  20. Dário

    Foi a “Manhã Submersa” da Isabel Moreira. Bem me parecia que ela tinha saído de algum romance neorrealista…

  21. Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
    Onde houver ódio, que eu leve o amor
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
    Onde houver a discórdia, que eu leve a união
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé
    Onde houver erro, que eu leve a verdade
    Onde houver desespero que eu leve a esperança
    Onde houver a tristeza, que eu leve alegria
    Onde houver trevas, que eu leve a luz

    Ó mestre, fazei-me que eu procure mais, consolar que ser consolado
    Compreender que ser compreendido
    Amar, que ser amado

    As palavras que a Dra. Isabel Moreira dirigiu à Prof.ª A. Cristas são feias. São inadmissíveis. Mas gozar com uma situação que diz respeito a algo muito delicado da criança que foi, na sua plena inocência, a Dra. Isabel Moreira, é algo ainda mais inadmissível. Estamos a falar de coisas muito delicadas numa idade que merece o maior respeito, carinho, e atenção por parte dos adultos. Sendo que há crianças muito mais sensíveis a umas coisas do que outras – e cada criança é um ser único e irrepetível. Foi o que aprendi no Colégio Nossa Senhora da Graça, em V. N. Milfontes. E que tenho por correcto e que nunca esqueci.

    Desculpem mas o que alguns de vós fizeram não se faz – e não pode ser justificado com a primeira ofensa lançada pela Dra. I. Moreira.

    Picardia, discurso taco-a-taco, dureza, por vezes; às vezes fazer troça do “disparate”dito pelo outro – ainda vá.

    Agora pegar na descrição de uma situação dolorosa vivida na infância/puberdade? Queriam o quê, que ela estivesse calada e que tivesse de guardar aquilo só para ela para o resto da vida? Sob pena de, dirigindo-se urbi et orbi, cair nas malhas da má educação alheia?

    Senhoras e Senhores comentadores:
    Já não há o mínimo de respeito?!

    Tivestes uma boa infância com bons professores e bons pais? Ainda bem. Muitos não a tiveram. A maior parte das pessoas neste planeta não a têm.

    Eu não gosto de muitas das posições da Dra. I. Moreira, não votaria nela como deputada, e causa-me asco que a Sra. Deputada nunca tenha dito uma palavra (que eu saiba…) sobre a consagração, pelo partido em que se integra como deputada, do infame “crime continuado” (contra o qual dediquei um blog, o aberracaojuridica)

    Mas não é isso que está aqui em causa.

    Maria João Marques: de uma pessoa educada no São João de Brito não esperava essa sua impulsividade e frieza. Escreveu: «Isabel Moreira nunca superou os traumas de infância no colégio Mira Rio. Não tenho nada a ver com isso.» Têm, Maria João Marques. Tem. Com os traumas de infância de quem quer que seja, todos nós temos algo que ver. Ou é a nossa humanidade que diminui.

    Isabel, lamento muito o sofrimento por que passou em menina. Se eu puder fazer alguma coisa por alguém que se encontre em sofrimento, é só dizer.

    Gabriel Órfão Gonçalves
    gabriel.orfao.goncalves@gmail.com

  22. Dervich

    “debitar o vómito que tu chamas de “opinião pessoal”

    “Por isso, porque é que não pegas nesse monte de merda a que chamas cérebro e desapareces para o buraco infecto de onde vieste?”

    “MANOLOCEREBRODEMERDIA”

    Mas que bem, em tempos dizia-se neste blog que não se toleravam insultos, mas claro, é só às vezes…

    Por outro lado, o papaxuxas não deve ter tido uma educação muito católica…ou então até teve, sei lá…

  23. Renato Souza

    Gabriel

    Quando a pessoa expõe sua loucura em privado, é necessária a ajuda discreta. Quando a expõe em público, e a torna o cerne de sua ação política, é necessário que se exponham as raízes, para que os tolos não achem que se trata de uma visão política realista, mas entendam que é apenas fruto de uma mente mal resolvida, e sentimentos de destruição. Teria sido bom para a humanidade se Hitler, Lênin, Stalin, Pol Pot, Chaves, Castro e Mao tivessem tido suas almas expostas até desmontarem em frente ao público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.