Banif. Bruxelas estava disposta a esperar por 2016 e responsabiliza Portugal

Na TSF

A Comissão Europeia descarta qualquer responsabilidade na resolução e venda do Banif, remetendo o ónus da decisão para as autoridades portuguesas.

“Competia às autoridades portuguesas determinar a estratégia de resolução para o Banif. O papel da Comissão não consiste em determinar a estratégia de resolução, mas sim em assegurar que todas as medidas estão em conformidade com as regras da UE, incluindo as regras relativas aos auxílios estatais”, lê-se, por mais do que uma vez, no documento.(…)

A Comissão assegura ainda que não pressionou Portugal para encontrar uma solução para o Banif até ao final de 2015.

Na resposta à pergunta “A alienação do Banif era apenas viável num cenário de resolução?”, Bruxelas escreve que “no passado salientou repetidamente a necessidade de desenvolver uma solução global para o Banif e empenhou-se num diálogo construtivo com Portugal para encontrar soluções compatíveis com as regras dos auxílios estatais”.

A Comissão acrescenta que “estava disposta a continuar em 2016 qualquer novo plano de reestruturação que eventualmente lhe tivesse sido apresentado por Portugal para assegurar o regresso do Banif à viabilidade”.

18 pensamentos sobre “Banif. Bruxelas estava disposta a esperar por 2016 e responsabiliza Portugal

  1. Luís Lavoura

    O governo sempre disse que, se resolveu o BANIF naquela altura, foi porque não queria que ele fosse resolvido em 2016 de acordo com as novas regras europeias.
    Portanto, não há (pelo menos neste ponto) contradição entre aquilo que a Comissão Europeia diz e aquilo que o governo diz. A Comissão poderia ter esperado por 2016 mas o governo é que não o desejou fazer.

  2. O governo PSD/CDS é com certeza reponsável por não ter resolvido a questão no seu mandato. O que é terrível para os preferiam não ter esse problema para resolver e/ou consideram essencial que fosse resolvido em 2015, com as regras de 2015.

    Talvez, pasme-se, o governo anterior acreditasse mesmo que era melhor não enterrar mais dinheiro no BANIF.

  3. Luís Lavoura

    Nuno

    Talvez o governo anterior acreditasse mesmo que era melhor não enterrar mais dinheiro no BANIF.

    Pois, mas o problema era que grande parte do dinheiro dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira estava guardado no BANIF. Se não se enterrasse mais dinheiro no BANIF e ele estourasse, os contribuintes perderiam dinheiro na mesma.

    Pelo menos foi essa a argumentação do governo para ter agido como agiu.

  4. JP-A

    A TVI podia aproveitar o dia de hoje na bolsa e liquidar mais um banco no Domingo à noite 🙂

  5. JP-A

    “O governo PSD/CDS é com certeza reponsável por não ter resolvido a questão no seu mandato.”

    Não esquecer que antes as medidas tomadas no fim do mandato eram inadmissíveis e até criminosas (excepto o Freeport). Se a memória não me falha, houve até uma série de partidos que em 2015 diziam que no último ano já não havia legitimidade para um governo resultante de vitória com maioria absoluta obtida nas urnas tomar grandes medidas.
    🙂

  6. Acredito Lavoura. Mas quanto perdia o estado nesse cenário? Já viu isso ser discutido?

    Deixar falir um banco levanta enormes problemas. Entre outros que me preocupam mais do que esse está o caso das empresas que facilmente ultrapassam os €100k no banco no momento de pagar os salários.

    Mas não podemos andar permanentemente a queixar-nos dos milhões enterrados na banca, etc e depois sempre que há um problema por-mos os contribuintes a pagar a festa, no questions asked. O fundo de garantia de depósitos serve para quê, exactamente?

    Se esta foi a melhor solução, deve ser possível explicar porquê com contas. Quanto teria de gastar o FGD se o banco falisse, que instituições públicas teriam dificuldades, quantas empresas teriam problemas de tesouraria, etc. Se isso fosse feito, e se se percebesse que esta era a solução mais barata para o contribuinte, talvez o contribuinte aceitasse melhor a sua contribuição.

    Mas como a única coisa que interessa é culpar uns e outros de não terem encontrado uma solução mágica, temos isto.

  7. Porque será que aparece sempre gente que não conhecendo minimamente o imbróglio do BANIF, se permite emitir opiniões sobre o caso na praça pública, atribuindo responsabilidades a este e àquele? Gente que não conhece os meandros do caso, nem têm condições para vir a entender o que verdadeiramente se passou, mas que, mesmo assim, não consegue estar calada.
    Bom seria que tivessem, na família ou entre os amigos, uma alma caridosa que os chamassem à realidade.
    Um bocadinho de modéstia, precisa-se..

  8. E acrescento, porque raio há-de estar o dinheiro dos Governos Regionais depositado numa instituição de crédito privada? Essas entidades não têm conta no IGCP?

  9. O Costa queria era passar os 3% de Deficit, para por as culpas no governo anterior, senão rebentava nas mãos dele.

    Se isso aconteceu, é crime, e há duvidas, por exemplo, digam-me os nomes dos 2 novos Administradores do Santander Portugal.

  10. Revoltado

    os nomes não sei mas que são membros do PS, isso é público. como se costuma dizer: “uma mão lava a outra e as duas juntas vão ao bolso dos portugueses”

  11. Qual foi a pressa do apressado Costa? Comissão de inquérito com ele já. Sem prejuízo de procedimentos que possam ter lugar no foro criminal. Agora ou nunca.

  12. Fernando Personne, obrigado.
    Depois de lido: Estalam broncas no pardieiro. Qual foi a pressa do apressado Costa no banifado? Comissão de inquérito com ele já. Sem prejuízo de procedimentos que possam ter lugar no foro criminal. Agora ou nunca. Que porra é esta, quando o cheiro a esturro alastra não se adia o combate ás chamas! Tudo a arder só pode interessar a pirómanos ou a negociantes de escombros.

  13. Fernand Personne

    “Comissão de inquérito com ele já. Sem prejuízo de procedimentos que possam ter lugar no foro criminal. Agora ou nunca.”

    Vai ser nunca. Apesar de concordar consigo, isto está de tal modo tomado que não se fará nada de nada; tudo passa, tudo passará. Olhe se o 44 está preso…

    Você tem razão mas isto só vai lá à bruta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.